quinta-feira, 30 de novembro de 2023

O DERRADEIRO GIGANTE

Hoje morreu o último gigante do século 20, do tamanho de um Fidel Castro. Inclusive, com um legado polêmico que ainda será discutido por gerações: herói ou vilão? Nos oito anos em que passou como Secretário de Estado (ministro das relações exteriores) dos EUA, Henry Kissinger reatou com a China, acabou com a Guerra do Vietnã e conteve a expansão nucelar da União Soviética. Mas também patrocinou a instalação de ditaduras na América Latina, especialmente a chilena, e nunca hesitou em usar bombas como ferramenta diplomática. Na defesa dos interesses de seu país de adoção, causou a morte de milhares de pessoas. A seu favor, digamos que os tempos eram outros: hoje em dia, bem que muitos diplomatas gostariam de fazer o mesmo, mas não podem. Kissinger morreu aos 100 anos de idade, quatro meses depois de sua última viagem à China. Foi atuante e influente até o fim, e tão cedo não veremos ninguém como ele.

11 comentários:

  1. Henry Kissinger inevitavelmente me remete a uma das OBRAS-PRIMAS da comédia cinematográfica: DR. STRANGELOVE (Doutor Fantástico) do GÊNIO Stanley Kubrick. O crítico de cinema Carlos Maximiliano Motta se referia a este filme como "CHANCHADA ATÔMICA". Um verdadeiro SHOW de interpretação de TODOS os atores do filme (Peter Sellers, George C. Scott, etc.) Todos, sem exceção, mereciam um OSCAR de melhor ator. Obrigado, Kubrick, vc foi GÊNIO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme tirava sarro da direita que você faz parte.
      Chanchada é uma porcaria,seja nacional ou gringa.
      GÊNIO É DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Só faltou chupar o pau dele.

    ResponderExcluir
  3. A colega do Tony na Folha,a Lúcia Guimarães foi muito
    melhor.Resumiu o Kissinger em apenas uma palavra:
    GENOCIDA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. esse é o legitimo judeu internacional!

    ResponderExcluir
  5. Ainda sobre DR. STRANGELOVE, a dublagem brasileira deste filme para a televisão é a mais PERFEITA dublagem que eu já ouvi na minha vida. Simplesmente SENSACIONAL ! Tão boa, que é melhor assistir à versão dublada, que a original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos falando de filme,o post é sobre o
      Kissinger que não merecia ganhar o Nobel da
      Paz assim como o Obama.Não é a toa que gente
      como Putin lamentou a morte dele.

      Excluir
  6. Que passa panismo lamentável. Não há nada de polêmico no “legado” dele. O cara simplesmente passou por cima de tudo e de todos que ele acreditava que estivesse no caminho da manutenção da posição hegemônica dos EUA.
    Tá na mesma prateleira de Stálin, Hitler, Mussolini, Hussein… Talvez até pior, já que conseguiu com que meio mundo comprasse que o sangue que tem nas mãos foi um mal necessário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stalin venceu os nazistas na 2a Guerra Mundial.Não
      dá pra comprar com este sujeito que trabalhou com
      o Nixon Watergate,de jeito nenhum.

      Excluir