sexta-feira, 22 de setembro de 2023

É PROMESSA DE VIDA NO SEU CORAÇÃO

Tom Jobim não gostava de Elis Regina como cantora. Elis não gostava de Tom como pessoa. Ele era apolíneo, ela era dionisíaca. Ela era exuberante e ele, minimalista. Foram gravar um disco juntos achando que o outro é que era o convidado especial. Elis teve a cara de pau de levar seu próprio arranjador, seu então marido César Camargo Mariano. Tom implicou de cara e disse que César tinha 10 dedos em cada mão - não era um elogio. Desse choque de titãs saiu um dos melhores álbuns brasileiros de todos os tempos, "Elis & Tom". Para sorte nossa e das futuras gerações, as gravações em Los Angeles foram fartamente registradas em 16mm. Agora, quase 50 anos, essas imagens, recuperadas em 4k, formam o núcleo do excelente documentário "Elis & Tom - Só Tinha de Ser com Você", dirigido por Roberto de Oliveira, empresário de Elis em 1974. Os depoimentos, filmados em 2018, trazem gente que já se foi, como André Midani e Wayne Shorter, e ainda bem que deu tempo para eles falarem. Muitas anedotas, muita fofoca de bastidores. E nada mais chocante do que a onipresença do cigarro. Todo mundo fumava o tempo todo. Até mesmo Elis, tragando enquanto cantava a dificílima "Chovendo na Roseira". É pau, é pedra, é um monumento no meio do caminho.

6 comentários:

  1. Obrigado pelo post. Um colírio em tempos de Luiza Sonza, Anitta e Ludmilla... além do insuportável sertanejo bolsomínico.

    Isso sim é música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, o tempo passa. Gerações se sentem representada por novas estórias. Não se torne o idoso que você um dia já julgou...

      Excluir
    2. Felipe deixa a véia ser véia em PAZ!

      Excluir
    3. Felipe,essa geração não me representa,
      nem essas cantorazinhas e sertanojos.
      Idoso é a tua mãe.kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Música é atemporal. Bom gosto também.

      Excluir
    5. Esse negócio de idoso é de uma pobreza lastimável. Agora que o Tony tbm se tornou um "idoso" quero ver o que esses infelizes vem fazer aqui no blog.
      O Mick Jagger e o Babbino mandam lembranças.
      G-

      Excluir