quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA

Vi esta imagem ontem na TV e fiquei muito impressionado. Sabe quem são essas pessoas que lotam o aeroporto de Istambul? São voluntários que querem embarcar para o sul do país e ajudar os sobreviventes do terremoto. Todo mundo pagando do próprio bolso. Aqui a gente se gaba de ser brasileiro com muito amoooor, mas alguém já viu coisa parecida no Brasil? E as filas para doar sangue em Ancara, que o Jornal Nacional mostrou agora há pouco? Tantas, que precisaram abrir mais postos de coleta. Os turcos têm uma história milenar e talvez se sintam mais conectados entre si do que nós, que somos uma mistura mal-ajambrada de indígenas, colonizadores, escravizados e imigrantes. Pois de que adianta vestir a camiseta da seleção , se na hora do vamo-vê ninguém está nem aí?

8 comentários:

  1. Ah, Tony! Sou obrigado a discordar. Sei que todos nós estamos calejados e fomos muito machucados nos últimos anos ao descobrir que estamos mais cercados por filhos da puta do que poderíamos imaginar, mas o espírito do brasileiro sempre foi solidário. Sempre nosso povo saiu em socorro de quem está em apuros ajudando da maneira que pode e muitas vezes dividindo o pouco que tem. Minha mãe mesmo sempre foi assim. E pra citar um exemplo, na época da tragédia de Brumadinho muitos voluntários do país inteiro se uniram para ajudar. Lembro que teve uma pessoa que percebeu que os bombeiros estavam a muitos dias com mesma farda elameada e montou uma equipe para lavarem as fardas e entregar limpas já cedo de manhã o que motivou outra pessoa a contribuir de forma singela pondo mensagens de motivação e fé nos bolsos dessas mesmas fardas. Só quem não se importa é quem tá protegido pela providência que o dinheiro proporciona nas horas de emergência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.....aqui no Brasil,não temos os
      problemas que tem a Turquia.......
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. O Erdogan também está lá se voluntariando a ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Ah Tony, bem MENAS, amiga. A história milenar dos turcos os fazem se sentir tão conectados entre si que os estimulou a querer riscar do mapa os gregos e armênios com quem compartilharam a mesma terra durante milênios. Ja escutei turco educado, esclarecido e liberal falar sem sombra de duvida que nao houve genocidio armênio.

    A Turquia é um pais de um tamanho de um ovo, muito mais populoso que o Brasil e com menos problemas sociais severos com os quais sofremos. Talvez as guerras tenham realmente ajudado a criar um senso de "vamos nos unir" que nos, latino-americanos, nao fomos obrigados a criar. Mas esse criterio de "nós" é seletivo.

    Mas de longe sou muito mais a minha mistura de indigenas, colonizadores, escravizados e imigrantes cheia de problemas mas sem os sectarismos dos turcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você provavelmente tem razão. Eu é que estou muito abalado com o Brasil. O 8 de Janeiro me deu um desânimo e uma vergonha insuperáveis. Estou horrorizado de ver que tem tanto brasileiro que ainda apoia o Bozo, mesmo depois dos palácios destruídos e das falcatruas que vêm sendo reveladas.

      Excluir
    2. Gente... Nunca vi o Tony dando razão a ninguém, e adora um deboche.
      O que rolou aqui?

      Excluir
  4. fernandinha fala,fala e fala mas nao quer voltar para a terrinha.

    ResponderExcluir