terça-feira, 21 de março de 2023

PRÁ CÁ DE BAGDÁ

Este blog ainda não existia 20 anos atrás, quando os Estados Unidos invadiram o Iraque. Caso contrário, eu teria feito na época dezenas de posts condenando as razões alegadas para essa guerra estúpida (fiz alguns mais tarde). George W. Bush, um dos presidentes americanos mais ineptos de todos os tempos, queria dar uma resposta ao 11 de setembro, qualquer resposta, e a sanguinária ditadura iraquiana virou seu alvo preferencial. Saddam Hussein era um tirano como talvez não exista mais, pelo menos neste momento: sádico, ganancioso, vaidoso. Nem por isto os EUA fizeram bem em derrubá-lo, porque as consequências foram terríveis. O vácuo de poder no Iraque suscitou o surgimento do ISIS, e o mundo viveu anos de terror até que esses fanáticos fossem quase todos dizimados (e aí, veio a pandemia...). Donald Trump foi ainda mais ignorante e arrogante que Bush 2o., mas não invadiu nenhum país e fracassou no intento de destruir a democracia. Já seu antecessor, que tem até uma imagem simpática, provocou a morte de centenas de milhares de pessoas e levou o caos total à região que já era a mais conturbada do planeta. A Guerra do Iraque deveria servir de exemplo para as demais potências, mas que nada. Taí o Putin, que achou que derrubar Zelensky seria um passeio no parque e agora não consegue mais se desatolar da Guerra da Ucrânia, muito menos cantar vitória.

6 comentários:

  1. Pois é. Assim como o Putin tá massacrando ucrarianos, o Bush já fez com iraquianos. Dois monstros.

    ResponderExcluir
  2. E vc nem falou do AFEGANISTÃO, onde a situação é pior que a do Iraque. Os Estados Unidos precisam parar com essa INFANTILIDADE de querer implantar valores OCIDENTAIS no Oriente Médio. O ISLÂ não admite democracia, liberdade, diversidade. É o CORÃO e ponto final. Experimenta falar de feminismo e LGBT no Irã, no Iraque, no Afeganistão, na Arábia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22:44-Que valor ocidental,ô,idiota?Estes
      países tem canais de TV internacionais
      QUE FALAM EM INGLÊS.Você que é
      ESQUERDISTA que passa pano pra
      DITADORES.Esquerdista PAGO PELO
      PUTIN VOCÊ É.

      Excluir
  3. WTF? O que a situação na Ucrânia tem com o Iraque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que são duas guerras com muitos paralelos. Quando alguém vem de "...mas e a OTAN?" quando eu detono a Rússia, eu trato logo de puxar a guerra ao Iraque 2.0. Com a diferença que as pessoas protestaram na época... e ninguém sumiu.

      Excluir