terça-feira, 30 de maio de 2023

LULA IMATURO

Votei no Lula e até fiz campanha por ele aqui no blog, e não me arrependo. A alternativa era um bilhão de vezes pior. Mas isto não significa que eu aplauda tudo o que o atual presidente diga ou faça. Ontem, por exemplo, Lula despejou uma cascata de barbaridades, que insultam a inteligência de qualquer um que acompanhe o noticiário. Não, a ditadura da Venezuela não é uma "narrativa": Nicolás Maduro persegue mesmo a oposição e a imprensa, mantém presos políticos, rouba as eleições. O país não tem sequer as desculpas habituais usadas para defender o regime cubano, como educação e saúde públicas de qualidade. É um desastre a céu aberto, que forçou milhões de pessoas ao exílio em outros países, e a culpa disso não é das sanções econômicas. É do chavismo mesmo, que só sobrevive porque cooptou os milicos (aliás, exatamente o que o Biroliro queria fazer no Brasil). Claro que temos que manter relações com os venezuelanos, afinal compartilhamos uma longa fronteira e fazemos muito comércio. Mas não precisamos endossar a incompetência e a desonestidade do regime de lá. São declarações estapafúrdias como essa que me desanimam. Lula está velho, e não é no corpo: é na cabeça, que ficou presa em algum momento da Guerra Fria, em meados do século 20. Ou, simplesmente, não amadureceu. Ele ainda acha que o petróleo é a salvação, age como se não existissem ditaduras de esquerda e esquece que só ganhou um terceiro mandato porque recebeu o voto de gente como eu, que nunca havia votado nele. É a nós que Lula tem que agradar, porque somos o fiel da balança.

40 comentários:

  1. Para os outros o presidente legítimo da Venezuela é o Guaidó, que não recebeu um único voto rsrs.. o que importa é o PRAGMATISMO, o Brasil tem um superávit comercial com a Venezuela de 8 bilhões. Isso já é motivo suficiente para estender o tapete vermelho para Maduro. Ninguém ficou chocado quando a Austrália recebeu o Narendra Modi da Índia com festejos. A Índia seria apenas uma "democracia imperfeita".. Ditadura é todo país que os EUA definem rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos hipócritas-a China tem um
      presidente não-eleito e a Folha não
      chama de ditador.É a turma da
      indignação seletiva,o PFL,o Partido
      da Faria Lima.Não chamaram Trump
      nem Mijair de ditadores quando
      foram presidentes.E o Deltan foi no
      Roda Morta,ontem E NÃO FOI
      CONTESTADO,parecia o Maluf.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Era bom ler a Folha antes de criticá-la. A Folha chama sim a China de ditadura, e se você não sabe disso é porque de fato não a lê.

      Excluir
    3. Tony,a Folha não chama o presidente
      da China de ditador.E leio tanto a Folha
      que saiu um texto meu no Painel do
      Leitor de 30/5.Leia,é muito bom.

      Excluir
  2. O senhor está caindo na realidade. Lula não mudou nada!

    ResponderExcluir
  3. É a arrogância. Lula se acha um estadista capaz de tratar conflitos internacionais com sabedoria e mesmo assim marcar sua posição política como no caso do Maduro. Só que não, está cercado por uma claque, como o Bozo estava, que bate palmas e incentiva qualquer patuscada que ele fale. Não mudou nada, Lula e PT mostrando a velha face. Vai piorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isentão,você que vá chorar com o Conje
      e o Deltan na calçada.Você comparando
      o Lula com o outro mostra que,no fundo
      você tá apaixonado pelos garotões do MBL.

      Excluir
    2. O Biden foi até a Arábia Saudita visitar
      o ditador local e a nossa imprensa não
      caiu de pau.Lula,por sua vez,foi pra
      posse do Rei da Inglaterra como se o
      Brasil fosse uma Nova Zelândia da vida.
      Pra quê?Pra nada.Nem somos uma
      monarquia,pombas!

      Excluir
    3. O maior problema do Lula é a sua grande boca. Muitas vezes, quando inventa de falar no improviso, só fala merda.

      Excluir
    4. Não entendi porque o Brasil teria que ser a Nova Zelândia para prestigiar o chefe de estado de um dos países mais ricos e poderosos do mundo, e que também é uma democracia sólida.

      Excluir
    5. 15:49-E você queria quem?O Collor?
      Ah,este vai pra Papuda,se Deus quiser.

      Excluir
  4. Só vendo meus primos bolsonaristas xingando Maduro de ditador no Instagram. Mesmo Instagram onde eles postam suas fotos da Copa na democracia do Qatar. Dois pesos, duas medidas.

    ResponderExcluir
  5. Gente, mas o Lula não se reelege mesmo... e nem pavimenta caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca o PT ficou de fora de um
      segundo turno,titio....

      Excluir
  6. 12:35 Olha a claque do Lula vociferando. Comparo Lula com Bolsonaro, sim. Enquanto um vai até a Arábia Saudita e ainda recebe presentes, o outro apoia ditaduras da América Central e diz que o que falam da Venezuela é uma "narrativa ", ignorando o sofrimento do povo e a tragédia econômica em um dos maiores produtores de petróleo do mundo, isso sem falar do uso do BNDES em obras de outras ditaduras da África e Cuba. Dinheiro emprestado a fundo perdido, calote. Isso em um país como o nosso, com déficit em infraestrutura básica como saneamento, estradas,saúde. O fato de Lula ser melhor do que o Bozo, não o isenta da roubalheira do passado e das besteiras que continua a falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16:25-Olha a claque isentona do Mijair
      vociferando.No teu textão de Facebook
      não citou a China,a maior ditadura do
      mundo,atualmente-por que a elite
      branca nossa faz negócios com ela.
      Ou você acha que a oposição na
      Venezuela é uma maravilha?Só acha
      o que o imperialismo,o Grande Irmão
      do Norte acha,também.kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Não consegui entender nada desse texto confuso. A elite branca faz negócios com a China bem como o mundo inteiro que consome todos os produtos fabricados. A questão não é essa, estamos falando de pragmatismo político, hipocrisia e burrice.

      Excluir
    3. Burrice é negociar com ditadura,né,
      21:14????É ditadura,sim.

      Excluir
  7. Não é nada improvável que Lula volte a nos decepcionar, como da primeira vez... Ontem isso ficou muito claro. Mesmo assim, vale a pena ouvir o que a Mônica Bergamo disse hoje mesmo. Ela esteve na Venezuela... e a situação das pessoas lá (as pobres) é muitas vezes melhor do que a dos "nossos" pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,a Jovem Pum,por exemplo,
      não é imprensa,é caso de polícia.
      E a Globo,parece que também não
      fica atrás-é neoliberalismo puro.

      Excluir
  8. E as bolhas da Folha? Qual a lógica da Djamila Ribeiro estourar a bolha do "Achismo"? Que cientificidade ela já produziu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Djamila não é cientista, é filósofa. Você deveria saber.

      Excluir
    2. Sim, Tony. E não seria melhor colocar uma cientista para estourar o "Achismo"?

      Excluir
    3. 19:01-Porque antes a Folha só
      tinha colunistas brancos,Pedro Bó.

      Excluir
    4. Djamila é bem chata, isso eu sei.

      Excluir
    5. Djamila é chata pra você por que você
      é racista.Vai se tratar.

      Excluir
    6. "Djamila é chata!"
      PQP Deve ser o novo "vc é feio!" mas para quem não tem 5 anos. E olha que não concordo com todos os pontos da Djamila.

      Excluir
    7. 12:09-Quem fala que Djamila é
      chata não falaria assim se ela
      fosse branca ou bozista.

      Excluir
  9. A mídia brasileira tem um vício histórico - herdado da próprio período ditatorial brasileiro - de criticar só ditadores de esquerda, e passar pano para ditaduras de direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20:18-EU ASSINO EMBAIXO E
      RECONHEÇO A FIRMA.ABS.

      Excluir
  10. Amo Luiz Inácio...
    Mas realmente tá fueda (pra harmonizar com o espanhol de Maduro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí?Não há países amigos,mas
      interesses.Isso foi dito pelo John
      Foster Dulles-acho que o Tony já
      ouviu falar dele e desta frase famosa.

      Excluir
  11. Tony tá na hora de você ver o Portal do José.

    ResponderExcluir
  12. Culpa é dos Estados Unidos. Não importa no que a culpa é sempre dos Estados Unidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é.Pergunte pro povão da
      Líbia,da Palestina e do Afeganistão!!!!

      Excluir
  13. Infelizmente, é cada um com suas ditaduras de estimação. Mas baita bola fora do Lula hein, só petista roxo (10% dos eleitores?) pra dar ainda algum crédito ao Maduro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14:47-Deltan,você que fique com este
      papinho de ditadura de estimação,
      porque o Maduro tem mais popularidade
      que você-que tá abraçado ao Jairzinho.

      Excluir
  14. O Mio Babbino Caro
    Tony, concordo, tá na hora de você ver o Portal do José, apesar de tantos equívocos, gostamos de você.
    Lula imaturo...nem Geni de Chico depois de nos salvar do Capitão, foi tratada assim.

    ResponderExcluir