segunda-feira, 31 de julho de 2023

OS RUSSOS JÁ CHEGARAM

O Níger é um dos países mais pobres do mundo. Pudera: só sua franja sul é habitável, e todo o resto do território é ocupado pelo deserto do Saara. Mas o subsolo pode esconder minérios valiosos, o que atiça a cobiça de potências estrangeiras. Essa nação africana também vem sendo usada como base pela França para combater os terroristas islâmicos da região, mas a presença militar da antiga metrópole colonial irrita boa parte da população. Semana passada um golpe derrubou o primeiro presidente eleito democraticamente na história do país, algo que não se destacaria em meio à instabilidade política que é crônica na África Ocidental. Mas algo curioso vem acontecendo: manifestantes vêm gritando vivas à Rússia pelas ruas da capital, Niamey. Não duvido nada que tenham recebido algum incentivo do Kremlin, assim como os generais golpistas. Moscou teme os radicais muçulmanos dentro de suas fronteiras, mas se tiver que apoiá-los fora de casa para provocar os europeus, tá valendo. O Níger sozinho não conta muito, mas é bom prestar atenção na movimentação dos russos.

4 comentários:

  1. Washington teme os radicais islâmicos dentro de suas fronteiras, mas se tiver que apoia los fora de casa para provocar os russos, tá valendo (Vide Talibans e ISIS). Bem vindo a RealPolitik, e não aos releases da Reuters (OTAN)

    ResponderExcluir
  2. Miseráveis ficarão mais miseráveis ainda.

    ResponderExcluir
  3. Um famoso brasileiro que atualmente vive no Niger é o ex paquito da Xuxa,Alexandre Canhoni que era conhecido como ´´Xand´´ eu era criança nos anos 1990 e gostava muito do Xuxa Park,lembro bem dele,ele atualmente é missionário evangélico nesse país, lembro que na época de conversão ele se tornou um fundamentalista evangélico e até queimou as roupas da época de Paquito,recentemente ele foi entrevistado no podcast Papagaio Falante do Sergio Mallandro e Renato Rabello e disse ter te se arrependido dessa atitude,que na época era muito imaturo,apesar dessa polêmica,aparentemente ele faz um bom trabalho no país mais pobre do mundo,desde que não seja a versão masculina da Flordelis com essa história de filhos adotivos,é algo bem positivo,alimentar crianças famintas miseráveis,apesar de ter religião no meio https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/07/29/ex-paquito-relata-vida-como-missionario-na-africa-e-pai-de-19-filhos.htm ,se de fato fundamentalistas islâmicos tomarem o poder ele vai se dar mal,eu defendo sempre o estado laico,mas parece que é impossível em um país tão atrasado,de qualquer modo vou torcer para os fundamentalistas islâmicos serem derrotados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry, mas não confio em pessoas que vão em lugares miseráveis dizendo que estão lá para ajudar de boa vontade sem perdir nada em troca. SEMPRE há algo em troca.

      Excluir