sexta-feira, 10 de junho de 2022

NARIZ GRANDE É PARA OS FRACOS

"Cyrano de Bergerac" já foi tantas vezes montado no teatro e adaptado para o cinema que parecia difícil dar um novo twist ao herói romântico de Edmond de Ronstand. Mas o diretor Joe Wright deu, ao escalar Peter Dinklage para o papel. Afinal, quem precisa de um nariz gigantesco quando se tem menos de um metro e meio de altura? Além de ser ótimo ator, o Tyrion de "Game of Thrones" ainda canta surpreendentemente bem - sim, esta nova versão, ainda por cima, é um musical. Rodado em Siracusa, na Sicília, e ambientado no século 18, o filme tampouco é fiel a vários detalhes do texto original. Mas a essência está lá: Cyrano, hábil na espada e nas palavras, empresta sua verve romântica para o belo porém oco soldado Christian escrever cartas que irão enlouquecer a bela Roxanne, amada por ambos. A primeira meia hora é fantástica, cheia de rompantes e coreografias empolgantes. Mas aí o triângulo amoroso cai num certo ramerrão, e o ritmo só se recupera na reta final. Peter Dinklage concorreu ao Globo de Ouro e perdeu a indicação ao Oscar para Javier Bardem. Merecia ganhar: além de fazer história, ainda traria a vantagem de que não conseguir estapear ninguém que o ofendesse durante a cerimônia.
Procurando por mais Cyranos nas plataformas, dei de cara com um filme que eu até sabia qe existia, mas não tinha me dado conta do que era. "Cyrano, Mon Amour", disponível na Amazon Prime Video, é a versão para o cinema de "Edmond", uma das peças que eu vi em Paris. O diretor é o mesmo Alexis Michalik que escreveu e dirigiu o espetáculo no teatro. No longa ele também interpreta Georges Feydeau, amygo e ryval de Edmond de Rostand. O cara é uma espécie de Miguel Falabella francês, com vários sucessos simultâneos nos palcos parisienses.

2 comentários:

  1. "Merecia ganhar: além de fazer história, ainda traria a vantagem de que não conseguir estapear ninguém que o ofendesse durante a cerimônia."
    😂😂😂😂😂😂😂😂😂
    Pq eu amo o Tony, mesmo ele sendo um escrotinho?

    ResponderExcluir
  2. Caramba Tony, larga de ser escroto "Merecia ganhar: além de fazer história, ainda traria a vantagem de que não conseguir estapear ninguém que o ofendesse durante a cerimônia."

    ResponderExcluir