quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

LUGAR DE PRIMEIRA-DAMA É ONDE ELA QUISER

Marisa Letícia foi uma das primeiras-damas mais na moita que o Brasil já teve. A segunda mulher de Lula só aparecia em ocasiões formais. Não se envolveu em nenhuma causa beneficente, como é de praxe para as esposas dos presidentes. Em política, então, não dava um pio - pelo menos, não em público. Janja, a atual mulher do Lula, é o contrário. Mesmo sem cargo formal, é uma das coordenadoras da transição, e estamos percebendo agora a extensão de seu poder. Foi ela, por exemplo, quem escolheu Margareth Menezes para o ministério da Cultura. Logo em seguida, não deixou a futura ministra apontar Lulu Araújo, seu favorito para ser seu número dois, e indicou Márcio Tavares para o cargo. Dentro e fora do PT, muita gente está reclamando. Afinal, primeira-dama não é eleita e nem tem prerrogativas oficiais. Mas é aí que está o X da questão. Legalmente, a figura da primeira-dama sequer existe. É um título informal inventado pelos americanos do século 18, que pretendiam que sua recém-fundada república não fosse tão distante assim, no cerimonial, de uma monarquia. Mas nem lá nem em país nenhum existem leis que determinam o que a mulher do presidente pode ou não fazer. Sendo assim, algumas optam por não fazer nada. Outras, como Hillary Clinton, querem fazer tudo e até se lançam na carreira política. Não duvido que, se Lula se aposentar mesmo depois de seu terceiro governo, Janja se candidate a deputada, ou mesmo senadora. Aposto que será eleita. Pessoalmente, eu gosto cada vez mais dela. Mil vezes uma ativista assumida do que uma hipócrita decorativa feito a Micheque.

9 comentários:

  1. Não tem como comparar Janja com Micheque.
    #FORABOLSONARO
    #CARLUXOÉVIADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí?É tão bocó quanto dizer que
      todo preto é o Sérgio Camargo.

      Excluir
  2. Realmente não tem como comparar Michelle com a tal da "Janja". Michelle tem classe e elegância. Esta Janja é uma deslumbrada, que os próprios membros do PT já perceberam que só quer aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carluxo, vai dar o c*, vai. Sai deste blog onde tu não é bem vindo.

      Excluir
    2. 19:56-Primeira-Dama no Brasil em
      pleno século 21 é pura breguice.
      Breguice pura.

      Excluir
    3. Michele e classe dão palavras rivais.

      Excluir
    4. Porém a mãe acertou ao nomeá-la como Michele.O nome não poderia ser mais adequado.

      Excluir
  3. Mas Micheque fala em línguas. Duvido que a Janja seja versada na comunicação com o demônio. Hana macaratuya!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o Lula deveria ouvir mais suas aliadas, como a Tebet e a Marina, do que a Janja, que não trouxe um voto para ele. Votei 13 com a esperança de um governo formado por uma frente ampla e o que teremos, pelo jeito, é uma equipe formada para agradar a primeira-dama (bom para ela, péssimo para o país).

    ResponderExcluir