segunda-feira, 4 de abril de 2022

O GRAMMY DO VIZINHO É SEMPRE MAIS VERDE

De todos os prêmios da indústria americana de entretenimento, o menos respeitável é o Grammy. Sim, ainda menos que o Globo de Ouro. Porque não são só os frequentes escândalos que abalam a credibilidade da premiação da música. São suas próprias escolhas: simplesmente não dá para confiar num troféu que nunca foi para o Queen, o ABBA ou Jimi Hendrix. O Grammy gosta de prestigiar os melhores vendedores do ano, não necessariamente os de mais alta qualidade, e é notório o viés racista. Sabe quantas vezes Beyoncé venceu como Álbum do Ano? Nenhuma, enquanto que a insossa Taylor Swift acumula três vitórias na categoria (mesmo número que Adele atingirá no ano que vem). Dito isto, até que a edição de 2022 não foi tão ruim assim. Eu temia que Olivia Rodrigo levasse todas as categorias em que foi indicada, mas ela só faturou três - incluindo uma das quatro grandes, revelação do ano. Nada contra a moça, mas o popzinho que ela faz não traz novidade alguma. 
Quem saiu consagrado foi o tal do Jon Batiste, de quem eu nunca tinha ouvido falar até ele garfar 11 indicações em novembro. Ganhou em cinco, inclusive melhor álbum. Surpresa nenhuma: o som dele presta tributo ao passado, algo que o Grammy adora. O cara reproduziu no palco o clipe de "Freedom", mas as performances de ontem ainda não estão no YouTube. Por enquanto, fiquemos com o vídeo original.   

12 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Tem post tão definitivos que fica difícil tecer algum comentário além daquilo que já trás. É o caso.
    É isso!

    ResponderExcluir
  2. O que a garotinha branca faz perdia ali no clip do Jon??

    ResponderExcluir
  3. Batiste e silky sonic só ganharam porque houve várias mudanças estruturais nesse ano devido a escândalos envolvendo o processo de votação e escolha dos artistas indicados. Caso contrário, nenhum deles sequer estaria concorrendo.

    ResponderExcluir
  4. Sabe por que beyonce nunca ganhou um grammy por album do ano? Porque ela é uma artista mediocre em termos de composicao. Que vergonhoso deveria ser para uma cantora do star quality dela submeter uma cancao em que "comparte" os creditos de cuja composicao com mais de 10, 15, 20 pessoas. E digo "comparte" porque todo mundo dentro da industria sabe que ela fez o equivalente do supletivo para concluir os estudos da secundaria. Dizem que ela foi alfabetizada pessimamente. E que ela faz acampamento de compositores quando decide lancar um album. Ela simplesmente junta um monte de gente, escolhe um tema e por fim canta as emocoes que apareceram num lampejo de criatividade de outra pessoa. Isso é justo? Taylor Swift pelo menos tem o controle total das suas obras, por isso é queridinha de gente do naipe do Paul Mccartney por exemplo. E tambem foi capaz de transitar entre tres generos diferentes (seus grammys pertencem a um estilo diferente um do outro). Deixo essa observacao aqui porque voce comparou as duas diretamente, apesar de nao ter nada contra a Beyonce, se eu fosse um votante do grammy eu sempre levaria em consideracao a obra completa, coisa que a Taylor entrega sempre. Que a perfomance dela ao vivo nos shows nao seja eletrizante como a da Beyonce ja é outra historia. Mas so dancar e cantar nao serve, é preciso saber compor, saber produzir e que a ideia seja sempre genuina por favor! Voce sabia que o Lemonade é todo sobre empoderamento negro mas foi escrito por uma fila de compositores brancos? Faz algum sentido premiar algo com esse nivel de coerencia? Fica ai a duvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E daí se o Lemonade foi feito por
      brancos?Só negro faz música boa?
      Poha!!!!

      PS:sou Taylor Swift Futebol Clube.

      Excluir
  5. Anônimo5 de abril de 2022 16:57 Apontou os fatos, nada mais que os fatos.

    ResponderExcluir
  6. "Nada contra a moça, mas o popzinho que ela faz não traz novidade alguma."


    Sendo assim a adele nao deveria ganhar nunca nada pq todo album novo dela é identico aos outros da sua discografia. Passou da hora inovar? Ou nao se mexe em time que está "ganhando"?

    ResponderExcluir
  7. 11:43-Você quer comparar Adele a uma
    pirralha que ficou famosa fazendo
    série pra aborrecentes da Disney????
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. 11:43-Adele não faz música pop,faz música
    pra adultos-não pra adolescentes que vão
    pro shopping.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E comparar Adele a uma atriz que fez
      séries pra aborrecentes da Disney que
      virou "cantora" é no minimo,jeguice.

      Excluir
  9. Eu n curto muito o som da T.S tbm... Aquele álbum dela , o "1989" ganhar o Grammy de melhor álbum?? Sei lá, eu acho tão comum... Quem merecia era o Kendrick com o fantástico "to pimp a butterfly"... Um dos maiores erros! Mas ela mereceu muito pelo "Folklore" é um ótimo álbum! Eu fico passado mesmo em como o Grammy ignorou a Madonna em toda a carreira... Ela tem pouquíssimas indicações e vitórias... "Like a prayer" por exemplo, nem chegou a ser indicado... Só deitaram mesmo pro "ROL"...

    ResponderExcluir