quinta-feira, 8 de setembro de 2022

A COROA

Achei que a rainha Elizabeth II iria passar dos cem anos. Ela não só tinha à disposição o melhor atendimento médico do mundo, 24/7, como também ótimos genes - sua mãe viveu até os 104. Mas, na hora em que eu soube que os príncipes estavam todos indo para Balmoral, ficou claro que a rainha tinha subido no telhado. Como todos os leitores deste blog, eu também não conheci nenhum outro monarca britânico. Passei por vários papas, presidentes e ditadores, e nesse tempo todo Lilibeth estava lá, impávida. Sem ter sido educada desde o berço para reinar, ela foi praticamente impecável. Cumpriu com graça, aparentando não fazer esforço nenhum, a missão de ser uma super-embaixadora do Reino Unido. Já fui mais fã da monarquia do que sou hoje - a série "The Crown" me fez perceber que os Windsor são uma família mafiosa - mas tinha a maior simpatia por Elizabeth. Talvez eu tenha sucumbido ao seu charme de pessoa comum. Ela não ostentava o ar aristocrático e inatingível de sua avó, a rainha Mary. Puxou a mãe, que tinha um aspecto tão plebeu que Edward, o duque de Windsor, dizia que era "cara de cozinheira".
Agora Charles não é mais príncipe, é o rei Charles III. Chegou-se a especular que ele adotaria o nome de George VII, uma possibilidade do protocolo - George é um de seus nomes próprios, e o nome Charles é considerado de mau agouro para um monarca britânico. É a pessoa mais velha a subir ao trono no país, e sua popularidade passa longe da que sua mãe desfrutou a vida inteira. Camila, coitada, vai ser apenas rainha consorte, um título pouco usual para a mulher do soberano. O novo reinado irá durar muito? E a monarquia, vai até quando? Num século woke, não há mais lugar para privilégios hereditários. Tampouco há uma nova Elizabeth no horizonte, por mais que Kate Middleton se esforce. A coroa se foi, e a Coroa talvez também se vá em breve.

21 comentários:

  1. E, apesar de tudo, a série The Crown ainda preservou a imagem dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Peter Morgan assumiu que a série é uma homenagem a ela; vc percebe que todo mundo ao redor dela é falho, ela, porém, é de uma retidão sobre-humana.

      Excluir
  2. Se a a monarquia sobreviver ao reinado do Charles, nada mais derruba ela.

    ResponderExcluir
  3. Mas rainhas consortes não foram todas elas, esposas de soberanos, independente do sangue real? A mãe de Elizabeth foi uma rainha consorte, assim como Ana Bolena e Catarina de Aragão. Não?
    A Camila saiu no lucro visto que até pouco tempo nem rainha ela seria, tudo indicava que apenas princesa consorte seria seu título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camilla é a marquesa de santos britânica... ainda que oa ingleses mais polidos não abram a boca, ela será sempre lembrada como a "whore" que matou a Princesa Diana, assim como a Leopoldina foi morta pela tal domitila. A diferença é que a inglesa teve sucesso e será rainha.. uma rainha prostituta, mas uma rainha... com r minúsculo mesmo.

      Excluir
  4. não sei o que dizer. Vi Charles uma vez na St Pauls Cathedral

    ResponderExcluir
  5. Consorte é adjetivo que se aplica a todo cônjuge de monarca que não está na linha de sucessão. A Rainha-Mãe era rainha consorte. O Príncipe Philip nunca recebeu o título de rei, mas teria sido rei consorte caso tivesse sido agraciado pela Rainha com o título. Camilla não era muito popular e havia certa relutância em dar-lhe o título de rainha, achavam que ela poderia se tornar princesa ou duquesa no máximo. Mas a Rainha ainda em vida expressou seu desejo que Camilla fosse rainha consorte e teve apoio da população; Camilla deve ser coroada junto com o Rei Charles dentro de um ou dois anos quando expirar o período de luto pela morte da Rainha.

    ResponderExcluir
  6. A monarquia já deveria ter acabado! Um monte de ouro roubado de outras nações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me diga,tia!Quer nossa porcaria
      da República Imbrochável?Ridícula....

      Excluir
    2. Ridícula é a senhora que fica pagando pau para algo que vc nem entende.

      Excluir
    3. 12:59-Você paga pau pra República
      Bananeira??????Você nem entende.

      Excluir
    4. Anônima 9 de setembro de 2022 13:45 - Quem está pagando pau pra República Bananeira?

      Excluir
  7. A mãe dela viveu até os 101 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo, podemos prever que o novo rei deve permanecer no poder por mais uns 20-30 anos.

      Excluir
  8. "Dreaming of the Queen
    Visiting for tea
    You and her and I
    And Lady Di"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Queen said: 'I'm aghast
      Love never seems to last
      however hard you try'
      And Di replied that

      There are no more lovers left alive
      No one has survived
      There are no more lovers left alive
      and that's why love has died
      Yes, it's true
      Look, it's happened to me and you…

      Excluir
  9. Austrália e Canadá só estavam esperando sua morte para virarem repúblicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só no dia em que o P****** ganhar
      o mundial-ou,o bi,se preferirem.

      Excluir
  10. O mio Babbino Caro
    As loas cantadas por Carlinhos Brown a essa mulher, só fez ressaltar toda pilhagem que ela consentiu mundo afora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diga aí uma das pilhagens que ela consentiu, porque eu não sei de nenhuma.

      Excluir