quinta-feira, 4 de novembro de 2021

A MOSTRA DE MÁSCARA - 9

Ufa. Acabou a Mostra. Confesso que eu não aguentava mais. Todo dia ter que entrar no aplicativo, todo dia ir ao cinema, quase todo dia soltar um post como este. Agora deu. Meu penúltimo filme foi "Yuni", que a Indonésia está mandando para o Oscar. Acredita que eu nunca tinha visto um filme de lá? A protagonista é uma menina linda, ótima aluna e cheia de amor para dar. Encantada por um de seus professores e alvo de olhares de um colega de escola. Mas ela também é cobiçada por outros homens, e recebe duas propostas de casamento que recusa em sequência. Se recusar mais uma, será mal-vista na sociedade conservadora em que vive. Em resumo: mais um típico filme de Oscar. Mas ate que tem alguns momentos muito bons.
O mesmo já não pode ser dito de "Sanremo". O candidato da Eslovênia se inscreve numa tendência moderna: filmes sobre a velhice e, mais especificamente, sobre a perda da memória. Só que é difícil fazer algo melhor do que "Meu Pai", que deu a Anthony Hopkins seu segundo Oscar. A ação (não existe propriamente uma trama) se passa num lar para idosos bastante confortável, cheio de atividades para entreter os velhinhos. Um deles acha que sua mulher e seu cachorro ainda estão vivos, apesar de ambos terem morrido há anos. Ele encontra uma espécie de alma gêmea em uma senhora que, como ele, é fã das músicas italianas do Festival de Sanremo. Ponto. Mais nada acontece. Tem gente que vai achar lindo, poético, delicado. Eu só achei chato, e suspirei aliviado quando acabou.

2 comentários:

  1. A depender dos comentários parece-me que a maioria dos leitores do Tony não comungam do mesmo interesse pela sétima arte. Não creio que seja pelo fato da mostra ocorrer em São Paulo. Isso se defini mais pela paixão.
    Vida que segue.

    ResponderExcluir
  2. Tony fiquei aguardando você falar de Deserto Particular, filme brasileiro escolhido pra representar o Oscar, você chegou a ver esse filme na Mostra?
    Li algumas críticas e resenhas mas pensei que você fosse postar algo aqui no blog. Beijos e excelente cobertura dos filmes :)

    ResponderExcluir