terça-feira, 2 de novembro de 2021

SE MEU FUSCA TRANSASSE

"Titane" é um choque. O filme que levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e irá representar a França no próximo Oscar é um escândalo, um escárnio, uma palhaçada e tudo o mais que estão dizendo por aí. Também é um enigma: é difícil interpretar o que Julia Ducournau quer dizer, se é que ela quer dizer alguma coisa. A diretora e roteirista parece mais interessada em passar sensações à plateia: ódio, asco, ternura, nojo, medo, às vezes todas ao mesmo tempo. A protagonista, numa atuação fenomenal da ex-modelo Agathe Rousselle, é uma moça que tem uma placa de titânio na cabeça, por causa de um acidente de carro na infância. Daí vem também uma paixão perversa pelos automóveis. Adulta, ela rebola em eventos automobilísticos e assina autógrafos para fãs ávidos por seu corpo. Também mata um deles, que se mete a engraçadinho. Depois entra num Cadillac que a chamava piscando os faróis e... transa com ele. Engravida. Vem aí um bebê metade humano, metade máquina! Enquanto o pimpolho não chega, nossa heroína ainda mata mais um monte de gente e depois se disfarça de homem, fazendo-se passar por um rapaz há anos desaparecido. Não sem antes quebrar o nariz na pia... O pai do garoto, vivido pelo incrível Vincent Lindon, acredita. "Titane" tem cenas grotescas, mas não quer só épater les bourgeois. Também é um tratado sobre as relações entre pais e filhos. Sobre o amor e a falta dele. Muita gente vai detestar, mas é um dos melhores filmes do ano.

4 comentários:

  1. Assisti e a mim mpareceu que o filme tem sim o único intuito de épater les bourgeois.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma mulher querendo ensinar a nós homens como devemos ser homens e agora através de um filme bizarro. Desde quando mulheres sabem sobre masculinidade? Mulheres seres narcistas que só pensam nelas e misândricas que odeiam e demonizam a masculinidade. Vão militar no Twitter que é o melhor que vocês fazem.

    ResponderExcluir
  3. Desde quando mulheres sabem sobre paternidade? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Não é o lugar de fala de vocês. Seres arrogantes que acham mais sobre os homens que os próprios. Mulheres...

    ResponderExcluir
  4. Como eu só conheci o Gerard Depardieu na versão imenso de gordo, meus galãs franceses favoritos sempre foram (o feio-bonito) Daniel Alteuil e Vincent Lindon, este último pelo visto continua um gatão!

    ResponderExcluir