quinta-feira, 20 de outubro de 2022

MATO GROSSO DO LESTE

Na sua coluna da semana passada na Folha, o cientista político Mathias Alencastro lança o conceito de "Mega-Centro-Oeste", que não se restringe apenas a Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O crescimento da importância do agronegócio na economia brasileira expandiu a região culturalmente, além de aumentar seu peso político. Hoje boa parte do estado de São Paulo integra esse Centro-Oeste "espiritual": ficam de fora a região metropolitana, o litoral e, talvez, o Vale do Paraíba. O resto é uma espécie de Mato Grosso do Leste, focada na agricultura (apesar das ótimas universidades, que produzem conhecimento de ponta), conservadora nos costumes e - blargh  - fã de música sertaneja. É esse puxadinho matogrossense que está prestes a eleger o carioca Tarcísio de Freitas, um desconhecedor dos problemas do estado e ponta-de-lança do birolismo. Tarcísio tem fama de bom tecnocrata, e minha única esperança é que ele faça um governo não-ideológico no caso do Bozo não se reeleger. Caso contrário, fodeu.

19 comentários:

  1. Não o conhecia antes do Bolsonaro e me parece ser um cara mais técnico, não se envolveu nessas patacoadas pretensamente ideológicas dessa turba. Torço para que faça um bom governo mesmo se Lula for eleito. Só de impedir que um desqualificado como Hadad se eleja já é um bom começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcísio se envolveu em patacoada sim, aderindo à pauta de costumes e pegando pesado com os evangélicos. Também andou falando em tirar as câmeras dos policiais, algo que ajudou a salvar vidas do próprios policiais. Mas quero crer que, na ausência do Bozo, ele se emende.

      Agora, você pode não gostar do Haddad, mas desqualificado ele não é não. Já viste o currículo dele? Impressionante. Googla aí.

      Excluir
    2. Toninho,o Tarcísio vai fazer do governo
      de SP uma trincheira bozista contra o
      Lula.Não duvido se o Mário Frias for o
      secretário da Cultura dele.

      Excluir
    3. O Celso Pitta também tinha um currículo impressionante e foi aquilo. O que isso prova? O Hadad foi um prefeito incompetente que perdeu em TODAS as regiões da cidade quando tentou a reeleição e que não trabalhava. A sua experiência executiva mostra sim que ele é desqualificado. Ele repassou a fake news de que o General Mourão foi o torturador do cantor Geraldo Azevedo quando ele ainda era um adolescente. Era só ver a data de nascimento dele para não passar vergonha. Tem patacoada maior do que essa?

      Excluir
    4. Aquela eleição de 2016, no auge do lavajatismo e impeachment, foi atípica. Tanto que o Haddad ganhou com folga os votos na capital agora em 2022. O Haddad fez um bom governo na prefeitura: corredores de ônibus (quem anda de busao sabe a diferença), abriu a paulista aos domingos, tornando a cidade mais humana, e outras coisas. Agora diz aí qual foi a marca do doria/covas? O q eles fizeram, além de recapear todas as ruas na véspera da eleição de 2020?

      Excluir
    5. 14:36 disse tudo-comparar Haddad com
      um pau-mandado do Maluf é o cúmulo
      da burrice e da jumentice,mesmo.

      Excluir
    6. O problema do Haddad é que ele não ganha em SP depois de tanta KHada na capital. Mas eleger o Tarcísio é apagar fogo com querosene.

      Excluir
  2. Acho a comparação injusta com o MS, o melhor dos 3 estados do CO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MS não se salva enquanto o povo
      de lá continuar votando na direita....

      Excluir
  3. As chances do merda virar tão aumentando...A militancia de propaganda está mirando nos alvos errados, Lula indo "meio" mal nos debates... Se o inominável virar em MG fudeu! Me de palavras tranquilas Tony Goes

    ResponderExcluir
  4. Ter cinco mestrados e três doutorados não fazem um bom administrador, muito pelo contrário. Haddad é um teórico boa praça cheio de boas intenções, mas absolutamente incompetente. O Tarcísio é um engenheiro mão-na-massa treinado para encontrar soluções. A surra em São Paulo vai ser uma covardia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei....o Tarcisinho vai transformar a TV
      Cultura numa nova Jovem Pan-já estou
      antecipando o que o Tony vai escrever
      aqui em 2023.kkkkkkkk

      Excluir
    2. Anônima 20 de outubro de 2022 19:54 - Você é burra ou mal caráter? Ninguém sabia quem era esse Tarcísio. Quais os feitos dele? Só bateu o martelinho sorrindo (com riso de hiena) vendendo nossas estatais.

      Excluir
  5. Trabalhei no gabinete do Haddad. Gostava dele, mas tinha dó de ver todo mundo rindo por trás, ele é muito lerdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo que ria dele apertou 17
      gostosinho em 18.Uns FDP,com certeza.

      Excluir
  6. Moro em Goiás, sei bem como é... Porém fico pensando que as pessoas votam pq elas querem, os fazendeiros produtores de soja podem apoiar Bolsonaro e os cantores sertanejos tbm, eles tem grana... O que eu não entendo e a população das cidades votarem no interesse desse pessoal, como se tivessem o mesmo estilo de vida. Obs: não tem!
    Nick

    ResponderExcluir
  7. Quando Bolsonaro perder, Tarcísio vai oferecer um carguinho para ele em SP.

    ResponderExcluir