quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

NÃO EXISTE SÓ AMOR EM SÃO PAULO

Fala a verdade: você conhece alguém que realmente ame São Paulo? Tirando os atores que aparecem em comerciais celebrando o aniversário da cidade e o Dráuzio Varella, que se derreteu todo em sua coluna de hoje na Folha, eu não conheço ninguém. Claro, tem gente que gosta porque aqui estão os familiares, os amigos, as lembranças da infância. Mas São Paulo está longe de ser um objeto do desejo: ninguém sonha em se mudar para cá, como se sonha com Paris ou Nova York. Claro que a capital paulista oferece mais vantagens e comodidades do que qualquer cidade brasileira. A cena cultural e gastronômica é colossal, e não há melhor lugar para se fazer dinheiro. Só que a metrópole cresceu rápido demais, e só agora começa a desenvolver uma personalidade própria. Enquanto o Rio tem dois cartões-postais conhecidos em qualquer lugar do mundo, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, SP não tem nenhum. Ultimamente percebo esforços para tornar a Ponde Estaiada ou o Museu do Ipiranga em símbolos paulistanos, mas nenhum de fato "pegou" ainda. E o que dizer do cancioneiro inspirado por São Paulo? Enquanto o Rio tem inúmeras músicas louvando suas belezas e seu estilo de vida, São Paulo tem sua mais completa tradução em "Sampa", composta por um baiano que morou pouco tempo aqui. Sem dizer o quanto a cidade é suja, violenta, mal-cuidada, caótica. Ainda não cheguei ao ponto de querer fugir daqui para sempre, mas este dia chegará. Se bem que, não enquanto houver Mostra de Cinema.

46 comentários:

  1. Pois não há lugar melhor que BH!

    ResponderExcluir
  2. O Mio Babbino Caro
    É lógico que se conhece alguém que realmente ame São Paulo. Que pergunta mais estapafúrdia. Mesmo porque o amor...nem razão, já se sabe, precisa e esse critério comparativo não faz sentido. Um amor o amor não se mede por aí. Eu por exemplo amo infinitamente as luzes cintilante das silenciosas madrugadas da imensa São Paulo. Não há o que toca mais meu coração e paradoxalmente a São Paulo, não tem preço.
    Sua pegada Gotham City, saindo de um túnel urbano e a humanidade das quebradas na periferia que "os inocentes dos Jardins" em seus egoístas apartamentos fechados, não conhecem e jamais sentirão.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo gostar de SP. Tenho prazo de validade. Chego em SP para trabalhar pontualmente e mal chego já fico doido para voltar pra casa. E se for pra citar um cartão postal, diria que é a Avenida Paulista aos domingos, não por ser bela, mas pela beleza da gente que anda ali.

    ResponderExcluir
  4. "Sem dizer o quanto a cidade é suja, violenta, mal-cuidada, caótica." Mas ae todas as capitais brasileiras são, inclusive o Rio.
    Se vc não falasse tanto do seu cotidiano em SP, eu diria que vc realmente é do Rio, seu humor meio sacaninha, seu jeito zero provinciano, parece com os charmosos cariocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu texto é muito melhor que o do Tony.Abs.

      Excluir
    2. Compra um barracão e vai morar com ele.

      Excluir
    3. 11:44-A única coisa que se salva no RJ hoje em
      dia,Tony é que lá não tem nenhuma rádio que
      toque música sertanoja.

      Excluir
    4. Curitiba, Florianopolis sao capitais limpas e organizadas, o que é ruim e sao os habitantes.

      Excluir
    5. 19:43-O que tem de gente destas 2 cidades aí
      que vem pra SP pra ver teatro,festivais de
      música,Fórmula 1 e a Mostra Internacional de
      Cinema não está em nenhum gibi,com certeza.

      Excluir
    6. 19:43 Frase ESTÚPIDA e IMBECIL. Se Curitiba e Florianópolis, como vc mesmo reconhece, são cidades LIMPAS, é porque os habitantes são civilizados e LIMPOS e mantém suas cidades LIMPAS. Aí vc completa o seu raciocínio ESTÚPIDO e CONTRADITÓRIO: "o que é ruim são os habitantes". Vá pra PUTA QUE TE PARIU, seu XENÓFOBO de BOSTA !

      Excluir
    7. São civilizados e votam no bolsonazi ?

      Excluir
    8. Benny,o 01:45 é bolsonazi,estúpido e imbecil.

      Excluir
  5. Não cospe no prato em que tu comes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura dor de cotovelo da parte dele.....o Hell de Janeiro
      hoje é mais conhecido por ser a terra dos evanjegues,
      das milícias,onde o bozismo nasceu e cresceu e do
      BBB(Big Baixaria Brasil).SP tem a maior Parada Gay
      do Brasil e uma das maiores do mundo.

      Excluir
  6. O MASP é muito mais o cartão postal de São Paulo que os que vc citou :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia,virou modinha falar mal de SP.

      Excluir
    2. Falar a verdade é falar mal? Sao paulo é uma merda de qualidade de vida, tem que ser muito rico e trabalhar perto de casa, do contrario vc esta apenas em uma capital suja e violenta .
      obs. o que salva sao os gays ( muito gay lindo)

      Excluir
    3. 19:46-Hoje em dia,virou modinha falar mal de SP.
      E isso é uma merda,literalmente.

      Excluir
    4. 19:46-Esse é um caso da modinha de falar mal de
      SP e,pior ainda,escrever um monte de erros de
      português.Tem até gente que discordo das opiniões
      aqui-mas escreve português corretamente.PUTZ!!!!!!

      Excluir
  7. Eu já amei esta cidade nos anos 70, 80 e 90. A melhor pizza do mundo, os melhores restaurantes, cinema, música, teatro, futebol. As exposições e eventos. As feiras livres, o pastel da feira. Só que vc escreveu uma BOBAGEM INOMINÁVEL: "a cidade cresceu rápido demais, e só agora começa a desenvolver uma personalidade própria". Pelo amor de Deus, Tony, é o contrário: a cidade, agora sim, PERDEU COMPLETAMENTE a sua PERSONALIDADE, virou uma INVASÃO BARBÁRICA, gente de todos os cantos, sem RAÍZES, sem CULTURA, IGNORANTES, sem NADA. São Paulo nasceu em 1922 com a Semana de Arte Moderna. A PERSONALIDADE de São Paulo está no seu sotaque paulistano, mistura de português, espanhol e italiano. ADONIRAM BARBOSA é o SIMBOLO do paulistano autêntico, do BRAS, da MOOCA, do BIXIGA. Nossa CULTURA paulistana foi DESTRUÍDA por esses invasores barbáricos, igualzinho a ROMA ! Se há uma coisa que São Paulo NÃO TEM HOJE, e NUNCA mais terá é PERSONALIDADE ! Isso aqui virou O LIXO do LIXO. Eu não sei de onde vc tirou essa ideia ABSURDA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS DO CÉU.QUANTA BESTEIRA JUNTA NUM
      TEXTÃO DE FACEBOOK.VADE RETRO!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. 12:56 Gente que escreve tudo em CAIXA ALTA tem sérios problemas psiquiátricos. Geralmente é complexo de inferioridade ou gente FRACASSADA na vida mesmo. Procure um bom profissional de saúde mental, embora eu desconfie que o seu caso já seja de INTERNAÇÃO mesmo.

      Excluir
    3. 20:41-Adoniran não nasceu em SP,nasceu perto de
      Campinas.E que invasão este sujeito está falando?
      Dos nordestinos e dos negros?E O TONY ESTÁ
      CERTÍSSIMO COMO SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. 16:26-ENTÃO,VOCÊ TEM,COM CERTEZA,SEU
      HIPÓCRITA-QUE ESCREVE QUASE TUDO EM
      CAIXA ALTA.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Não é a cidade mais confortável mas em Paris ou ny vc pode dirigir algumas horas e estar em lugares como Ilhabela Ubatuba São Sebastião Campos São Francisco Xavier ufa! O Brasil é um lugar foda agora sp sempre foi mal administrada por gente burra que pensa pequeno

    ResponderExcluir
  9. Cuspindo em prato que comeu. Reação típica de carioca mesmo, que acha que todo o mundo conhece o RJ… kkkkkkkkkk!!! É muita pretenção viu!!

    ResponderExcluir
  10. É preciso ser atento e forte para se morar em São Paulo….

    ResponderExcluir
  11. Absolutamente todo mundo do interior quer ir pra capital... Agora quem quer MORAR no Rio? Cidade dominada por milícia e violência. Não q SP não tenha (nada é perfeito), mas o nível do Rio é outro, só maluco quer MORAR no Rio. Rio é igual amante, igual puta barata, só serve pra passeio. No fim do dia, todo mundo volta pra casa, todo mundo quer uma vida que só SP proporciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu moraria no rio num ape em frente a praia com ctz! adoro o Rio mas e uma outra vitima da elite do atraso, uma cidade estonteante talvez a mais linda do mundo sucateada por uma elite que cagou pro pais vamos pras praias feias de Miami gente brega.

      Excluir
    2. lembro da primeira vez que fui pro Rio, estava com tanto medo de ser assaltada porque só isso a rede bobo falava (anos 90) tipo como o Brizola disse em um livro os Marinho agentes da CIA e inimigos do Brazil sempre achincalharam o país, contribuem pra queimar nossa reputação em Paris sobrevivi atentado terrorista no Rio nunca aconteceu NADA em SP só roubaram minha bolsa uma vez, em Londres fui roubada diversas vezes. A midia faz parecer pior do que é, claro que conhecemos os problemas do Rio mas focar no que existe de ruim só contribui para a cidade ficar pior para ninguém querer ir pra lá.

      Excluir
    3. 11:08-Assino embaixo,com certeza.

      Excluir
    4. Concordo, a ELITE destruiu o Rio de Janeiro. Sabe como ? Fumando MACONHA e CHEIRANDO PÓ. Simples, assim.

      Excluir
  12. Tony, é tudo tão simples, arruma tua mala e volta pro Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo , a bicha ta rica, daqui apouco ela aposenta e vai morar na praia.

      Excluir
    2. Sao paulo e rio tem pessima qualidade de vida! vem morar em floripa para vcs sentirem o que é um lugar civilizado.

      Excluir
    3. 19:50-Em 22 o Lula venceu em SP e o Palhaço
      venceu em Floripa.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Civilizados? Florianópolis é a capital bolsonazista brasileira

      Excluir
    5. 19:50 Se os comediantes daí tiverem outras piadas tão boas quanto essa me avise que mudo amanhã.
      G-

      Excluir
    6. 19:40 Toda vez que vejo alusão à conta bancária de alguém...fico imaginando as possíveis realidades.
      G-

      Excluir
    7. 19:50-Aprenda a escrever direito primeiro pra falar
      em lugarzinho pra passar tédio.kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  13. Eu acho que a questão é pensar muito em Paris, Londres, NY e menos em Kuala Lumpur, Bangkok, Santiago, Mumbai...
    Temos que olhar para cidades vizinhas para pensar em soluções ou para aquelas distantes que acharam saídas a despeito do estágio de desenvolvimento em que se encontram.

    Como disse anteriormente neste blog, SP tem o problema de não ser uma cidade andável de forma agradávele exceto nas grandes avenidas. Isso advém em parte da falta de recuo com cessão obrigatória da parte recuada à via pública, duplicando ou triplicando o tamanho da calçada original. Mesmo que não seja essa a solução, que ao menos o aterramento de fios ocorra como contraprestação pela construção de edifícios altos e caros. A sociedade precisa ganhar.

    Um beijo!

    ResponderExcluir