sexta-feira, 18 de março de 2022

TELEGRAM EXTRAVIADO

Nunca baixei o Telegram, e nem pretendo baixar. Não é por razões ideológicas. Já basta o WhatsApp, onde assessores de imprensa para quem eu nunca dei meu número me infernizam dia e noite. Agora, nem se eu quisesse: Alexandre Moraes finalmente mandou suspender o funcionamento do Telegram no Brasil, depois de meses de solicitações que não foram respondidas. O app, ficou evidente, está pagando para ver. Talvez ache que o apoio do Edaír seja suficiente para ele não sair do ar. Já na Alemanha, que não é governada pela familícia, o Telegram cumpriu direitinho todas as ordens judiciais que recebeu, sem criar caso. Sei que estou sendo preconceituoso, mas não consigo confiar numa empresa que surgiu na Rússia (logo onde), passou por diversos países e hoje está sediada em Dubai - uma escolha curiosa, já que não existe liberdade de expressão nos Emirados Árabes Unidos. Também sei que o Telegram é uma ferramenta importante para grupos que se rebelam contra ditaduras, mas o buraco no Brasil é mais embaixo. Sem ele, Carluxo e sua gangue ficam sem sua plataforma preferencial, o que é ótimo. Por mim, o Telegram não precisa mais voltar.

8 comentários:

  1. O dono se pronunciou, mas vai saber onde é vdd e onde não, coloquei o texto abaixo. Eu uso mto, mais do que o whatsapp, e se tornou uma ferramente mto importante para mtas empresas e influencers se comunicarem com seus seguidores, especialmente os pequenos. Espero q termine de forma amigável.

    "Parece que tivemos um problema com e-mails entre nossos endereços corporativos do telegram.org e o Supremo Tribunal Federal. Como resultado dessa falha de comunicação, o Tribunal decidiu proibir o Telegram por não responder.

    Em nome de nossa equipe, peço desculpas ao Supremo Tribunal Federal por nossa negligência. Definitivamente, poderíamos ter feito um trabalho melhor.

    Cumprimos uma decisão judicial anterior no final de fevereiro e respondemos com uma sugestão de enviar futuras solicitações de remoção para um endereço de e-mail dedicado. Infelizmente, nossa resposta deve ter sido perdida, porque o Tribunal usou o antigo endereço de e-mail de uso geral em outras tentativas de entrar em contato conosco. Como resultado, perdemos sua decisão no início de março que continha uma solicitação de remoção de acompanhamento. Felizmente, já o encontramos e processamos, entregando hoje outro relatório ao Tribunal.

    Como dezenas de milhões de brasileiros contam com o Telegram para se comunicar com familiares, amigos e colegas, peço ao Tribunal que considere adiar sua decisão por alguns dias, a seu critério, para nos permitir remediar a situação nomeando um representante no Brasil e estabelecendo uma estrutura para reagir a futuras questões urgentes como esta de maneira acelerada.

    As últimas 3 semanas foram inéditas para o mundo e para o Telegram. Nossa equipe de moderação de conteúdo foi inundada com solicitações de várias partes. No entanto, estou certo de que, uma vez estabelecido um canal de comunicação confiável, poderemos processar com eficiência as solicitações de remoção de canais públicos que são ilegais no Brasil."

    Pavel Durov

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santo Deus, que resposta esfarrapada. Quer dizer então que eles não receberam nada porque o STF estava mandando notificações para o e-mail errado?

      Há quase dois meses que Alexandre Moraes ameaça bloquear o Telegram no Brasil. Está todo dia no noticiário. Impossível ninguém de lá não ter ficado sabendo, até porque eles têm advogados no Brasil. Agiram de má fé, mesmo, e merecem ser punidos com rigor.

      Excluir
    2. As bolsonetes engolem qualquer desculpa.

      Excluir
    3. Sem contar que os pedidos não são feitos por ~zap ou e-mail. É carta rogatória de um país pro outro. Pra Alemanha o Telegram respondeu. Pro Brasil… lembram da cena do Jean Dujardin em O lobo de wall street? Em que ele (banqueiro suíço) fala que eles usam os pedidos de outros países pra limpar a bunda. Tão fazendo a mesma coisa, mas lá dos EAU.
      Pois veja se a Suíça não colabora com a justiça brasileira hoje?

      Excluir
  2. Nas palavras da Katylene: email extraviado.

    ResponderExcluir
  3. Telegram é proibido de funcionar no Brasil por preocupação a Fake News até onde isso é correto?

    Esse tipo de decisão mostra o completo despreparo tecnológico da Suprema Corte . Uma decisão abusiva, exagerada e completamente descabida.

    ResponderExcluir
  4. Retirar uma mídia inteira do ar por necessidade de controle e censura, não é certo em nenhum nível. Essa decisão abre precedentes para coisas muito piores acontecerem no futuro!

    ResponderExcluir
  5. Proibir o Telegram porque é espaço para a disseminação de “fake news”.
    Os ditadores de países como Bielorrússia, Cuba, China e Irã tiveram a mesma ideia, vejam só que enorme coincidência.

    ResponderExcluir