quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

TRAUMATISMO UCRANIANO

Começou a guerra. Aquela que o Biden vinha avisando há dias que iria começar, e pouca gente deu bola. A que o Putin jurou que não iria fazer, mas fez. As desculpas do autocrata são as mais esfarrapadas possíveis: segundo ele, foi a Ucrânia quem começou as agressões, e é preciso "desnazificar" o país. Talvez agora o mundo se dê conta de que o ex-chefão da KGB é o mais próximo que temos de um vilão de filme de James Bond. Putin não quer só se eternizar no poder, mas destruir o que puder da democracia no mundo. Os russos já interferiram nas eleições de mais de 40 países, e este ano tentarão interferir nas do Brasil. O cara manda matar adversários políticos, controla a mídia e "defende a família", a senha para a homofobia. Mas não consegue elevar o padrão de vida de seus cidadãos depois de mais de 20 anos no comando, nem modernizar a economia da Rússia. Quando o petróleo e o gás acabarem, o que será do maior país do mundo? Agora resta ver como Ocidente irá reagir. Ninguém quer a 3a. Guerra Mundial, mas, sem uma resposta à altura, Putin é capaz de abocanhar a Ucrânia inteira.

59 comentários:

  1. O Putin é um bozo bem menos tosco e muito mais inteligente e estrategista,formado na KGB,não entendo como vários esquerdistas gostam dele,dizem que ele combate o imperialismo americano e da União Europeia e que o atual governo ucraniano é nazista,eu sou de esquerda e repetindo o vejo apenas como um "Bozo menos toco e mais inteligente e esquerdista",justamente por isso mais perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putin de esquerdista não tem nada. Ele é estatizante, o que não é a mesma coisa.

      Excluir
    2. um historiador ingles amigo meu mais inteligente que vc jura que o Putin é comunista! Ele entende dessas coisas então...

      Excluir
    3. Anônimo 24 de fevereiro de 2022 22:08 - Quem é essa pessoa tão habilitada para falar esse assunto? Não pode ter o nome publicado?

      A cobertura da mídia brasileira (e ocidental) é parcial e tendenciosa. Assistam o documentário de Oliver Stone "As entrevistas de Putin" e verão o outro lado.

      A OTAN tinha 8 membros, hoje tem 30 países.

      Historicamente a Rússia não invade, é invadida... A OTAN está realmente cercando o país. Os EUA, em decadência, sempre arranjam um meio de criar guerras e conflitos para turbinar o setor armamentista.

      Deram um golpe na Ucrânia em 2014. Grupos neonazistas fazem parte do governo ucraniano e são russofóbicos. 30% da população fala russo e o governo proibiu o ensino e uso do russo no país. E encheram o país com armas...

      Com a dissolução da URSS, parte da elite e ricos do ocidente saqueou boa parte da riqueza dos antigos soviéticos. Veja um exemplo no filme "O senhor das armas". A década de 1990 foi catastrófica para a região até que Putin começa a corrigir os erros neoliberais. Estatizou os setores estratégicos e modernizou as forças armadas.

      A Rússia sofreu com diversos atentados terroristas. E como resposta age com mão de ferro. E tem motivos: na Segunda Guerra parte da extrema direita ucraniana colaborou com os nazistas e facilitaram a invasão da Rússia. Mesmo também tendo um governo de extrema direita o país é e sempre foi atento à sua segurança e não perdoa...

      Desde 2014, Putin está alertando sobre a situação ucraniana, sobre a perseguição que os próprios ucranianos vinham sofrendo e sobre o aumento do armamentismo ucraniano. Poucos ouviram...

      Por fim, vejam como os europeus são hipócritas, xenófobos e racistas:

      Para os imigrantes africanos (negros), sírios, afegãos e pessoas do resto do mundo (pobres), os países europeus criam barreiras, criam cercas e muros.
      E discriminam os imigrantes.
      Para os ucranianos os países europeus estão com as portas abertas... Afinal são brancos, né?

      Excluir
    4. Ah, então tudo bem o Putin mandar matar seus adversários políticos? Apoiar explicitamente as ditaduras de Belarus e da Venezuela? Passar leis homofóbicas? Só para saber.

      Excluir
    5. Quem disse que está tudo bem? Não afirmei isso.

      Como você sabe a Rússia é de extrema direita. Não concordo com o governo e com diversas, diversas mesmo coisas de lá.

      Porém você mesmo sabe da história dos bolsonetes que queriam 'ucranizar' o Brasil. ‘Ucranizar’ pq? Algo de muito errado estava acontecendo lá na Ucrânia e eles queriam trazer para aqui. Acho ótimo esses grupos serem desmobilizados.

      Rússia e Ucrânia são a versão européia de Israel x países árabes. A história se confunde e não seremos os ocidentais nem a ONU (capacho dos USA) que vamos resolvê-la.

      De resto, concordo com tudo que o Anônimo 25 de fevereiro de 2022 16:07 escreveu.

      Excluir
  2. Putin interferir na eleição aqui? Pra qual lado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Putin teve um bom relacionamento com os líderes petistas, mas acredito que se fosse interferir seria para beneficiar o Bozo, que como eu falei tem mais semelhanças pessoais com o Putin, é tão homofóbico quanto, tão autoritário quanto, apesar do Bozo diferente do Putin ser inculto, burro e tosco

      Excluir
    2. Para qual lado? Adivinha. O lado que quer acabar com a democracia.

      Excluir
    3. Rússia também se opõe à agenda ambiental, até porque o derretimento do gelo lá no Norte gera mais uma fronteira estratégica aquática (lembrando que do outro lado do Polo Norte russo estão Canadá e EUA...

      Excluir
    4. Acho difícil ter interferência na eleição aqui.

      Excluir
    5. Putin interferiu na eleiçao americana em 2016.

      Excluir
    6. Ué, pra fala idiota, resposta idiota.

      Excluir
    7. Qual fala idiota? Eu só disse que acho difícil a Rússia interferir em uma eleição aqui. Posso estar errado mas continuo pensando assim até o momento. Fim.

      Excluir
    8. A Rússia não tem como se meter nas nossas urnas eletrônicas. Mas pode fazer o que fez nos EUA: um tsunami de fake news nas redes sociais.

      Excluir
  3. É só o mito voltar pra lá, dar logo uma voadora na cara do Putin e acabar com a palhaçada.

    ResponderExcluir
  4. Ué… mas o Bozo não acabou com a guerra?
    #FORABOLSONARO
    #FORAPUTIN
    #CARLUXOÉVIADO
    #FORAGENOCIDAS
    #CHEGADEGUERRA

    ResponderExcluir
  5. ""defende a família", a senha para a homofobia."
    Ah Tony, não precisa de Putin e Bolsonaro para legitimar homofobia não... acabei de sair do instagram da conta do gay.blog, o que os gays achincalham e humilham o moleque do BBB é algo monstruoso.
    Larguei a mão, bicho!
    Ae vc entende, pq oprimidos se tornam direitistas extremistas, total desencanto na humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em BBB, seria legal se uma bomba russa se desviasse da Ucrânia e caísse bem na casa do BBB, estraçalhando, destroçando e esmigalhando essa desgraça de "entretenimento" burro e barato.

      Excluir
  6. E é verdade mesmo que o governo ucraniano tolera o neonazismo e que há neonazistas no Exército Ucraniano?Parte da esquerda brasileira alega isso para defender o Putin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putin é tão de esquerda quanto o Neto da
      Band é palmeirense,cara.Aprenda isso.

      Excluir
    2. Pergunta pro Rui Pimenta quem ele apoia. A esquerda, principalmente mais extremada, é totalmente pró-Rússia, por Putin enfrentar o imperialismo americano e a OTAN.

      Excluir
    3. Eu sei que o Putin,apesar do passado na KGB na época da União Soviética, o que nem deve ser considerado, pq basicamente quem não fosse de esquerda naquela época por lá iria para o gulag, ele hoje pertence a um partido considerado de direita na própria Rússia, hoje o Partido Comunista da Federação Russa faz oposição ao Putin, então não entendo qual é a da esquerda brasileira em gostar tanto do cara? Um cara autoritário, homofóbico, escroto para caralho, como eu defini ele mais acima ´´Um Bozo menos tosco e mais inteligente, até joguei na cara da Calu Barros no Instagram o fato dele tbm ser fundamentalista religioso da Igreja Ortodoxa e ter mandado prender feministas que protestaram contra o machismo, ela que se diz tão feminista e apoia o Putin. Então até a esquerda brasileira que é pós-moderna, ´´lacradora´´ ,defende as minorias fica totalmente incoerente com esse apoio, do PCO eu já esperava pq o PCO defende o mesmo tipo de sociedade militarizada e machista viril que o Putin, são a favor da liberação das armas.

      Excluir
    4. Este textão do Gabriel é um textão em
      todos os sentidos.Na Russia,o Putinho
      tem seus Tutinhas e Carecas da Havan
      como seus vassalos,como aqui.

      Excluir
    5. Mourão USA.
      Bozo Rússia.
      Doria USA.
      Ciro USA.
      Lula Rússia.
      Leite USA.
      Moro SUPER USA!
      Rui Costa Pimenta Rússia.
      Pacheco USA.
      Tebet USA.
      Aldo Rebelo Rússia.
      Janones USA.

      Excluir
    6. De onde você tirou que o Lula é pró-Rússia? ele condenou a invasão da Ucrânia.

      Isso é o que dá se informar pelo WhatsApp.

      Excluir
    7. Condenou diplomaticamente falando... Em época de eleição... Mas se for pra escolher entre EUA e Rússia, ele fica com Rússia.

      Excluir
    8. Que visão simplista. Lula não deve nada à Rússia, ao contrário do Maduro, que só se mantém ao poder graças ao apoio do Kremlin. Um país invadir outro sem ter sido agredido antes é coisa gravíssima, e não há anti-americanismo que sustente isto. Lula não é tapado feito muito de seus seguidores mais à esquerda.

      Excluir
    9. Anônimo 25 de fevereiro de 2022 13:00 - Bicha do zap.

      Excluir
  7. Tem gente (da direita e da esquerda) associando o governo ucraniano com o Nazismo e, que eu saiba, o presidente da ucrânia é JUDEU.

    Pode ter neonazi na Ucrânia (e no governo)? Pode. Quase tudo pode. Mas essa associação faz parte das narrativas falaciosas do Putin, que mente que nem sente, é carismático e bom orador.

    Putin é o homem forte da Rússia desde 1999. Seu mote de campanha mais permanente é “reerguer a mãe Rússia as glórias do passado”.

    Ele é mais um que quer governar o Império Romano - aquele que durou tanto) Mas até Roma caiu. Provavelmente Putin cairá quando aparecer outro “Putin” mais jovem, tão ambicioso quanto e mais canalha que o atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastante neonazi na Ucrânia já há algum tempo.

      Excluir
    2. Verdade. São grupos paramilitares de extrema direita.

      Na própria Rússia e outras repúblicas da antiga União Soviética também existem grupos assim.

      Esses grupos de inspiração nazista, além de ultranacionalistas se dizem representantes da raça branca superior, aquele blábláblá nojento que sempre houve na humanidade.

      Quanto ao Putin, a lógica dele é mais ou menos assim: se os neonazistas tão do lado dos meus interesses (e não quiserem me enfrentar), tá de boa e eu me calo. Se estão contra mim (como esse grupo de uma parte da Ucrânia que luta contra os russos) aí é um absurdo e eu denuncio para o mundo.

      Excluir
    3. É sempre assim.

      Excluir
    4. O Putin não é homem-forte,senhora.
      É TIRANO E DITADOR,PORRA.

      Excluir
    5. Kkkkkkkkkkk
      Calma anônimo.

      Não digo o contrário, mesmo porque todo ditador e tirano necessariamente também é forte, fraco nenhum consegue ser ditador, né? Ser forte não necessariamente significa que seja uma boa pessoa, é apenas um fato.

      Outro fato: esse tipo de força não dura pra sempre. Tal qual Roma Putin também vai cair. Mas o cabra além de terrível é inteligente e forte – já que se sustenta como o manda mais na Rússia há mais de duas décadas.

      Excluir
    6. O ignorante das 19:17 não é o mesmo anônimo dos dois posts anteriores, que é o que vos fala.

      Excluir
    7. kkkkkkkk.....tia do 10:14-o Putinho
      é tirano,ditador e imperadorzinho,um
      Trump perfumado e que toma banho.

      Excluir
  8. O mais engraçado é ver o povo da Velha Esquerda (aquela branca, que explica tudo com teóricos franceses) dizer que se trata apenas de uma grande conspiração americana para ganhar com a guerra. O engraçado é que o mesmo povo rejeita o mesmo argumento usado em relação às farmacêuticas no que diz respeito à vacinação. Dois pesos e duas medidas. Mas o pior é o caráter tosco dessa análise digna de um botequim ou de um livro de 1975: ignora totalmente o fato de a Rússia ser uma ditadura disfarçada de democracia, formada por bilionários e um povo que sofre com uma vida medíocre. Que não produz nada exceto armas, gás e petróleo. E que ainda se aproxima da China, um ator global muito mais relevante atualmente do que em 1970.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este textão do João é um textão em todos
      os sentidos.Assino embaixo com testemunha.

      Excluir
  9. É isso que o Bozo falou que "iria nos salver nos próximos dias"?
    Trump tá apoiando, a extrema direita tá apoiando, Bozo tá apoiando.

    ResponderExcluir
  10. Seu EUA ou qualquer ocidental entrar na guerra, o Putin já avisou que enfrentará consequências nunca antes sofridas, isso significa ataque nuclear. A Rússia tem mais armamento nuclear que os EUA. Se tiver guerra mundial, o perigo é de catástrofe nuclear, o terror da guerra fria.

    ResponderExcluir
  11. Bozo é pró-Putin, Mourão é contra.
    Por que os EUA não exercem aquela sua velha prática e favorecem um "golpe" (impeachment) pra tirar a besta do Bozo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra botar o Mourão,igual ao Mijair?
      O último impeachment foi feito pelo
      Temer/Cunha,o resto é papo furado.

      Excluir
  12. Boa coluna sem o maniqueísmo típico da mídia tradicional.

    https://noticias.uol.com.br/colunas/kennedy-alencar/2022/02/24/putin-age-na-ucrania-como-agiram-bush-e-obama-no-iraque-libia-e-siria.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra ótima explicação sem o "viés ocidental".

      https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/02/25/guerra-russia-ucrania-analista-politico-estadunidense.htm

      Excluir
    2. Kennedy bom é o morto-literalmente,esta
      eshquerda vagabunda tá do lado do Mijair
      apoiando o Putinho russo-muito mais
      genocida que o nosso Capitão Cloroquina.

      Excluir
    3. Anônimo 25 de fevereiro de 2022 16:11 - Na falta de argumento escreve merda. Fonte: última ida ao vaso.

      Excluir
  13. O Mio Babbino Caro
    Que merda, todos vamos pagar.
    O Putin é um ambicioso político sem escrúpulos já demonstrou isso como agora faz. Não sei se reelege Bolsonaro mas se apoiar um candidato aqui será "o que quer acabar com a democracia".

    ResponderExcluir
  14. Quer saber a verdade? Eu tô é cagando e andando para essa guerra, para o Bozo e para todo o resto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que guerra,Monark?Isso aí tá igual ao
      tal "golpe" que o Mijair faria no 7
      de Setembro.kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Pois aproveite enquanto é tempo, porque daqui a pouco essa guerra vai chegar na nossa calçada...

      Excluir
    3. Cada palhaço tem seu 7 de Setembro pra
      poder aparecer na mídia-o Putinho é
      um deles.kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  15. "Talibã manifesta preocupação com guerra na Ucrânia e pede diálogo"
    A manchete da Folha parece zoeira de Corra Que A Polícia Vem Aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lularápio e o Milton Neves podem se casar
      ou ter um triângulo amoroso com o Putinho-
      ambos são Três Patetas,mas sem graça.

      Excluir
  16. A OTAN que não tem razão de existir mais, já que o Pacto de Varsóvia foi extinto em 01 de julho de 1991.



    Se a regra do ‘nem um milímetro para o leste’ tivesse sido respeitada não haveria nada disso.



    Pessoalmente sou a favor da integralidade do território ucraniano. Os que se acham russos, que se mudem para a Rússia. Mas em geopolítica nada é tão simples. Putin já ganhou.



    Não apoio Putin de maneira nenhuma e a Rússia atual tem um regime de extrema direita, que ainda por cima interfere nas eleições de outros países.



    Nessa crise, todos falam de vários presidentes envolvidos direta ou indiretamente. Mas e o presidente da Ucrânia? Na esteira da anti-política que varreu o mundo, elegeram por lá um inábil ‘comediante’ (nível Danilo Gentili) e agora pagam o preço.



    Os USA fingem que se importam com a democracia, mas só se preocupam com seus interesses. Vide todas suas ações militares pelo mundo. Inclusive, desrespeitando as resoluções da ONU.



    Não haverá 3ª guerra mundial. A realidade é Ucrânia não vale isso.



    O vídeo abaixo é de uma pessoa que habilitada para falar e não emitir opiniões. Lembrando que opinião não é argumento.


    Vejam o desastre que são nossos atuais presidente* e vice** sobre esse assunto em particular.

    P.S.: * e** - Eles são ruins em tudo. Mas estou focando no assunto, 'talquei'?


    https://www.youtube.com/watch?v=1IeUMyJk-0g

    ResponderExcluir
  17. 16:07-Este textão de terceira série é de
    primeira....série.

    O que nosso presidente,Steve Bannon,Trump,
    Rui Bosta Pimenta,o 247,Pondé Bicha Velha,
    Rodrigo Bostantino,quase toda a nossa
    esquerda e direita porralouca tem em comum?

    Simples:apoiam o Putinho,não a Russia:
    e daí se,quem manda na Ucrânia foi isso
    ou aquilo,antes????A merda seria igual.

    É igual o sujeito que compara uma
    mulher preta a Cheetah,e vem depois
    dizer que come feijoada e curte um
    hip-hop e tem 2000 amigos pretos.

    Ainda bem que temos gente como o
    Caio Blinder e Lucia Guimarães-
    esta última está no mesmo jornal
    do Tony-não sei se ele conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que conheço a Lúcia (não pessoalmente). Gosto muito do que ela escreve. Nós nos seguimos um ao outro no Twitter.

      Excluir
    2. Anônima 25 de fevereiro de 2022 17:55 - Aponte o que do textão é de terceira ou primeira séries.

      Você só defecou pelos dedos e nada comentou sobre o texto.

      Ou você é uma bee extremamente entendida ou extremamente colocada.

      Excluir