domingo, 13 de novembro de 2022

O QUE É QUE A DIANA TEM

Fiquei todo felizão quando uma das minhas atrizes favoritas, a divina porém ainda pouco badalada Elizabeth Debicki, foi escalada como a princesa Diana da quinta temporada de "The Crown". Agora, então, depois de ter devorado os 10 novos episódios em cinco dias, estou na glória: Debicki é simplesmente a melhor Diana que o cinema, a TV ou qualquer outra mídia já produziram. Além da semelhança física, ela cravou o olhar de baixo para cima que era a marca registrada da falecida lady, assim como a voz quase sussurrante. Talvez seja a única do novo elenco que realmente convença como seu personagem. Dominic West é ótimo ator, mas sexy demais para fazer o príncipe Charles, um dos homens mais sem graça de todos os tempos. E Imelda Staunton incomoda quem vê mais nela uma bruxa de Hogwarts do que Elizabeth II, esquecendo que a falecida monarca numa teve um ar aristocrático. Dito isto, esta temporada tem ótimos momentos, mostrando a decomposição do casamento de Charles e Diana e como o circo armado em torno do casal se tornou ainda mais histérico. A rainha também aparece como uma figura cada vez mais ultrapassada: uma tirana dentro de casa e uma peça de museu para a maioria do público. Mas o filé mignon ficou para a sexta safra, que também será a última: a morte de Diana e o terremoto que quase levou embora a Casa de Windsor. Pena que a história deva parar por ali. Os roteiristas já avisaram que não chegarão ao século 21, ignorando os escândalos do príncipe Andrew e o casamento do príncipe Harry com Meghan Markle. Que pena, porque assunto é o que não falta.

5 comentários:

  1. Tony você o rei dos títulos 😂

    ResponderExcluir
  2. Quem me incomodou no elenco foi o Jonathan Pryce. Eu achava o príncipe Philip a própria imagem de um homem aristocrata, o ator não evoca isso.
    Debicki vai ganhar todos os prêmios, e não vi nada de especial na interpretação da Stauton; se Debicki é a Diana definitiva, Helen Mirren é a rainha.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você sobre o Dominic Nic Nic Nic, ele é sexy demais para o papel, mas discordo sobre a Imelda. Achei que ela ficou tão bem de Elizabeth quanto Clair Foy e Olivia Colman.
    Duas personagens que eu acho que erraram na escalação foram a princesa Margaret ainda na terceira e quarta temporada e a princesa Anne na quinta temporada. Gosto da Helena Bonham Carter, mas ela não tem o glamour da Margaret da vida real, ao contrário de Vanessa Kirby que era pura realeza e sofisticação. Para mim, Helena e Lesley Manville parecem novas ricas.
    Claudia Harrison está totalmente desengonçada como Anne. Gente! Ela deveria ter sido a Margaret nas temporadas anteriores e não a Helena! Ela é parecidíssima com a Vanessa e tem os olhos claros da princesa. Quando ela está em cena eu confundo as personagens, sempre acho que ela é a Margaret.
    Para encerrar: Elizabeth Debicki está um arraso! Mas aquele "vestido da vingança" da série ficou bem feinho heim? Ficou uma cópia barata do original. Poderiam ter caprichado mais nele.

    ResponderExcluir