segunda-feira, 14 de novembro de 2022

ERAM OS PICARETAS ASTRONAUTAS?

Já entrevistei Giorgio Tsoukalos duas vezes. O apresentador de "Alienígenas do Passado", um dos maiores sucessos do History Channel, sempre faz questão de reiterar que não é cientista, nunca estudou nada e não passa de um curioso. Ou seja: é um tremendo picareta. Suas alegações de que "eram os deuses astronautas?", herdadas do uber-picareta suíço Erich Von Däniken, não resistem a um exame mais sério. Agora tomei conhecimento de outro picareta tão grande quanto, o jornalista inglês Graham Hancock. Ele conduz a série "Revelações Pré-Históricas", recém-chegada à Netflix, e tenta provar que existiu uma civilização global e avançada há cerca de 12 mil anos, mesmo que os arqueólogos digam que não. As evidências para essa tese são algumas construções cercadas de mistério, como Göbeckli Tepe, o mais antigo templo conhecido, no sul da Turquia, ou o Serpent Mound, uma enorme cobra feita de terra, no interior dos EUA. Há muita coisa interessante sobre esses lugares: alguns são observatórios astronômicos, apontando para estrelas de diversas constelações, e outros dão eco à memória primordial do dilúvio - que aconteceu mesmo, quando as galerias do hemisfério norte derreteram ao fim da última Idade do Gelo. Mas Hancock não se contenta com isto. Precisa atacar a ciência estabelecida, alegando que ela "se recusa" a mudar uma narrativa consagrada, e tira conclusões de sua própria cabeça (para não dizer do cu). O tom é sensacionalista, com música bombástica o tempo todo, e as conversas com pseudo-especialistas só contribuem para o clima geral de fake news. Uma hora aparece até o Joe Rogan, o podcaster racista e negacionista que é uma das estrelas do Spotify. É uma pena: as ruínas que aparecem na série são mesmo fascinantes e mereciam um tratamento à altura. Mas Graham Hancock parte do princípio de que todo mundo é tão desinformado quanto ele, e bem menos espertalhão.

8 comentários:

  1. Agora, eu até fiquei com vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  2. Só mesmo você para ter saco de aguentar assistir essa turma; De repente, devem ter representantes aqui no Brasil nas manifestações golpistas na frente dos quartéis!

    ResponderExcluir
  3. Uma pena um tema tão fascinante ter esse enfoque sensacionalista..."Eram os deuses astronautas" foi o primeiro livro 'adulto" que li na vida, e um dos raros casos que a tradução do título ficou melhor que o original...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,fake news não é coisa do século
      21-se não sabe,fique sabendo.

      Excluir
    2. Oi??? Afff, cada loka que aparece...

      Excluir
  4. os caras do history channel não passam de uns racistas que não querem admitir que povos não brancos foram mais avançados durante a maior parte da história. agora não existe duvida que o Graham esta certo! vc só precisa ir no museu do homem americano no piaui pra entender que a civilização é muito mais antiga que somos postos a acreditar mas existe uma parte da historia que certos homens querem esconder por motivos obvio tipo sociedades não capitalistas eram melhores e principalmente o mundo foi matriarcal durante milhares de anos.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti só pelos locais mostrados, mas o conteúdo é de uma picaretagem gigante.

    ResponderExcluir