quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

AS PESSOAS DE 2022

Em 15 anos de blog, eu nunca imitei a revista Time e escolhi quem seria A Pessoa do Ano. Mas este ano vou escolher. É ALEXANDRE DE MORAES, o maior responsável pelo fracasso do golpismo do Edaír e pela sobrevivência da nossa democracia. Certo, ele não agiu sozinho: toda a parte boa da sociedade  brasileira se mobilizou para defenestrar o Bozo, mas o presidente do TSE e ministro do STF teve uma atuação crucial. Tanto que é o primeiro nome a ser mugido pelo gado, que o apelidou de "Xandão" como se isto fosse ruim. Não é. Ruim mesmo é ser derrotado, desistir de governar, silenciar ante o terrorismo e fugir com o rabo entre as pernas.

A outra grande figura do ano foi VOLODOMIR ZELENSKY, que demonstrou uma coragem inesperada para quem se elegeu presidente apenas por ser um comediante famoso. A guerra na Ucrânia ainda não tem um final à vista, mas já sabemos que Zelensky se manterá firme.

A minha lista só inclui gente do bem. Por isto, Putin ou Musk passam longe desse clubinho seleto. A lista de membros de 2022 também inclui:

ANDRÉ JANONES, o inimigo no. 1 do Carluxo
CASIMIRO, o futuro da televisão brasileira?
GABRIEL BORIC, presidente do Chile e expoente da nova esquerda
ISABEL TEIXEIRA, atriz-revelação aos 49 anos de idade
PAULO VIEIRA, engraçado e politizado, a cara moderna da Globo
RICHARLISON, o raro craque da seleção que é legal for do campo
SANNA MARIN, a dançante primeira-ministra da Finlândia
SIMONE TEBET, a maior novidade da política brasileira
VERA MAGALHÃES, ícone da coragem das jornalistas brasileiras
VIOLA DAVIS, a mulher-rei

Ufa, termina aqui a retrospectiva de 2022. Vocês não sabem o trabalho que dão esses posts. Voltamos agora à nossa programação normal.

18 comentários:

  1. E eu disse outro dia aqui que estava curioso para ver qual seria a imagem de capa da retrospectiva 2022. E sim! Ele, o patriotário do caminhão é perfeito para ilustrar o ano que nos foge!

    ResponderExcluir
  2. Eu ri com o nome da Vera Magalhães


    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ri com o nome da Vera e
      da Simone Toba.kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Tony Goes não foge à regra: sabe cutucar, fazendo rir ou chorar de rir. Infelizmente, não pude comentar no blog dele, pois não tenho um (blog), nem estou inscrita para ter. Concordo com a lista "dos melhores" do ano, ou como ele coloca, as pessoas de 2022 (os bons, e subentendido, os canalhas). Se "Xandao" (apelido do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e membro do STF), tivesse se candidatado à presidência, votaria nele. Ô cabra macho! Ele sabe botar ordem nas casas (no TSE e STF), nos salvaguardando de um governo federal acéfalo (em ambos os sentidos). Dá gosto de ver ele falar: direto (não manda recado), nao só pela autoridade que lhe é conferida, mas por saber usá-la. Tamo junto, Goes. Quanto ao restante da lista, tambem! ❤ Em tempo: xô anonimato. Sou Silvia Mendonça é jornalista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente ! Eu não leio....eu Sorvo ❣️ Vc me representa, mas eu seria cancelada se fizesse minhas as suas palavras ! Aliás , eu não tenho esse HD ! Depois eu releio...releio e compartilho no WhatsApp....a dedo!

      Excluir
  4. Você menciona a Vera Magalhães e, na hora, eu lembro do Leão Serva arremessando o celular do Douglas Garcia, no debate dos candidatos ao governo de São Paulo. Pra mim, ele merecia um "hors-concours" nessa lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vera apresenta o Roda Tucana,ops,
      Roda Faria Limer,ops,Roda Morta.

      Simone Toba é novidade na política?
      Novidade é o Gabriel Boric.

      Excluir
  5. VOLODOMIR ZELENSKY, SIMONE TEBET, VERA MAGALHÃES. Faz--me rir, Tony. Tonico está muito viúvo politicamente e jornalisticamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior do que isso,só o Marcelo Coelho
      fazendo crítica de cinema na Folha:
      ainda bem que não está mais no jornal.

      Excluir
  6. Tony, a autobiografia da Viola Davis deveria estar na sua lista quando você foi à Livraria Cultura. É uma leitura incrível. Uma mulher corajosa como atriz que não se deslumbrou e fez algo quase impossível: sobreviveu a uma história familiar miserável financeiramente e moralmente. Ela se ergueu além da dor. Coisa incomum, ao contrário do que uns e outros apregoam como "olha esta superação" para faturar fama ou grana ou ambas. E, de quebra, Viola manda a real sobre o desemprego dos atores, sobre o fato de que uma minoria deles se dá realmente bem, se estabilizando a ponto de poder fazer escolhas. E o retrato que ela faz da discriminação da mulher negra retinta, coisa que ela sabe na pele, e não de ouvir falar, é contundente. Viola é uma maravilha.

    ResponderExcluir
  7. Tony e essa disputa do Oscar de 'melhor atriz em um papel principal', que deve ficar entre Viola e Michelle Yeoh. Qualquer uma que ganhe será apenas a segunda atriz não-branca a vencer um Oscar nessa categoria. Viola poderia já ter levado seu Oscar por um papel principal, em 2021, mas a Academia preferiu premiar Frances McDormand pela terceira vez. Se Viola vencer será a segunda atriz negra a levar, se der Michelle, será a primeira asiática premiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu torço pela Michelle. Também adoro a Viola, mas ela já ganhou uma vez. E periga nem ser indicada este ano...

      Excluir
  8. Quem gosta de Estado Mínimo é quem não necessita dele. Tony já é capaz de reconhecer a existência do racismo, mas ele é um Liberal, né, gente? É Tebet 2026, a candidata da Globe. Lula é a nossa Geni. Agora que salvou a democracia, TACA PEDRA NA GENI! rsrsrsrs
    Pra mim Lula é que é a pessoa do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14:16-Teu texto não é nota 10.
      É NOTA MIL!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Anônimo 30 de dezembro de 2022 às 14:16 - Vc foi irretocável.

      Excluir
    3. Anônimo 30 de dezembro de 2022 às 14:16: Você não passa frio, pois está coberto de razão.

      Excluir
  9. Vc entra na minha lista de pessoas do ano! Pois mesmo com um câncer não deixou de escrever nenhum dia.

    ResponderExcluir