quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

OS FILMES DE 2023

Não foi fácil chegar a uma lista com os 10 melhores filmes do ano. Tanto que eu não cheguei: o cinema andou tão bom em 2023 que aqui também os Top 10 são Top 20. Mas, ao contrário do que se passou na música, eu tenho sim o Filme do Ano. Adivinha? "Barbie", que consegue ser muita coisa ao mesmo tempo: uma comédia ousada, um manifesto feminista e um longo comercial da Mattel. "Barbie" também foi a maior bilheteria global de 2023, e um forte indício de que as mulheres estão chegando ao poder em Hollywood. O resto da lista é bem variado, com títulos do mundo inteiro. Vários eu vi na Mostra: alguns ainda vãi estrear, outros nunca mais passarão por aqui, hahaha.

Anatomia de uma Queda

Arturo aos 30

Assassinos da Lua das Flores

EO

Barbie

As Bestas

O Conde

Disfarce Divino

Ervas Secas

Folhas de Outono

Holy Spider

Maestro

O Crime É Meu

Pedágio

Pérola

Shayda

A Sorte Grande

Tár

Os Três Mosqueteiros

Zona de Interesse


Quem quiser mais saber mais sobre esses longas, dê uma busca aqui no blog. Só dois deles não ganharam posts, porque eu andava muito atarantado na época da Mostra. Um deles é "Ervas Secas", do diretor turco Nuri Bilge Ceylan. O cara não faz filme com menos de três horas de duração. Vi alguns, mas o primeiro que realmente me pegou foi esse drama sobre um inescrupuloso professor de uma cidade pequena, que sacaneia com todo mundo que conhece - inclusive as crianças que são suas alunas. Deve estrear no Brasil no primeiro semestre.

O outro filme que eu fiquei devendo foi "Shayda", representante da Austrália no próximo Oscar, quase todo falado em persa. A diretora Noosa Niasari conta a história de sua mãe, que viveu uma guerra com o ex-marido pela guarida da filha. No papel principal está Zar Amir Ebrahimi, a diretora de casting que se revelou uma grande atriz em "Holy Spider" (também na lista e disponível no MUBI). Pelo jeito, ela já engatou uma carreira inernacional. O filme não tem previsão de estreia no Brasil, mas é capaz de pipocar num desses streamings da vida.

17 comentários:

  1. Barbie prometeu ser um TSUNAMI, e não passou de uma MAROLINHA mixuruca, que durou uns 45 dias, período em que milhares de RETARDADAS MENTAIS resolveram desfilar pelas ruas e shoppings, trajando aquelas RIDÍCULAS roupas cor-de-rosa. Já faz uns três meses que não se vê mais NENHUMA IDIOTA sequer vestindo aquelas roupas GROTESCAS e COLONIZADAS. A moda é o verde reluzente com preto, por sinal de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O RETARDADO MENTAL PREFERE QUE FILME?DE
      SUPER-HERÓI,AQUELA MULHER MARAVELHA?????
      OS NOSSOS,CHEIOS DE ATORES GLOBAIS SEM
      GRAÇA NENHUMA?QUANDO UM CARLUXO E
      UMA JULIANTA DE ALBUQUERQUE NÃO GOSTAM
      DO MELHOR FILME DO ANO QUE O TONY CITOU
      É PORQUE ELE É BOM PRA KARALHO!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Já que o Tony é o dono deste blog poderia
      bloquear o email deste minion que só fica
      infernizando e escrevendo merda faz pouco
      tempo por aqui.Nós agradeceríamos
      eternamente.Xô,Carluxo Junior!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Bicha recalcada!!! Chata!! Que planeta vc esteve em 2023? A Terra Plana? Só pode... Aceita que o ano foi Rosa Barbie mesmo. E babado do filme é bom. Me surpreendeu.

      Excluir
    4. 12:21, pregando CENSURA, e depois vem falar de "democracia" e "liberdade de expressão". Como vcs são HIPÓCRITAS ! É a tchurma do AMOR venceu o ÓDIO kkkkkkkkkkk Gostam de pregar para convertidos. Quando surge uma voz INTELIGENTE e CULTA para furar essa BOLHA de seres MEDÍOCRES que frequentam esse blog, ficam se MORDENDO de raiva, e, à TOTAL falta de argumentos, partem para as ofensas e xingamentos. Não precisa me CENSURAR, não. Eu vou embora, e vcs vão sentir uma TREMENDA falta de mim. ADEUS !

      Excluir
    5. "Retardado mental" é um termo capacista, anons da 01:51 e 10:17. PCDs merecem respeito. Deficiência não é ofensa.

      Excluir
    6. INTELIGENTE E CULTA É A CASA DO CHAPÉU.
      VOCÊ É MEDÍOCRE E RAIVOSO,CARLUXO
      JUNIOR.CENSURA TINHA NO REGIME QUE O
      TEU PAI APOIOU.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    7. 13:58-CENSURA ERA AQUELA DO BRILHANTE
      USTRA,CARLUXO JUNIOR MEDÍOCRE.KKKKKKKK

      Excluir
    8. 21:26-Tanto faz,o 01:51 é débil-mental e machista
      como 95% dos minions.Eles se incomodam com
      filmes dirigidos por mulheres.

      Excluir
    9. Sou machista e misógino com toda a convicção deste mundo. Nada é mais divertido do que ver mulheres histéricas clamando por COTAS ! kkkkkkkkkkkkk E o seu amado LULA, hein ? Botou um macho barrigudo no lugar da Rosa Weber ! kkkkkkkkkkkk E deu um pé na bunda da ANA MOSER, nomeando o FUFUCA no lugar dela kkkkkkkkkkkkkkkkk E mandou a Daniela do Waguinho catar coquinho kkkkkkkkkkkkkk E ainda disse no palanque: "quer bater em mulher, vai bater lá fora, dentro de casa, não" (tá gravado) kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ruins são a maioria dos filmes nacionais.

      Excluir
  3. "outros nunca mais passarão por aqui, hahaha." Besta! 😂😂😂

    ResponderExcluir
  4. É o que você acha rs
    G- de Gado

    ResponderExcluir
  5. Pérola é bonzinho, mas não entraria na minha lista.

    ResponderExcluir