segunda-feira, 20 de junho de 2022

LA NUEVA ORDEN

Quando você agradece a um colombiano por qualquer coisa, ele costuma responder com "a la orden" (às ordens). No outro sentido da palavra, a ordem na Colômbia mudou neste domingo. A vitória de Gustavo Petro e Francia Márquez nas eleições presidenciais são um marco na história do país, que nunca teve um governo de esquerda, e na de toda a América Latina. A Colômbia é um país grande, rico, populoso e profundamente desigual. O que acontece lá repercute em toda a região, inclusive por aqui. O Edaír ficou ainda mais nervoso, e com razão.

Ainda bem que não houve tumulto por causa do resultado, coisa que muitos temiam. O palhaço do Rodolfo Hernández me surpreendeu ao admitir a derrota com elegância, sem questionar o sistema eleitoral nem convocar seus apoiadores às ruas. Já pensou se a moda pega?

O voto da garotada teve um papel crucial, assim como terá por aqui. Desconfio também que, tal como Boric no Chile, Petro ganhou uma forcinha do Biroliro. Chilenos e colombianos não querem mais um aventureiro no poder, querem soluções viáveis para problemas reais. O desgoverno brasileiro assustou nossos vizinhos. Quem diria, hein? O patife do Bozo se tornou o grande cabo eleitoral da esquerda. Bem feito.

7 comentários:

  1. Eu tenho muitos receios da esquerda da América Latina, veias muito populistas, autoritárias, pouco moderna e claro, não sabem fazer contar (não sabem respeitar o teto de gastos). Falo isso como alguém de 20 anos; prefiro a esquerda europeia...PORÉM, pior que a esquerda latino-americana é a direita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato.. qualquer coisa é melhor que essa direita brasileira vulgar e LESA PATRIA que só pensa em rapinar o país o mais rápido possível e se mudar para Miami e paraísos fiscais (e recentemente Dubai :/)

      Excluir
    2. Teto de gastos é coisa de gente que tem
      nojo de povo e dá a bunda pra banqueiro....

      Excluir
    3. Nem um nem outro... Somente lei que pode ser revogada. Ela trouxe os benefícios que diziam que ela iria trazer? Disseram que ela não ia cortar orçamento pra saúde e educação, foi isso que aconteceu? A LRF existe para não permitir abusos orçamentários, precisávamos do tal teto? Completamente equivocado nessa frase "não sabem fazer contar (não sabem respeitar o teto de gastos". Se fosse desse jeito os governos PT teriam os piores indicadores econômicos e sociais e não foi isso o que aconteceu...
      Nick
      Nick

      Excluir
  2. O biroliro é o maior cabo eleitoral da esquerda, inclusive do próprio Lula.

    ResponderExcluir
  3. E sem contar o detalhe histórico de ter uma mulher negra na vice presidência,adorei a vitória do Petro que já tem experiência de ter sido um bom prefeito em Bogotá, espero que ele possa fazer políticas de integração social bem similares as que Lula fez no Brasil, com ações afirmativas para a população negra, ele tem a vantagem de ter uma vice negra para liderar isso e programas de transferências de renda como o Bolsa Família.

    ResponderExcluir