domingo, 20 de fevereiro de 2022

BAHIA ONIPRESENTEMENTE

Quero muito ouvir mais música brasileira, mas não consigo. A enxurrada de sertanejo reacionário e funk pornográfico torna difícil encontrar coisas realmente boas. Para variar, quem me salvou foi a Bahia. É de lá que vêm três lançamentos que, se não são todos formidáveis, pelo menos estão muito acima da ruindade que se apossou da MPB. O mais impactante é "QVVJFA" ("quantas vezes você já foi amado?"), o novo álbum do Baco Exu do Blues.  Confesso que nunca tinha dado muita atenção ao moço, mas agora me arrependo. Ele usa samples de maneira inventiva e, pelo menos aqui, o romance passa à frente da política - só as faixas finais são mais agressivas. "Lágrimas", com uma gravação antiga da Gal, ficou linda. Mas faltou uma edição mais aprimorada. Os fade outs são abruptos e ninguém pensou no álbum como um todo, não como um amontoado de faixas avulsas.
Pelo sotaque, eu achei que Agnes Nunes não fosse baiana. De fato, ela nasceu no interior da Bahia e foi criada no sertão da Paraíba. Mas seu som tem muito pouco de regional. Produzido pelo DJ chileno Neo Beats, "Menina Mulher" é lounge do começo ao fim, com suaves batidas eletrônicas embalando a voz delicada de Agnes. Pena que a minha favorita, "Oração", ainda não tenha clipe.
 
Um pouco mais de eletrônica faria muito bem a "Pra Gente Acordar", o álbum de estreia dos Gilsons. O trio formado por um filho e dois netos de Gilberto Gil me encantou com "Love Love", gravada em 2021 com o DJ Farof, aham, Alok. Mas este trabalho soa todo acústico, quase atemporal, e, se não tem um hit óbvio, é perfeito para se ouvir deitado numa rede à beira-mar.

10 comentários:

  1. Eu gosto bastante do BaianaSystem.

    ResponderExcluir
  2. Não sou contra outros ritmos, acho que tudo é valido de se expressar. O que é ruim é que em todo lugar eles somente tocam sertanejo falando de chifre e funk erótico. Faz falta uma pluralidade. Tem essa lista de reprodução com umas músicas bem boas no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/1OmjEW7veBAr49IyrzpOUC?si=50bec52d9f1a48df

    ResponderExcluir
  3. Escuta "Meninos e Meninas" do Jão

    ResponderExcluir
  4. Faltou a Preta Gil pra estragar de vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tony tem que ouvir as rádios que só
      tocam MPB em SP e as rádios públicas
      de todo o Brasil:lá sertanojo e funk
      não entram!!!!

      Excluir
  5. Baco está um Deus da beleza; já, já aparece palmitando! Rs Pena!

    ResponderExcluir
  6. Última Dança pra mim foi uma das melhores músicas do ano passado. É o que dá misturar triângulo com sintetizador. Baguá Records criativa demais

    ResponderExcluir
  7. O Mio Babbino Caro
    O panorama musical nacional reflete o momento que estamos vivendo, o auge do agro e o império da milícia com pra lá de malicia.
    Nos resta nosso infinito particular dentro de nossos quartos e a concessão de um João Gomes em Céu azul.

    ResponderExcluir