quinta-feira, 7 de julho de 2022

AO VIADEIRO DO FADO

Meu, como eu estava com saudade de ir num lugar onde só tem viado. Dois anos e tanto de pandemia, mais o tratamento que me diminuiu a imunidade, me afstaram do meu habitat natural. Hoje matei parte dessa saudade, porque fui ao show do Fado Bicha na Casa Natura Musical. Sim, havia algumas mulheres na plateia, inclusive umas héteras que falavam alto e não prestavam atenção no palco, as sacrílegas. Mas 95% eram rapazes, nenhum com menos de 30 anos - o fado dá uma selecionada. O show em si foi curto, simples e potente. Sem nenhum cenário, mas com uma iluminação precisa, o vocalista Lila Fadista e o guitarrista João Caçador tocaram quase todas as músicas do ótimo album "Ocupação", além de singles mais antigos como "A Mulher do Fim do Mundo" e "O Namorico do André". Mais politizados do que quase toda a cena queer da música brasileira (a exceção é Linn da Quebrada), os tugas fizeram uma estreia digna em terras brasileiras, com sua mistura ousada de fados tradicionais, rock, eletrônica e letras arreganhadamente ativistas. Este ano concorreram no Festival da Canção, que escolhe o representante português no Eurovisão (como se diz por lá). Não venceram, mas é só questão de tempo. O maior viadeiro do mundo é o habitat natural deles.

6 comentários:

  1. E viva a viadagem!!!

    1- O que vc acha da situação do Manoel Soares no Encontro?
    2- Vc assiste Stranger Things?
    3- Vc está ouvindo A Mulher da Casa Abandonada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Acho correta. Ele ainda não tem tempo de carreira nem cancha para segurar um programa sozinho, mas vai crescer muito. Só que a Globo errou ao anunciar que ele e Patrícia Poeta teriam peso igual, e só na estreia vimos que o programa se chama apenas "Encontro com Patrícia Poeta".

      2) Assisti às duas primeira temporadas. A primeira eu adorei a segunda me enfastiou. Tive que ver uns trechos da quarta para escrever sobre a trilha sonora para a Folha.

      3) Ainda não, mas vou ouvir. Todo mundo está comentando.

      Excluir
    2. Pior,nem botaram o Manoel na chamada
      do programa da Patrícia-pra uma TV que
      tem a Maju Coutinho e a Glória Maria....

      Excluir
  2. Infelizmente agora é bom se afastar de lugares só de viado...as pessoas não estão levando monkeypox a sério. No Brasil de Bolsonaro, não será levada a sério. Ontem amigos meus se vacinaram em Washington. São duas doses!
    É a hora de desinstalar o Grindr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os viados bolsonetes? São insuportáveis! E sim, eles ainda existem.

      Excluir
  3. O João, além de um piteu tbm é um ótimo cantor. Antes de entrar no projeto Fado Bicha , ele cantava um fado mais pro tradicional: https://www.youtube.com/watch?v=imYOvb8L6vg

    ResponderExcluir