quarta-feira, 5 de outubro de 2022

CABELO, CABELEIRA, CABELUDA, DESCABELADA

Saiu hoje um vídeo com dezenas de atrizes, cantoras e ativistas francesas cortando mechas de seus próprios cabelos em apoio ao movimento das mulheres iranianas pela não-obrigatoriedade do uso do véu. Identifiquei várias das minhas queridinhas - Juliette Binoche, Marion Cotillard, Isabelle Adjani, Isabelle Huppert, Charlotte Rampling, Laure Calamy, Jane Birkin... - mas tem outras tantas que eu nem faço ideia de quem sejam. No final há uma lista (longa) de todas as participantes.
Enquanto isto, no Irã, garotas adolescentes vaiam e expulsam de suas escolas os enviados pelo regime para convencê-las a se submeter. O vídeo acima registra um desses incidentes, mas houve vários outros. Mesmo com mais de 130 mortos, os protestos não param: será que dessa vez os aiatolás pelo menos não dão uma liberadinha? E justo numa coisa tão boba, a liberdade de mostrar o próprio cabelo. Se fosse aqui no Brasil, talvez tivéssemos Damares ou Cássia Kis defendendo o "direito" das mulheres serem oprimidas. Quem sabe, em 2023?

2 comentários:

  1. Charlotte Gainsbourg e a mãe💛

    ResponderExcluir
  2. Grande merda, deveriam liberar grana e pressionar politicos e politicos e cade as atrizes americanas? preocupadas com seus umbigos;;;;

    ResponderExcluir