quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

ZONA SEM INTERESSE

Eu realmente achei que "Retratos Fantasmas" tinha alguma chance no Oscar. Kleber Mendonça Filho já é um diretor respeitado internacionalmente, e o assunto principal de seu filme - os antigos cinemas do Recife - deveria comover os velhinhos da Academia. Mas "Retratos" acabou de fora tanto da shortlist de melhor documentário quanto da de filme internacional. Nesta última, os suspeitos de sempre, com forte viés europeu. Só a Escandinávia emplacou três títulos. África e América Latina, só um cada, e a Ásia, dois - um deles, do Butão, pelo jeito o novo país queridinho dos acadêmicos. A única supresa foi a inclusão da Armênia com "Amerikatsi", um longa pouco badalado e que não estava em nenhuma previsão dos epsecialistas. Com todo o respeito ao Kléber, acho que cometemos um erro histórico. "Pedágio", premiado em vários festivais, seria um candidato mais forte. Mas tudo bem, nem vale a pena reclamar. Todo mundo já sabe que o instigante "Zona de Interesse", produção britânica falada em alemão, já tem essa no papo.

10 comentários:

  1. Fora que as pessoas acordaram para esses premios e hoje em dia a maioria esta se lixando, pq a tanta politica e manipulacao, vide brounkback mountain e fernanda montenegro nao ter ganhado o Oscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filme de cowboy gay é ficção-
      literalmente falando.......rs.

      Excluir
  2. Monster do Japão é um belo filme. Achei até curioso você não ter comentado nada aqui no blog.

    ResponderExcluir
  3. Oscar de filme em língua estrangeira, tirante as 14 estatuetas que o cinema italiano já faturou, as 12 que o cinema francês já levou, as 4 que Espanha e Japão (dá-lhe Akira Kurosawa) já ganharam cada um, o resto entra na categoria de CINEMA FOLCLÓRICO ou BIZARRO, se preferirem. Nem sequer são exibidos em circuito comercial nos Estados Unidos, mas em uma salinha descolada em Los Angeles e outra em Nova Iorque, só para iniciados e entendidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá-lhe Akira,o kacete.Quem gosta dos filmes
      dele frequenta salinha de cinema descolada,só
      pra iniciados e entendidos.kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Se vc, anônimo 15:33, não assistiu à obra-prima DERSU UZALA, então vc nem sabe o que é CINEMA. Aliás, passou pela vida e não viveu. Sua vida é uma vidinha medíocre e de SOMBRAS !

      Excluir
    3. 03:07-OLHA SÓ:UM REAÇA ME MANDANDO VER
      UM FILME CHATO DA DITADURA SOVIÉTICA.
      DEPOIS DISSO,NÃO VOU VER,MESMO.KKKKKKKKK

      Excluir
    4. 03:07-É um daqueles filmes que entra na categoria
      de cinema folclórico-é coisa pra INTELIGENTINHO
      usando uma palavra que um colunista da Folha
      gosta muito de usar em seus textos........rs.

      Excluir
    5. 05:15-Eu prefiro muito mais os filmes do Woody
      Allen.Só meia-dúzia de lacradores não gostam.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Nem consegui chegar ao fim de Retratos Fantasmas e atribuo seu sucesso à bolha da zona sul carioca e meia duzia de iniciados pelo resto do país

    ResponderExcluir