segunda-feira, 10 de julho de 2023

BOLA PRETA GERA BOLA PRETA

A Turquia deveria ter sido admitida na União Europeia na década de 1990. Só não foi porque alguns membros da UE não quiseram ter um país muçulmano no meio daquele clube de devotos cristãos. Essa admissão talvez tivesse freado a escalada autoritária do Erdogan, e mantido alguns pilares democráticos do estado turco. Agora o mesmo Erdogan faz chantagem: diz que só admite a Suécia no OTAN se a Turquia finalmente entrar para a UE. As duas organizações são distintas e uma não se mete na outra, mas o déspota não quer nem saber. Acho que a Europa deveria realmente considerar a "oferta", porque pode ser uma chance de aliviar, por exemplo, a perseguição que Erdogan faz aos gays e afins. Por outro lado, a Suécia pode entrar para a OTAN como membro associado, e é óbvio que os demais países ocidentais iriam defendê-la em caso de um ataque russo, assim como também defenderiam a Suíça ou a Áustria. Todas elas são dos "nossos"; Putin que volte suas garras para a Ásia Central (onde, aliás, a Turquia exerce forte influência).

9 comentários:

  1. Tony no final incluiu Putin sem nenhum contexto. Putin não deseja colocar suas garras na Europa. A OTAN é que quer se estender cada vez mais a leste e colocar suas garras na Russia, e num futuro próximo, na China também. Essa semana Olaf Scholz da Alemanha declarou que jamais permitira a Ucrânia na OTAN. Se tivesse esse discurso antes, a Ucrânia não teria sido invadida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 23:47-Conversa mole.A Alemanha tá do
      lado da Ucrânia dando armas pro Zé
      Lensky.E o Putin quer que a Ucrânia
      vire uma nova Hungria ou Belarus.kkkkk

      Excluir
  2. Tony Querido, bom dia. Sei que os assuntos não estão relacionados. Penso que em breve você irá comentar o doc sobre ela. Recordei deste belo texto do início dos anos 2000. Abraços, Tony Querido. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0107200216.htm

    ResponderExcluir
  3. porque o brasil não entra pra união européia pra termos democracia aqui ou vc não lembra que defendeu o golpe contra a Dilma seu democrata????

    ResponderExcluir
  4. Quem foi na inauguração daquele templo
    da Igreja Boçal dos Ladrões de Deus?
    Sim,ela mesma.E na Itália,que fica na
    Europa,temos uma fascista mandando
    por lá.Democracia?????kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. O post nem deu 24h no ar e a Turquia deu meia volta. Tony tem poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Turquia proíbe a Parada Gay-e o
      Tony queria que este paisinho
      entrasse na União Européia.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Nossos o q? Brasil n faz parte do ocidente para os europeus ocidentais e nativos dos USA. Dúvida? Basta ler Samuel Huntington, o qual é básico sobre o entendimento do mundo atual. Latinos são considerados muitos selvagens, fedidos, pobres e de cultura estamental para ser considerados parte de um "Nosso" ou da mesma civilização conjunta da europa cristã prostestante/católica, USA, Austrália e NZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles acham que não somos-mas,nós
      somos do Ocidente.Não somos nem
      islâmicos,nem sionistas.

      Excluir