sexta-feira, 1 de abril de 2022

O MELHOR FILME DO MUNDO

Que delícia que é "A Pior Pessoa do Mundo". É o melhor filme de todos os tempos, pelo menos nesta semana. Uma comédia romântica com pitadas dramáticas cujo argumento, a rigor, não conta nada de novo. A protagonista Julie é uma moça de uns 20 e tantos anos, dona do próprio nariz e do corpo. Ela é dessas que não vê nada de mais em chegar a uma festa acompanhada por um cara e sair de lá com outro. Isto a torna uma pessoa ruim? A certa altura do filme, Julie tem certeza disso. Porque está dividida entre dois homens: o namorado com quem mora, um cartunista um pouco mais velho, muito inteligente e bem-sucedido; e um sujeito que ela conheceu quando entrou de penetra numa festa de casamento, de quem ela só sabe o primeiro nome. Ainda tem uma cena em que Julie e uns amigos encontram uma caixa de cogumelos alucinógenos. Ou seja, nada que já não tenhamos visto trocentas vezes ou mesmo vivido na vida real. Mas o roteiro e a direção de Joachim Trier elevam essa historinha comum ao nível da arte. Dividido em 12 capítulos, mais um prólogo e um epílogo, "A Pior Pessoa do Mundo" ressuscita um gênero moribundo, e ainda alcança profundidades inesperadas com uma reviravolta séria no final. Renate Reinsve, premiada como a melhor atriz do festival de Cannes do ano passado, é uma presença luminosa, e não vai demorar para estrelar filmes em inglês e fazer carreira internacional. Há tempos que eu não via algo que me tocasse tanto. Já quero assistir de novo.

13 comentários:

  1. TONICO, ONDE ASSISTIR?

    ResponderExcluir
  2. Também terminei esse filme querendo assisti-lo de novo! O capítulo sobre a paquera entre Julie e Eivind é fantástica!

    ResponderExcluir
  3. ADORO FILME FRANCÊS

    ResponderExcluir
  4. História idiota sobre uma moça inconsequente, que faz sexo sem limites com estranhos. Prefiro o novo Batman, que o senhor não comentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 2 de abril de 2022 21:08 - Filme de super-herói? Não me admira a quantidade de adultos infantilizados.

      Excluir
    2. Qual o problema em ser um adulto infantilizado?
      Prefiro um adulto infantilizado do que um adulto apoiador de ditaduras.

      Excluir
  5. Anônimo 4 de abril de 2022 19:44 - Quem falou em ditaduras? Tá sequelada bee?

    São muitos os problemas em adultos infantilizados. Você acabou de uma prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que define um adulto infantilizado apenas seus gostos por entretenimento? Eu juro que algumas pessoas acham que a única maneira de ser um "adulto maduro" é não ter nenhum passatempo.
      E passar o dia todo falando sobre impostos e política.

      Excluir
    2. Então você vai julgar uma pessoa como "infantilizada" apenas por causa de um filme de super-herói? Ela pode trabalhar, ser independente, pagar suas contas mas por gostar do filme do Batman ela é "infantilizada".

      Excluir
    3. Anônimos 8 de abril de 2022 14:15 e 14:29 - Adultos infantilizados que se doeram...

      Excluir