quarta-feira, 14 de junho de 2023

O BEBÊ LARANJA VESTIRÁ LARANJA?

Os Estados Unidos não têm uma justiça eleitoral a nível federal, nem o equivalente à nossa Lei da Ficha Limpa. Isto quer dizer que, mesmo se for condenado e preso por seus inúmeros crimes, ainda assim Donald Trump poderá concorrer à presidência no ano que vem. Se eleito, terá que governar da cadeia. Mas será eleito? Nas últimas oito eleições, os republicanos só ganharam uma vez no voto popular, em 2004. Trump só leva em 2024 se for no tapetão, vulgo Colégio Eleitoral. O Bebê Laranja já deu sobejas provas de que não tem o menor escrúpulo em roubar votos, e sua cara de pau não conhece limites. Mas o eleitorado mais jovem está puto com seu partido, que reverteu o direito constitucional ao aborto e vem perseguindo a comunidade LGBT+ com leis absurdas. Como a economia de lá vem melhorando, suspeito, a um ano e meio do pleito, que os democratas seguirão na Casa Branca. Trump, de certa forma, é o candidato ideal a ser batido nas urnas, de tão sujo que está. Mas só sua derrota não basta: num mundo ideal, esse calhorda passaria o resto de seus dias atrás das grades.

2 comentários:

  1. Fico chocado com o poder da ideologia só assim para chamar um país que até hoje não traz o voto de maneira igualitária (cada voto vale por uma pessoa) como maior ou mais antiga democracia moderna

    ResponderExcluir
  2. Todos os canalhas oportunistas de uma extrema-direita tosca são caricaturas patéticas. O fato de muitos mitificarem essa escória é um reflexo do que temos de pior em termos de sensibilidade ética e estética. E como a libido destes mitificadores anda no lugar errado.

    ResponderExcluir