quarta-feira, 27 de julho de 2022

VOLVERÉ Y SERÉ MILLONES

Li "Santa Evita" no réveillon de 1996 a 1997, na Samambaia, a fazenda da família dos meus irmãos mais velhos em Petrópolis (irmãos por parte de pai - eu nunca os chamei de meio-irmãos). O livro de Tomás Eloy Martínez conta as aventuras do cadáver de Evita, que passou por mil peripécias antes de ser finalamente sepultado no cemitério da Recoleta em Buenos Aires. É uma história hipnotizante, que me deixou ainda mais fascinado pela ex-primeira-dama argentina, e serviu de esquenta para o filme com Madonna que estreou no Brasil meses depois. Imagine então a minha trepidação quando minha irmã me chamou para dar uma espiada no livro de visitas da Samambaia. Lá estavam elas, todas pimponas: as assinaturas de Juan Domingo e sua mulher Eva Maria Duarte de Perón, em algum momento do final dos anos 40 (o avô dos meus irmãos era um rico armador que, a pedido do governo, recebia muitos convidados internacionais). La señora continua voltando, de milhões de maneiras diferentes. Ontem, o dia em que se completaram 70 anos de sua morte, a plataforma Star+ lançou a minissérie "Santa Evita", que é mais do que uma adaptação do livro. Ela também conta a incrível trajetória da garota bastarda que se tornou a mulher mais poderosa da América Latina. Eu gosto muito da Natalia Oreiro, uma das melhores atrizes da Argentina, mas acho que ela tem um porte aristocrático demais para o papel. Evita era uma mulher do povão, de cara gorducha e meio vulgar, mas toda produção dos nossos hermanos sobre ela escala atrizes hiper glamurosas para encarnar essa personagem lendária. Isto não impede que "Santa Evita" seja uma óitma série, dessas que a gente liquida em três dias no máximo. Hoje cheguei ao episódio que eu mais esperava: o da poupée. Quem leu o livro sabe do que eu estou falando. Mais não conto, para não dar spoiler.

16 comentários:

  1. ‘Ar aristocrático’ Tony seu classismo é bizarro! Vc pode me contar o que é isso ar aristocrático? A Evita era a mulher mais gostosa de sua época impecavelmente elegante e de rosto lindo! Lindo não perfeito! Lembra que vc falou que o Marcelo Oderbretch tinha cara de pobre? Vc tem ranço de qq pessoa que não tenha sido um vagabundo explorador dono de escravos! E a Marielle Franco tinha cara de que?!!! De empregada? Por isso sempre preferi morar na Europa mesmo em um país elitista e racista como a França não se tem esse preconceito mas é muito diferente por motivos HISTÓRICOS em Amsterdã ou Londres onde esse preconceito babaca não existe AT ALL porque alguém como a Naomi Campbell surgiu na Inglaterra e não no Brasil? Não temos negras bonitas aqui? e até mesmo nos Estados Unidos. Lembra quando uma negra linda ganhou um concurso de beleza e a Gisele com aquele rosto feio e corpo bizarro muito magra com peito de sílica mal feito ficou em segundo racistas como vc tiveram que fazer dela uma estrela pra passar um argue defender um ideal racista? O QUE SIGNIFICA CARA DE POBRE? Ou vc não sabia que o REI DO CONGO (oi realeza de verdade) foi escravizado e trazido pro Brasil. Vc conhece algum dono de capital que seja realmente culto além de saber usar talheres que hoje em dia todo mundo sabe? Se fosse por pessoas como vc ainda estaríamos no feudalismo. VOCÊ É TOSCO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi nada de mais no comentário do Tony. Você está despejando uma raiva acumulada em cima da pessoa errada.

      Mas devo concordar com o final: a elite brasileira não tem um pingo de cultura. É vergonhoso

      Excluir
    2. 22:47-Teu textão de Facebook É UMA
      PORRALOUQUICE.Vai lavar roupa.

      Excluir
    3. Anônimo 22. 47 vc deve ter cara de pobre, por isso sua mágoa! Pior se além da cara , vc tb ser... aí fudeu!!!

      Excluir
    4. 15:40-Você tem cara de de quê?DE
      BUNDA?Você não mora em Paris,
      mora na Rocinha.Ah,a Jojo Todinho
      é linda,segundo o Pinóquio.kkkkkkk

      Excluir
    5. Calma meu jovem, o Tony é um reizinho!!!
      Mas esse seu questionamento: "porque alguém como a Naomi Campbell surgiu na Inglaterra e não no Brasil?" é interessante e vc poderia destrinchá-lo melhor se não mirasse a arma para o lado errado.
      Ah, e Naomi tem um porte aristocrático!

      Excluir
    6. Nossa... comentário da bicha whitewashing os horrores do colonialismo europeu. Guiana e Suriname choram.

      Excluir
    7. Na França tem racismo só que ela não acha que raça existe então não computa raça...logo não temos como ter dados sobre ele. Mas viva Foucault e Bourdieu né? E a masturbação para ambos.

      Excluir
    8. A mídia brasileira sempre promoveu que ser branco é melhor que ser negro! Xuxa paquitas Gisele a criança brasileira tinha que aprender desde cedo pra ficar mais fácil matar os negros. A Naomi pode ter um ar aristocrático mas veio do sul de Londres pra mim a Iza também tem um ar sofisticado, e importa da onde a pessoa veio? Isso é um classismo burro que só atrasa nossa sociedade. JOÃO a mulher do cônsul francês em SP que era uma negra da Martinica já dizia o Brasil é o país onde sofri mais racismo, até mesa em restaurante ela foi recusada A MULHER DO CÔNSUL PUTA QUE PARIU!!! Bora mudar esses preconceitos? Tony comece por você, de um rolê na favela do vidigal e veja quanta gata elegante! Leve uma câmera de filme antiga e barata e depois revele as fotos das mais lindas. Anônimos racistas: QUAL O PROBLEMA DE MORAR NA ROCINHA? Posso saber? E o que é cara de pobre mesmo? Alguém pode me explicar novamente

      Excluir
    9. Querido, não precisa trazer o Brasil à tona numa comparação desproporcional. A questão é que a França colonizou, patrocinou um sistema de escravidão e tráfico de escravos, que resultou nas grandes desigualdades raciais e sociais que vários países, Brasil incluído, vivem. Você já leu os livros do Laurentino Gomes? Acho que ele faz um bom trabalho em trazer uma linguagem acadêmica, com fontes robustas, para o público geral. Vale a pena. Óbvio que existe racismo no Brasil. O que é bizarro é um país europeu desenvolvido apagar da sua população a categoria raça, de modo a NÃO enfrentar o preconceito que existe lá. Não só isso, mas a França deveria PAGAR pelos seus crimes contra a humanidade, ao lado de Portugal, Espanha, Holanda, Reino Unido, dentre outros. Neste último, AO MENOS, existe uma visibilidade pessoas negras e uma discussão sobre racismo que a França maravilhosa tenta evitar. Vou deixar aqui o maravilhoso vídeo do Trevor respondendo uma carta de um diplomata francês que ficou putinho por conta dos comentários sobre a africanidade da seleção francesa. É esse o nível. https://www.youtube.com/watch?v=COD9hcTpGWQ

      Eu respeito quem migra e acha seu novo lar melhor. Ótimo. Mas não venha dizer que tá tudo bem. Porque não tá.

      Excluir
    10. João os franceses são muito racistas mas nem se comparar com o Brasil ! Eu não sei o que acontece aqui pois além de tudo somos micigenados então...

      Excluir
  2. Anônimo 22.47 na França não existe racismo?kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tony, Santa Evita é sensacional. Até Garcia Márquez disse que gostaria de tê-lo escrito. Igualmente sensacional é o livro, do mesmo autor, "Romance de Perón". Também daria uma fantástica mini série. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. As yags do blog se revoltaram com a anônima 27 de julho de 2022 22:47. Tony nem ligou.

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Sabe gente é tanta coisa pra gente saber

    ResponderExcluir
  6. Terminei hoje a série e amei, 10/10. Agora quero o livro

    ResponderExcluir