segunda-feira, 17 de abril de 2023

COMBINANDO COM OS RUSSOS

Lula mal chegou da Ásia, onde andou falando umas coisas esquisitas sobre a guerra na Ucrânia, e o chanceler russo Sergey Lavrov já está fazendo uma visitinha ao Brasil. Pode-se dizer que o atual governo tem mais é se mostrar independente dos Estados Unidos, esses malvados, que ainda não disseram quanto vão contribuir com o Fundo Amazônia. Mas será que o presidente precisava mesmo repetir que os ucranianos fizeram por merecer serem invadidos e mortos? O Brasil tem mais é que fazer negócios com todo mundo, mas abrir mão de pertencer ao Ocidente me parece uma estupidez. Até porque nossos colegas de BRICS não são flores que se cheirem. A África do Sul é consumida por governantes corruptos, a Índia descamba para uma autocracia religiosa, a Rússia é comandada por um déspota despudorado e a China sofistica cada vez mais seu jugo totalitário. Pelo menos não aderimos formalmente à Iniciativa Cinturão e Rota, que mais me parece um plano chinês de tornar todos os países pobres seus devedores ad eternum.

21 comentários:

  1. "plano chinês de tornar todos os países pobres seus devedores ad eternum". China não cobra condições para empréstimos como o FMI. Você fala a verdade quando diz "China sofistica cada vez mais seu jugo totalitário". Agora dizer que "parece um plano chinês de tornar todos os países pobres seus devedores ad eternum" soa como um bolsominion não querer tomar vacina que veio da China.
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um pulinho no Sri Lanka pra ver como o “FM-China” deixou o país.

      Excluir
    2. Anonimo 06:27, me passa ai sua fonte de informação. Já sei que vai falar que a minha não vale, mas... Procurando na wiki em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_Sri_Lanka
      Alguns trechos: "China became a top creditor to Sri Lanka over the last decade, overtaking Japan and the World Bank", "China extended a loan of $1.25 billion consisting of a below-market-rate syndicated loan and smaller Panda bond to bail out Sri Lanka", ou seja NADA falando que a China cobrou algo do país, e ainda emprestou com taxa MENOR que a cobrada pelo mercado. Agora quando procuro por FMI no mesmo texto: "June 2018, the IMF claimed that "Sri Lanka has made important progress under its Fund-supported program", but stressed the need for further progress with revenue-based fiscal consolidation and a prudent monetary policy with sustained efforts to build up international reserves.", ou seja, COBROU consolidação fiscal, além de outras cobranças que o FMI faz pra emprestar,
      Nick

      Excluir
    3. A China é PROPRIETÁRIA do Sri Lanka. Do Guardian: "Sri Lanka has borrowed heavily from China for infrastructure, some of which ended up as white elephants. Unable to repay a $1.4bn loan for a port construction in southern Sri Lanka, Colombo was forced to lease the facility to a Chinese company for 99 years in 2017."

      Excluir
    4. Já que a Nicka quer links da Wikipedia: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Debt-trap_diplomacy
      Tem 2 artigos só sobre a crise do Sri Lanka e o debt trap chinês. China empresta sem fazer nenhum estudo de risco de calote o que não significa que a China esteja fazendo caridade. Toda conta um dia volta. Argentina que tá imprimindo dinheiro pra financiar política populista em ano eleitoral é a próxima vítima, já que nem o FMI empresta mais dinheiro pra eles. Eu também não emprestaria dinheiro pra quem é perdulário.

      Excluir
    5. 07:12-Aqui temos uma taxa de juros
      de 13% e Faria Limer vem falar de
      país vizinho.Como diz o Bananinha,
      vão tomar caju.kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Eu trabalhei com diplomatas chineses do consulado de São Paulo. Se achavam as pessoas mais importantes da Terra, mas não tinham a mínima idea do que queriam ou do que estavam fazendo. Só queriam puxar o saco do chege para ser promovido.

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Lembre-se do esgoto em relações internacionais que passamos no governo anterior.
    Em que momento se falou de "abrir mão de pertencer ao Ocidente".
    Tudo bem que Lula não é confiável, afinal vive falando de dar de comer a quem tem fome mas daí ficar com essa lupa no cara, vai uma distância. As pessoas se consideram 'burguesas' com muito pouco

    ResponderExcluir
  4. Peter Stanos e John Kirby devem estar com um nó na cabeça sobre Lula. A Inteligência deles ainda não devem ter entregue os dossiers dizendo que o presidente brasileiro precisa agradar a chamada esquerda-DCE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 07:11-Tio,o Lula vai na posse do Rei
      Charles da Inglaterra.O Lula não foi
      eleito pra agradar a Faria Lima,não.

      Excluir
  5. Na guerra do Iraque toda a grande mídia repetia exatamente o que Washington queria: eles escondiam armas químicas e biológicas, quem falasse o contrário era satanizado. Depois viu se que era mentira.. Na questão da Ucrânia, Lula só falou a grande verdade, a culpa da invasão é do próprio Zé lensly que aceitou ser fantoche do Biden.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi. Então vai ser culpa do Lula se os EUA decidir invadir o Brasil porque ele está muito próximo de Putin e do Xi.

      Excluir
    2. Você está satisfeito em ver o Brasil eternamente como quintal submisso e periférico dos EUA ? sem qualquer soberania e desenvolvimento ? Império Unipolar norte americano está acabando.

      Excluir
    3. Culpa da guerra é da Ucrânia por ficar andando de mini-saia perto da UE.

      Excluir
    4. Os EUA não são império-são uma
      República.Império é a terra do
      Rei Charles,isso,sim.E pro 08:15,
      fique aí com saudades do Trump.

      Excluir
  6. Apesar de termos afinidades culturais com o dito "Ocidente", o Brasil não é considerado parte do grupo. A ele considera-se pertencentes o mundo rico anglo-fônico e os países europeus ocidentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil e a Am. Latina TODA são países de maioria cristã, colonizados por europeus. Somos sim puxadinho do ocidente em todos os sentidos. Não confunda ocidente com primeiro mundo. Temos muito mais a ver com os EUA do que com a China.

      Excluir
    2. 15:55-Isso mesmo!!!!!

      Excluir
    3. Brasileiros acham que são, mas não são considerados como. Pesquise só mais um pouquinho: ocidente, brasil, geopolítica. Pode ser no google mesmo.

      Excluir
  7. muito melhor entregar nossas refinarias aos arabes, nosso minerio de ferro a mafia e a amazonia a ser explorada por vai saber quem, uma mafia tao sofisticada que não descobrimos quem realmente esta por tras do garimpo ilegal...ah fala serio Tony.

    ResponderExcluir