domingo, 16 de abril de 2023

O MELHOR INFOMERCIAL DE TODOS OS TEMPOS

"Air - A Históri por Trás do Logo" é um bom filme. Tem roteiro ágil, ótimos atores e a direção se firulas de Ben Affleck. Também é um longo infomercial da Nike, um passo adiante na evolução do branded content. Durante quase duas horas, ficamos absorvidos pela narrativa triunfante, que poderia ser de uma grande conquista tecnológica ou um avanço social, mas é apenas de uma campanha de marketing. Em 1984, a Nike, já então uma gigante da indístria de calçados esportivos, decide investir toda a verba publicitária de sua divisão de basquete numa única ideia: patrocinar Michael Jordan, que despontava como um grande jogador. O pulo do gato era que a empresa não o queria apenas como garoto-propaganda, e sim como um produto - o tênis Air Jordan, que está aí até hoje. Matt Damon, gordinho e emaciado, está ótimo como o executivo obstinado que aposta sua credibilidade nesta única ideia, e Viola Davis transmite a elegância e firmeza com que a mãe de Jordan lidava com os negócios do filho. No final, o contrato é assinado, todos os envolvidos ganham muitos milhões de dólares e o espectador é levado a crer que aquela vitória também é dele, ou mais até: é de toda a humanidade.

4 comentários:

  1. O espectador é levado a comprar um nike, isso sim.

    ResponderExcluir
  2. Assistir a um filme que conta a história de um tênis? Passo.

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Queria um desses pra viajar com o Lula.
    (Por sinal ouvi dizer de Bolsonaristas que foram internados após verem imagens da viagem de Lula)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É capaz desta coisa ganhar um Oscar
      no ano que vem.Mas,os filmes de
      Greta Gerwig são esnobados pelos
      machistinhas que "acham" entendedores
      de cinema-mas,não são.

      Excluir