domingo, 21 de maio de 2023

SEM ESSA ARANHA

Ela veio para São Paulo em 1997 e fez o maior sucesso. Exposta do lado de fora do Pavilhão da Bienal, funcionava quase como uma introdução a jato à arte moderna: até crianças entendiam do que se tratava, mas o tamanho e a execução causavam um maravilhoso estranhamento. O banqueiro Olavo Setúbal então comprou a "Aranha", a primeira de algumas esculpidas por Louise Bourgeois, e a cidade encarou aquilo como um presente. Durante duas décadas, o bicho ficou exposto na antiga sede do MAM no Ibirapuera. Depois saiu em turnê pelo Brasil, passando por varias capitais. E agora... vai-se embora. O Itaú Cultural vendeu a "Aranha", para custear sua operação a curto prazo. Vendeu mal, aliás: esperava-se que ela ultrapassasse os 40 milhões de dólares, e só chegou a 33. Vai-se assim um pedacinho do patrimônio artístico paulistano, por mais que ele sempre tenha estado em mãos privadas. Essa venda também depõe contra a estratégia de marketing do próprio Itaú. Como assim? Um dos maiores bancos do mundo não consegue segurar por aqui uma obra tão querida? Só que eu venho pagando de juros do meu cheque especial Personnalité já cobria esse custo.

10 comentários:

  1. Os bancos são a pior doença da nossa sociedade. Não financiam o desenvolvimento, emprestam com juros de agiota e pagam migalhas aos investidores e sempre tem o contribuinte para cobrir seus rombos. De vez em quando dão um cala-boca e abrem um Itaú Cultural ou um Instituto Moreira Salles, em que um dos donos fez um filme que transforma em santo o jovem sanguinário Che Guevara. Na menor oportunidade mostram a sua essência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fala mal do filme, por favor. Só porque ele é filho de banqueiro, não quer dizer que ele não sofra na pele as mazelas da sociedade capitalista e se identifique com uma figura como o Che.

      Excluir
    2. 19:01-Carluxo,além de viado,
      você é burro.KKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. 19:01-O Che Guevara não jogou
      bombas atômicas,burrão.

      Excluir
    4. Nossa vc falou tudo! Veja a dívida pública que é basicamente roubar do pobre pra dar pros bancos. Imagina um mundo sem bancos!!! Sonho pelo dia que chegar a revolução e explodirem as agências e cabeça dos Setúbal!! Vai rolar!

      Excluir
  2. O Mio Babbino Caro
    Somado à exorbitância do juros do meu Uniclass, ele deve estar adquirindo o Principado de Mônaco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperando o Tony falar sobre o Léo
      Lins da Ucrânia que se encontrou
      com a primeira-ministra fascista da
      Itália-é surrealismo pra Fellini filmar.
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. 19:04-O Itaú prefere patrocinar
      aquela porcaria da seleção
      brasileira de futebol.E VIVA O SESC!

      Excluir
  3. Que coisa, não?
    Quem diria que o lucro de R$ 30,8 bilhões do Itaú em 2022 não é suficiente para custear o seu Centro Cultural...

    ResponderExcluir
  4. abandonei os gangsters do itau depois do golpe contra dilma que esses bosta financiaram.socorro! familia gangster agiota tosca

    ResponderExcluir