sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

EDWARD AND MONICA

O que será uma pizza de alcaçuz? Ela existe em algum lugar do planeta? Ou é uma metáfora, sei lá, para duas coisas que não combinam? "Licorice Pizza" não explica - aliás, não menciona a bizarra iguaria uma única vez. O filme é uma surpreendente comédia romântica de um diretor que costuma pegar muito mais pesado, Paul Thomas Anderson. O roteiro parece uma versão americana de "Eduardo e Mônica": um rapaz de 15 anos se apaixona por uma garota de 25, ela acha uma certa graça nele e lá se vão mais de duas horas de chove-não-molha até alguém se decidir. Uma certa limada no roteiro pegaria muito bem, porque há episódios em excesso. O que tem Sean Penn e Tom Waits, por exemplo, é perfeitamente dispensável, apesar de engraçado. Também me parece injusto PTA ter sido indicado ao Oscar de direção, tomando a vaga de Denis Villeneuve, que enfrentou um desafio muito maior com "Duna". Mas nada disso impede que "Licorice Pizza" seja agradável. A dupla de protagonistas estreantes, Cooper Hoffman (muito parecido com o pai, o finado Philip Seymour Hoffman) e Alana Haim (da banda de rock Haim), são duas grandes revelações. Some-se a isto os cabelóns e modelitos dos anos 70, a trilha sonora matadora e a despreocupação da juventude, quando o maior problema é telefonar para a pessoa amada, e temos um filme gostosinho feito uma pizza.

6 comentários:

  1. Duna boa é a de Natal,não aquele
    filminho de super-herói.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O PTA atingiu um nível em que qualquer coisa que faça, será incensado pela crítica. É cool gostar dele. Ele fez obras-primas como O Mestre e Sangue Negro, e porcarias como Vício Inerente. Eu adoro a banda das irmãs Haim, e o PTA já dirigiu alguns clipes delas, como Summer Girl. A Alana é a mais coadjuvante das três e definitivamente a mais feia. Fiquei surpreso quando soube que ela estava estreando como atriz.

    ResponderExcluir
  3. Li em algum lugar que Licorice Pizza era o nome de uma rede de lojas de disco nos anos 60 e 70. Uma das lojas foi importante na infância e adolescência do PTA. Esse nome vem de um número de Abbott & Costello. Eles tentam, sem sucesso, vender discos de vinil. Então um deles sugere colocar massa de farinha embaixo e vender como pizza de alcaçuz.

    ResponderExcluir
  4. TONY QUERIDO VC ESTÁ BEM? COMO ANDA SEU TRATAMENTO? MUITO AMOR PARA VC....MUDANDO DE ASSUNTO, VC VIU DESERTO PARTICULAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa, agora que lembrei que vc já viu e já escreveu sobre ele, acabei de reler sua critica, eu acabei de ver o filme e tinha visto um video da critica isabela boscov, parecia que nos tinhamos visto filmes distintos, ela só pode estar fazendo media com o diretor, falar que o filme foi a melhor indicaçao para o oscar nos ultimos tempos do brasil? que forcaçao de barra... tirando o ator principal, gostoso e talentoso, o resto é altamente esquecivel!

      Excluir
    2. Estou bem, obrigado por perguntar!

      Sim, eu vi "Deserto Particular" em dezembro. Achei legal, mas meio que uma versão tupiniquim de "The Crying Game".

      Excluir