quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

DELÍRIOS IMATUROS

Quando eu tinha 12 anos, um colega de classe me convidou para um feriado em Ubatuba. Seria a primeira vez que eu viajaria sozinho, sem ninguém da família junto. O que revoltou meu irmão de oito anos: como assim, eu ia viajar e ele não? O coitadinho então resolveu que iria para Campos do Jordão e chegou a fazer uma malinha. Mas claro que ele ficou em São Paulo... Foi mais ou menos isto que que Nicolás Maduro fez ontem. Divulgou um novo mapa da Venezuela, nomeou um milico como governador provisório do novo estado da Guyana Esequiba e até deu um ultimato às petroleiras internacionais para saírem logo do território. Só faltou combinar com a Guiana, os guianeses, o Brasil e o resto do mundo. Tudo isso é teatro eleitoral, e o pior é que pode garantir a "reeleição" do ditador no ano que vem. Também periga gerar uma reação dos EUA, que não vão deixar Caracas ficar ainda mais rica em petróleo. No final do imbróglio ainda podem instalar uma base militar nas nossas barbas, algo que o Brasil abomina. Pelo menos Lula não está falando bobagem. Deixou o caso nas mãos do nosso serviço diplomático, um dos melhores do mundo.

7 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Esse Teatro Eleitoral pode garantir a derrota no ano que vem, anota aí.

    ResponderExcluir
  2. melhores serviços diplomaticos com base. Q ranking internacional com credibilidade diz isso?

    ResponderExcluir
  3. Não vai acontecer nada. Nem anexação do território e nem uma base americana. É só bravata eleitoral.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou dos baba-ovo que ficam elogiando o Lula, mas ele está bem ativo nessa questão, dessa vez pouco ambíguo, não vai ter invasão e pronto - os tanques militares já estão lá. A guerra não sai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lula está do lado do Maduro-o venezuelano
      não é da turma do "Deus Mercado".É isso aí.

      Excluir
  5. O narcoditador Maduro e sua eminência parda, o narcotraficante Coronel da Reserva Diosdado Cabello, dois TORTURADORES, ASSASSINOS, HOMOFÓBICOS e MACHISTAS raivosos, são tão atrasados, mas tão atrasados, que querem reviver a Crise dos Mísseis de Cuba/União Soviética com os Estados Unidos lá dos idos de 1963. Ou seja, é uma gentalha velha e carcomida, né ? Fala sério ! Dá vergonha de ser sul-americano. Eita continente de MERDA !

    ResponderExcluir
  6. O serviço diplomático brasileiro pode ser tecnicamente um dos melhores do mundo. Mas não tem nenhuma autonomia em face do inquilino de ocasião no Palácio do Planalto, seja ele quem for. Ou o serviço diplomático brasileiro acha correto ser ALIADO da Teocracia Islâmica da Pérsia, cujo Conselho dos AIATOLÁS manda ENFORCAR homossexuais e pendura-los em guindastes no Centro de Teerã ? Que ESPANCA mulheres nas ruas, à luz do dia, por que o véu Islâmico não estava ajeitado corretamente ?

    ResponderExcluir