quarta-feira, 21 de setembro de 2022

RASGANDO O VÉU

Eu achei que os protestos contra as eleições roubadas de 2009 iriam derrubar o regime dos aiatolás no Irã. Achei que a Primavera Árabe de 2011 daria certo... Ou seja, eu sou um puta dum ingênuo. Um pé frio que ainda acredita na bondade humana. Mesmo com esse histórico lamentável, estou cautelosamente otimista com os protestos que vêm rolando no Irã e adjacências contra a obrigatoriedade do uso do hijab. O estopim foi a morte de uma moça nas mãos da polícia religiosa, presa por não usar o véu em público. Parece que o "país persa", como a Folha gosta de chamar, finalmente chegou à encruzilhada. Há toda uma classe média educada que só conheceu a ditadura islâmica, mas que viaja para o exterior e gosta de uns bons drinks. E há o interior atrasadão, onde mulás corruptos impõem o terror. Esse Irã arcaico está no poder desde 1979, mas não será eterno. Os véus estão caindo. O que mais cairá?

9 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Sei lá, vai que aparece de novo fotos de algozes colocando corda no pescoço de gays...ou atirando -os do alto de edifícios. A ignorância é um mal endêmico

    ResponderExcluir
  2. Tony,

    A prisão (e subsequente morte) nem foi por não uso do véu, meu caro. Foi por mau uso. As moçoilas modernas de Teheran fazem um coque alto e para tras e pregam o véu nele, no limite do "quase caindo mas ele ainda esta aqui", com metade da cabeça a mostra. A policia de costumes enlouquece com isso e de vez quando resolve levar umas para dar exemplo. Deu no que deu.

    O que mais me impressiona é que algumas partes das comunidades muçulmanas (de paises no qual o véu nunca foi um habito universal, tipo Tunisia, Marrocos, Turquia) que cresceram na Europa parecem seguir o caminho inverso. A influência do golfo é clara. Esses dias eu cruzei com um cara garota (uns 20 anos) com o marido, ela coberta da cabeça aos pés por um tchador rosa + testeira para não deixar um fio sair e ele... de t-shirt e short de moleton très moulant onde claramente dava para ver você-sabe-o-que. Moralidade e bons costumes para as mulheres, claro.

    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que eu vejo uma mãe de niqab com uma filha pequena usando qualquer coisa que uma criança deveria estar usando me dá uma pena de pensar que um dia ela vai ter essa liberdade arrancada.

      Excluir
    2. Isso é o que vc mais vê nesses condomínios que se ergueram na região próxima ao centro em São Paulo.
      G-

      Excluir
  3. Todo mundo tem coragem de protestar... até a polícia abrir fogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma,o Lula e o Putin vão botar a
      culpa na OTAN,com certeza.

      Excluir
    2. Anônima 22 de setembro de 2022 12:37 - E o PT? E o Lula?... Quase 2032 mana, se atualize.

      Excluir
    3. Se atualize,02:26-Lula diz que Mijair
      é genocida,mas é parça dos aiatolás
      e do Putin-é o topa tudo por dinheiro
      pra Abravanel nenhum botar defeito.

      Excluir


  4. Iran's President cancels interview after Amanpour refuses head scarf demand
    https://youtu.be/yZxTzMhsgNg

    ResponderExcluir