sábado, 14 de maio de 2022

BOLSA NOVA

O prédio circular da Bolsa de Comércio de Paris, que data da segunda metade do século 19, nunca esteve aberto para visitação nesses anos todos em que eu frequento a cidade. Mas, em 2017, a prefeitura parisiense comprou o imóvel por 86 milhões de euros, para transformá-lo num museu. Muitas reformas e uma pandemia depois, a Bourse de Commerce - Collection Pinault abriu as portas em maio de 2021. Como o próprio nome diz, o lugar serve para expor a interminável coleção de arte do bilionário francês François Pinault, dono do Magasin Printemps e do grupo Kering, que controla grifes de luxo como Gucci, Yves Saint-Laurent e Alexander Mc Queen. Ah, sim, e sogro das Salma Hayek. O museu não tem acervo fixo. Estão sempre em cartaz algumas exposições temporárias, focadas em artistas da coleção. A grande atração do momento é o escultor americano Charles Ray, de quem eu nunca tinha ouvido falar. Saí de lá fã do cara.

Do lado de fora já havia uma escultura de Ray: um homem montar a cavalo, que de longe eu achei que era uma estátua viva. Lá dentro, muitos homens e rapazes esculpidos em mármore branco, vários deles nus. Meu gaydar apitou. Não tinha uma única estátua de mulher... As suspeitas foram confirmadas quando chegamos a uma sala com um viso na porta: "a obra exposta aqui pode abalar pessoas sensíveis".  E pode mesmo. "Oh, Charley, Charley, Charley..." é uma obra de 1992 que mostra uma orgia entre uns oito garotos, todos iguais de rosto e de corpo. Não vi ninguém desmaiando.

7 comentários:

  1. Marido, não sogro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sogro. A coleção é do François Pinault, que tem 86 anos. O filho dele, François-Henri Pinault, de 59 anos, é que é casado com a Salma Hayek.

      Excluir
  2. Vejo que a viajem está sendo ótima! Muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe um dia alguém expõe essa obra em algum museu daqui.

    ResponderExcluir
  4. billionarios odeio eles, o mundo seria melhor se eles não existissem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 07:54-Você não gosta de arte mesmo-
      só de funk e sertanojo,otário.

      Excluir
    2. olha o pobre de direita ai gente senhor explorado que defende explorador porque gosta de dar o cu

      Excluir