terça-feira, 10 de maio de 2022

MARILYN MONROE NO MULTIVERSO DA LOUCURA

Hoje o mundo inteiro ficou embasbacado com o preço que o retrato de Marilyn Monroe por Andy Warhol atingiu num leilão: 200 milhões de dólares, cerca de um bilhão de reais. É o valor mais alto alcançado por uma obra produzida no século 20. "Ãin, mais alto do que Picasso?" Acontece que as grandes telas do espanhol, como "Guernica" ou "Demoiselles d'Avignon", não estão à venda. E Warhol, foi, sim, um dos maiores gênios das artes plásticas de todos os tempos. Ainda tá achando caro? Duzentos milhões de dólares foi quanto custou a produção do filme "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura". O mais recente opus da Marvel gerou centenas de empregos e deve render muito mais do que isso nas bilheterias globais. Agora, em termos puramente artísticos, vai dizer que vale mais que o retrato da Marilyn?

15 comentários:

  1. Ah, Tony! Para, porra...
    Qq estudantezinho de artes plásticas nesse Brasilzão afora reproduz esse quadro, enquanto performa o personagem de Daniel Day-Lewis em Meu Pé Esquerdo!
    😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que torna uma obra de arte importante não é a dificuldade de execução, seu leigo. Agora só falta você dizer que não compraria porque não ficaria bem na sua sala.

      Excluir
    2. Vai ver é dessas bees que preferem Romero Britto.

      Excluir
  2. Respeito a Pop Art do Warhol, mas ainda acho que a maior contribuição dele foi dar projeção ao Velvet Underground, e, consequentemente, a Lou Reed e John Cale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy Warhol está entranhado na nossa cultura, faz parte do nosso tecido cultural de tal forma que fica mesmo difícil perceber o poder de sua influência. Só isto já agrega um valor inestimável. E agora, em tempos de loucuras símias de NFTs, esse preço funciona até como uma forma de justiça tardia.

      Excluir
  3. Nunca fui muito fã de Warhol...sem paciência para quem é muito celebridade em vida. Gosto de artistas com vida difícil, trágica, incoerente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAI VER DATENA E SIKERA,
      JOÃO TONTÃO.....

      Excluir
    2. Olha o bullying, hein! É obrigado gostar de Warhol? Não conhecia esse decreto...

      Excluir
    3. João,Warhol é gênio.Só os trumpistas
      e reaças em geral não gostam dele.

      Excluir
  4. Tony vi ontem a noite o filme TUK TUK,pérola perdida na netflix e estou até agora chapado... lindo, delicado, comovente e necessário, assista e comente por favor... abraços

    ResponderExcluir
  5. Tenho um ranço tão grande de Warhol que não consegui nem assistir ao Diaries dele na Netflix. E olha que assisto quase qualquer viadagem de Ryan Murphy (exceção à Glee, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carluxo,cultura pra você é sertanojo
      universitário.E esse termo "viadagem"
      é bem a tua cara-de nazistinha filho
      da puta que você é.Xô!!!!!

      Excluir
    2. Sai, lacrador de twitter, vai generalizar na casa do caralho. Chegando lá procura terapia pra descobrir o motivo de estar se doendo tanto por um pernóstico que provavelmente te desprezaria por endeusá-lo. E eu uso viadagem quando quiser, a palavra já foi despejorativizada por aqui há muito tempo e tenho lugar de fala - sou Viadão, com V maiúsculo de Vai procurar rola.

      Excluir
  6. O Mio Babbino Caro
    Há muito tempo o valor de uma Obra de Arte, não é baseado em Arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mio Bambino Barato
      O quadro que é mostrado no texto é arte.
      O resto é papo de bicha afetada que acha
      que o Olavo do Caralho é cultura.

      Excluir