sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

CARNE DE GAIVOTA

Demorou, mas finalmente o escritor Raphael Montes penetrou a bolha encouraçada em que eu vivo. Só fui ter contato com a obra dele no ano passado, com a série "Bom Dia Verônica", quando ele já era um autor best-seller. Este ano finalmente estou lendo um livro dele, que me foi dado de presente por alguém e ficou meses emrbulhado na minha mesa. Bobo eu, porque estou me divertindo muito com "Jantar Secreto", lançado em 2016. Para quem não sabe: a trama é sobre um quarteto de rapazes sem grana que, para sobreviver no Rio de Janeiro, começam a realizar jantares onde é servida carne humana. De verdade. Para não dar muito na pinta, eles apelidam o acepipe de "carne de gaivota", em referência àquele famoso enigma que todo mundo aprendeu no colégio. O texto de Montes é fluido, com ritmo cinematográfico e ótimos ganchos ao fim de cada capítulo. Mas eu implico um pouco com a artificialidade dos personagens. Cada um tem uma profissão ou qualidade perfeitamente adequada à tarefa que se propõem: um é médico (portanto, tem acesso a cadáveres no hospital), o outro é chef de cozinha, um terceiro é um nerd que sabe divulgar o festim diabólico na internet sem levantar suspeitas e ainda é capaz de hacker qualquer coisa. Sem falar que a namorada dele, uma puta, tem experiência de açougue e sabe destrinchar à perfeição um corpo com uma serra elétrica. Mas é legal o narrador ser gay, o que só é dito lá pelas tantas, e sua sexualidade não afeta em nada a história. "Jantar Secreto" já teve seus direitos vendidos para o cinema, e estou curioso para ver esse filme. Mas terei estômago?

4 comentários:

  1. Eu, bobo, ao olhar a capa, achei que o nome do jantar secreto era "Raphael Montes".

    ResponderExcluir
  2. "em referência àquele famoso enigma que todo mundo aprendeu no colégio." Boiei aqui.

    "Mas eu implico um pouco com a artificialidade dos personagens." Mas é por isso que muita gente implica com esse tipo de literatura, é como se fosse pensada já em sua adaptação para o áudio-visual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://chester.me/archives/2002/05/um-homem-entra-num-restaurante-e-pede-uma-sopa-de-gaivota.html/

      Excluir
    2. Valeu pela explicação, tb não tinha a mínima idea do era esse enigma da gaivota.
      Hoje em dia enigmas estão em sem uso. Com a internet, sempre vai ter alguém que vai fazer uma perquisa no google para achar a solução e estragar a brincadeira.

      Excluir