segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

MINHAS PESSOAS DE 2021

No futuro, este ano será visto como um ponto de inflexão. Foi em 2021 que a maré de extrema-direita refluiu para valer, depois de inundar quase o mundo inteiro. O movimento começou com a derrota de Trump, ainda em 2020, e prosseguiu com o cerco se fechando em torno de Orbán, na Hungria, a desistência de Duterte a um novo mandato, nas Filipinas, a defenestração de Netanyahu, em Israel, e a vitória de Boric, no Chile. Por isto, a imagem que eu escolhi para representar este ano é a do patético Q-Anon Shaman: fantasiado, impotente e prestes a ir para a cadeia. Abro a minha retrospectiva lembrando a galera do bem que se destacou em 2021. Pela segunda vez seguida, só tem brasileiro na lista.

Nunca pensei que incluiria um apoiador de primeira hora do Biroliro. Mas Antonio Barra Torres não só vem se revelando um presidente da Anvisa à altura do cargo, como exibindo uma admirável espinha dorsal neste desgoverno de incompetentes e sacripantas. Peitou o Despreparado e o Queirodes, e se posicionou firmemente a favor da vacinação de crianças. É um militar honrado, algo raro nos dias de hoje.

Diversos parlamentares se destacaram na CPI da Covid, como Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Simone Tebet (MDB-MS). Mas nenhum brilhou mais do que o capixaba Fabiano Contarato, o primeiro senador assumidamente gay do Brasil. Incisivo, corajoso e transbordando dignidade, o algoz do Magno Malta me deu vontade de transferir para Vitória meu domicílio eleitoral.

OK, ninguém aguenta mais ver o Gil do Vigor dando chilique na TV. Mas vocês preferiam que eu o substituísse pela Juliette? Como sou imune aos encantos da mulher-cacto, preferi o quarto colocado do "BBB 21", que ampliou as discussões da edição anterior. O pernambucano Gilberto Nogueira é um sério doutorando em economia e uma bicha louca ao mesmo tempo, desafiando clichês e exalando carisma. Braseel!
Ainda falta um grande hit nas paradas para Gloria Groove se tornar a superstar que ela nasceu para ser. Mas pelo menos agora o alter ego de Daniel Garcia está conhecido em todo o país. Sua merecida vitória no "Show dos Famosos" deu provas de uma versatilidade inusitada e de uma entrega total. Mais que uma drag cantora, Gloria é uma entertainer do primeiro time.

Itamar Vieira Junior viu seu romance de estreia, "Torto Arado", lançado em 2019, passar de queridinho da crítica especializada a autêntico fenômeno pop. O sucesso de vendas do livro fez com que o escritor baiano ganhasse coluna quinzenal na Folha de S. Paulo e se tornasse uma voz importante na luta antirracista. Agora estou curioso para ver "Torto Arado", a série: os direitos foram vendidos ao diretor Heitor Dhalia.

A Globo estava mesmo precisando da energia de Marcos Mion, que contagiou seus colegas com a alegria de ter sido contratado pela maior emissora do Brasil. O ex-apresentador de "A Fazenda" ainda revitalizou o "Caldeirão", que abandonou a chorumela assistencialista e virou um programa realmente divertido. O que será que o futuro reserva para o Mionzera? As tardes de domingo? A dominacão do mundo?

A campanha estúpida e irresponsável que o deputado estadual Arthur "Mamãe Falei" do Val (DEM-SP) moveu contra o Padre Júlio Lancelotti saiu pela culatra. Só serviu para deixar ainda mais em evidência o trabalho desse religioso admirável, que luta pela dignidade dos viciados em crack e da população mais carente das ruas de São Paulo. Se existe um santo em atividade no Brasil dos dias de hoje, ei-lo aqui.

Via o SUS! E viva os Profissionais do SUS, que enfrentam a falta de recursos e o descaso do desgoverno  para entregar um serviço de qualidade. Se houvesse mais dinheiro, nosso sistema de saúde estaria entre os melhores do mundo, pois  capilaridade e dedicação ele já tem.

Difícil destacar um único nome entre os atletas que fizeram a melhor participação olímpica brasileira de todos os tempos. Quase fiquei com a "fadinha" Rayssa Leal, do skate. Mas acabei optando pela ginasta Rebeca Andrade. Afinal, não é todo dia que alguém sai da favela para conquistar duas medalhas numa Olimpíada. Um baile.
Tampouco havia uma escolha óbvia entre as nossas lideranças indígenas - até porque agora, felizmente, elas são muitas. Ailton Krenak? Daniel Munduruku? Como tem pouca mulher nessa minha lista, fui mesmo com Txai Suruí, que despontou para a fama em plena COP-26, metendo o dedo no nariz do Bozo e chamando atenção para os povos originais das Américas.

17 comentários:

  1. Eu queria dar meu prêmio de filho da puta desconhecido de 2021 ao boy que ficou postando foto de balança e músculo em pleno janeiro de 2021. Parabéns por foder a cabeça de quem engordou, emagreceu, ficou doente, quase morreu, perdeu parentes. E você, bunyta, tava se exibindo como se nada tivesse acontecido. A pandemia não existiu para algumas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amargura, João! Teve gente que aproveitou o isolamento de 2020 para entrar em forma e isso não é crime não, viu? Cada um lidou com a pandemia de jeito. Isso não denota indiferença. Eu heim...

      Excluir
    2. A Rebeca só ganhou medalha porque a Simone
      Biles teve uns probleminhas internos.Nós
      sempre vivemos das migalhas que o Primeiro
      Mundo jogam pra gente....

      Excluir
    3. Ninguém te obrigou a dar biscoito pra gæ, floquinho de neve.

      Excluir
    4. Marcos Mion é o fim de feira da TV aberta.
      VOLTA,CHACRINHA!

      Excluir
    5. Não dou biscoito; apenas tenho rede social...

      Sobre melhorar o físico durante a pandemia: ótimo, mas não posta. Tenha noção. E nunca poste foto de balança. Mas talvez seja isso...tem gente que só tem físico, mas não tem intelecto nem conta bancária...

      Excluir
    6. João, em qualquer rede social, vc só vê aquilo que vc quer ver. Existem inúmeras ferramentas para bloquear ou silenciar aquilo que não te interessa.
      Mesmo que inconscientemente, vc queria sim ficar admirando o físico definido dos outros.

      Excluir
    7. You need new friends.

      Excluir
    8. Nem sempre...tem pessoas de boa que...pimba...postam uma balança e foto sem camisa comendo pudim. Não fodam

      Excluir
  2. Sobre o Júlio Lancelotti você está enganado, a única questão problemática disso era o local que deveria ter sido servido a comida, o Padre está errado
    eu morei num hotel no Campos Elísios, na época eu dei roupas minhas pra rapazes e moças, tudo que ele ganham eles trocam por droga, inclusive marmita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARLUXO,SENTA LÁ!!!!

      Excluir
    2. Viada mal comida 27 de dezembro de 2021 19:47 - Vá procurar um roula!

      Excluir
  3. Mas o governo dos EUA tem sido muito criticado, inclusive sobre a desastrosa retirada das tropas americanas do Afeganistão, amigos que moram lá dizem que se o Thump se candidatar pode dar trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22:40 Faltam três anos até as próximas eleições nos EUA. Até lá, o Trump e o Biden podem até ter morrido, pois já são bem velhinhos.
      É besteira ficar dando uma de Márcia sensitiva e ficar prevendo quem vai ganhar uma eleição que está tão longe de acontecer.
      Até mesmo as eleições do Brasil não estão decididas. NENHUMA das pesquisas feitas muito antes das eleições de 2018 previam que o Bolsonaro ia sequer para o segundo turno.

      Excluir
    2. 10:33-Nem Trump nem Biden morrerão porque
      você quer.O Pelé fica doente todo o mês e
      tá vivo,pombas!

      Excluir
  4. Barra Torres não é santo não. Por política adora empatar a Coronavac e a Butanvac.
    O Butantan é centenário e essa galerinha da Anvisa tá de brincadeira ao enquadrar tal instituição.

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Obrigado por essa brincadeira gostosa nos finais de ano, publicando essas listas que nunca se pretendem uma unanimidade. Desta gostei o único senão é considerar "se posicionar a favor de vacinação de crianças" um ato de coragem, chegamos à casa da insanidad.

    ResponderExcluir