segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

OSCARS NO FLOW

Há 20 anos que eu acompanho vários palpiteiros do Oscar na internet, como o Nathaniel Roegrs do site The Film Experience. Os caras costumam acertar em cheio não só quem vai ser indicado, mas também os vencedores. Só que este ano está um certo clima de barata-voa. Categorias que eles juravam estar definidas, de repente não estão mais: é o caso de melhor atriz, em que os pundits apostavam em Kirsten Stewart. Quando a intérprete da princesa Diana em "Spencer" perdeu o Globo de Ouro para Nicole Kidman e depois não foi lembrada pelos SAG Awards ou pelos BAFTAs, a galera entrou em convulsão. O fato é que não há mais uma franca favorita, e isto é ótimo. Talvez tenhamos um pouco de emoção na noite de 27 de março. Antes disso temos as indicações, que saem amanhna por volta do meio-dia. Aqui vão os meus palpites para as categorias que mais me interessam. Cito seis possibilidades para cada caso (e 12 para melhor filme, porque serão 10 indicados). Qualquer nome fora disso será uma enorme surpresa.

Bom, não faltaram enormes surpresas. Vários nomes que me pareciam barbadas não se confirmaram. Ainda bem que eu não apostei dinheiro.

MELHOR FILME
Amor, Sublime Amor
Apresentando os Ricardos
Ataque dos Cães
Belfast
Drive My Car
Duna
King Richard
Licorice Pizza
Não Olhe para Cima
No Ritmo do Coração
tick, tick... BOOM!
A Tragédia de Macbeth

Errei dois: "tick, tick... BOOM!" e "A Tragédia de Macbeth". No lugar deles, entraram "Drive My Car" e "O Beco do Pesadelo". Só por isto já dá para dizer que "Drive My Car" é o favorito ao Oscar de filme internacional, e ele ainda foi indicado a direção e roteiro adaptado.

MELHOR DIRETOR
Adam McKay (Não Olhe para Cima)
Denis Villeneuve (Duna)
Jane Campion (Ataque dos Cães)
Kenneth Branagh (Belfast)
Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car)
Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor)

Não incluí Paul Thomas Anderson, de "Licorice Pizza", entre os seis possíveis indicados, e me dei mal. Adam McKay e Denis Villeneuve foram esnobados.

MELHOR ATOR
Andrew Garfield (tick, tick... BOOM!)
Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães)
Denzel Washington (A Tragédia de Macbeth)
Javier Bardem (Apresentando os Ricardos)
Peter Dinklage (Cyrano)
Will Smith (King Richard)

Aqui acertei todos. Mas acho uma pena o Bardem ter entrado no lugar que deveria ser do Peter Dinklage, Além de ele ser um baita ator, seria a primeira vez que a Academia indicaria um portador de nanismo.

MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)
Kristen Stewart (Spencer)
Lady Gaga (Casa Gucci)
Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos)
Olivia Colman (A Filha Perdida)
Penélope Cruz (Mães Paralelas)

Também acertei todas, mas estou desconsolado com a audiência da Lady Gaga entre as cinco indicadas. Achei até que ela tinha a possibilidade de ganhar, snif.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Bradley Cooper (Licorice Pizza)
Ciáran Hinds (Belfast)
Jamie Dorman (Belfast)
Jared Leto (Casa Gucci)
Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães)
Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)

Aqui errei rude, com três tiros n'água: Bradley Cooper, Jamie Dorman e Jared Leto. No lugar deles entrou J. K. Simmons por "Apresentando os Ricardos" e Jesse Plemmons por "Ataque dos Cães" - o filme de Jane Campion conseguiu emplacar seus quatro atores principais no Oscar. 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ann Dowd (Mass)
Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)
Aunjanue Ellis (King Richard)
Caitríona Balfe (Belfast)
Kirsten Dunst (Ataque dos Cães)
Ruth Negga (Identidade)

Errei rude de novo. Ann Dowd, Caitríona Balfe e Ruth Negga passaram batido. No lugar delas entrou Judi Dench, por "Blelast", eterna favorita da Academia, e Jessie Buckley, por "A Filha Perdida", uma atriz sensacional que um dia irá mesmo ganhar um Oscar.

MELHOR FILME INTERNACIONAL
Drive My Car (Japão)
A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão) (Deus me livre e guarde)
Flee (Dinamarca)
Um Herói (Irã)
A Mão de Deus (Itália)
A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)

Acertei todos, mas estou boquiaberto com a ausência de "Um Herói" da lista final. O iraniano Ashgar Farhadi já ganhou o Oscar duas vezes, e não foi sequer indicado pelo que talvez seja seu melhor filme? Os velhinhos da Academia, como eu temia, preferiram a bosta de iaque.

Além disso, vou estar orando para meu amado Sparks ter sua "So We May We Start", de "Annette", entre as cinco indicadas a melhor canção. Seria um ótimo número de abertura para a cerimônia! Mas a concorrência está acirradíssima: estão no páreo nomes como Lin-Manuel Miranda, Bono, Beyoncé, H.E.R. (que ganhou ano passado), a sempre indicada Diane Warren e a queridinha da vez, Billie Eilish, autora do mais soturno tema de 007 ever. Enfim, surpresas acontecem.

Diane Warren tomou o lugar do meu amado Sparks. Mas zuzo bem, porque ela vai perder. O Oscar vai mesmo para a Billie Eilish. E bem feito para a Disney, que nem inscreveu "We Don't Talk About Bruno".

16 comentários:

  1. Adorei sei comentário sobre o filme do Butão. Rezemos para que ele não ganhe.

    ResponderExcluir
  2. Rindo muito da Lady Gaga kkkkk isso é pra ela aprender a não ser trouxa e ficar falando um monte de merdas e mentiras em entrevista. Peixe realmente morre pela boca.

    ResponderExcluir
  3. Quando saem as suas apostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vésperas da cerimônia, que será no dia 27 de março.

      Excluir
  4. Gente e esse Belfast?
    Nao assisti ainda e nem sabia, totalmente desinformada.
    Amei o elenco.
    Tony já escreveu aqui sobre esse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, estou esperando chegar aos cinemas. Estreia dia 10 de março.

      Excluir
  5. Oi, Tony! Não precisa postar esse post não. Não tenho certeza absoluta, mas acho que o termo "portador de nanismo" não é mais considerado adequado. Acho que é "pessoa com nanismo". Talvez valha a pena pesquisar melhor.

    ResponderExcluir
  6. A Gaga é no máximo top 10, mas basta ver a 5 finalistas, foi justo (assisti todas as atuações... bom falo tudo isso, obviamente , na minha humilde opinião)

    ResponderExcluir
  7. QUATRO ATORES EM ATAQUES DOS CAES? TA ERRADO, FORAM TRES... E PQ O ALMODOVAR NAO CONCORRE COM FILME ESTRANGEIRO? JA FOI INJUSTICADO EM FALE COM ELA, NAO ENTENDO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quatro atores de “Ataque dos Cães” foram indicados ao Oscar: Benedict Cumberbatch para melhor ator, Kirsten Dunst para atriz coadjuvante e Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee para ator coadjuvante.

      A Espanha não inscreveu “Mães Paralelas” no Oscar. Cada país só pode inscrever um único filme.

      Excluir
  8. Ver a Gaga fora do Oscar e os lirous se contorcendo de raiva: gostoso demais!

    ResponderExcluir
  9. A Lady Gaga está indicada ou não? Achei ela meio over no filme...merece a indicava, mas ganhar não!!!

    ResponderExcluir