terça-feira, 27 de dezembro de 2022

JÁ PROVOU JARACATIÁ?

Hoje saímos de Bodoquena e viemos para a vizinha Bonito, muito maior e mais preparada para o turismo. Ainda não deu tempo de conhecer o Balneário ou as trezentas outras atrações da região, mas demos um rolê pela cidade para comprar sapatos de mergulho. Também fomos ao Palácio dos Sorvetes, um ponto bem tradicional cuja especialidade é o sorvete assado. Mas o que eu queria mesmo era experimentar sabores que não se encontram em São Paulo. Frutas do cerrado das quais nunca ouvi falar. Como o lugar funciona a quilo, enchi minha cumbuquinha com nada menos do que 10 sabores diferentes: jaracatiá, bocaiúva, genipapo, jatobá, camu-camu, jamelão, cumbaru, butiá, araticum e tereré. Juro, alguns desses nomes parecem que foram inventados na hora só para sacanear os turistas. Provei um por um, e confesso que quase todos tinham meio que gosto de terra. Ou de galho. Mas um deles me surpreendeu: jaracatiá, de textura cremosa e fiapinhos que lembram os do côco. Esse eu vou tomar de novo.

4 comentários:

  1. Poxa, você deveria ser mais fitness e experimentar a fruta pura e não o sorvete com o seu nome. Hahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Na Vila Mariana tem uma sorveteria chamada Frutos do Serrado com esses sabores de cipó e raiz de jurandiroba-de-espinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É filial de uma rede do Centro-Oeste (de Goiás, se não me engano). Tem uma loja em Bonito. Fui lá e me esbaldei.

      Excluir
  3. O que se come do jaracatiá é a "polpa", tira-se a casca e dentro tem essa gosma branca, é isso que se come, e não as frutas.

    ResponderExcluir