terça-feira, 26 de outubro de 2021

A MOSTRA DE MÁSCARA - 4

"Colmeia" ganhou os três principais prêmios da seção internacional do último Festival de Sundance, e é o candidato do Kosovo no próximo Oscar. Um típico candidato, aliás. A protagonista é uma mulher cujo marido desapareceu num massacre, e só por ser uma provável viúva ela passa a ser tratada como puta por todos em sua aldeia. A coitada monta uma cooperativa feminina para fazer ajvar, uma esp´´cie de chutney de pimentão vermelho, mas nada é fácil. A atriz Yllka Gashir está ótima no papel principal, e a mensagem óbvia é que o patriarcado não é páreo para a mulherada unida. Mas não cheguei a me emocionar.
 
O melhor até agora nesses meus primeiros dias de Mostra foi mesmo "Um Herói", que ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes e deve ser indicado ao Oscar de filme internacional. O diretor Ashgar Farhadi volta à forma depois de escorregar com "Todos Já Sabem", talvez por filmar novamente em seu Irã natal. A trama levanta questões morais onde todo mundo tem um pouco de razão, e ainda fala do poder das redes sociais em formar opiniões. Um homem que está preso por não pagar uma dívida sai da cadeia por dois dias, justo quando sua namorada encontra uma bolsa caída na calçada. A bolsa está cheia de moedas de ouro, que o sujeito pensa em vender para saldar sua dívida. Mas ele acaba pregando anúncios no bairro, e uma mulher que se diz dona do tesouro logo aparece. Os diretores da penitenciária ficam sabendo, postam nas redes para melhorar a própria imagem e não demora para a TV querer entrevistar o novo herói. Mais não conto, porque a história dá muitas voltas. Meu longa favorito do Farhadi continua sendo "O Passado", mas este também é muito bom. Vá ver quando entrar em cartaz no Brasil.

12 comentários:

  1. Estranho estava pensando que tenho mixed feelings sobre o fim da rede globo aí vejo que Gilberto Braga morreu, a rede globo nada mais fez que alienar o povo brasileiro e defender abutres mafiosos e corruptos, fizeram um mal irreparável ao Brasil inúmeras vezes mais recentemente no novo golpe, mesmo assim milhares de talentos ficarão sem ter onde trabalhar provavelmente vão desistir da profissão, nossa dramaturgia ficará mais anericanizada como sempre seremos os piores salários da Netflix já que somos o povo mais explorado do mundo acho que minhas antenas metafísicas sentiram a morte do Gilberto antes de eu ler sobre isso. Triste! Ah e vc quer dizer o patriarcado não é páreo para fêmeas unidas e não ao contrário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho minhas sérias críticas ao jornalismo da Globo,ao apoio cego dado a Lava Jato o que inclusive abriu caminho para a eleição do Bozo,deixaram o Bozo mostrar o livro Aparelho Sexual e Cia na entrevista do JN e mentir dizendo que estava sendo distribuído nas escolas como kit gay, mas em relação a teledramaturgia a Rede Globo sempre foi progressista, a que mais deu visibilidade a nós LGBT e o Gilberto era da nossa comunidade,assim como Aguinaldo Silva,Miguel Falabella,Walcyr Carrasco e foi censurado pela ditadura por causa de Escrava Isaura,sempre criou personagens LGBT fora do estereótipo desde Vale Tudo, onde o casal de lésbicas não pode ter destaque,devido a homofobia social do ano de 1988, então merece nossas homenagens e não acho ruim que nossa dramaturgia se americanize, é uma tendência,a Netflix tem mais dinheiro que a Globo, é o capitalismo,poder de mercado, sou petista,de esquerda,mas não sou cego de não reconhecer isso,se os nossos salários são mais baixos que os de outros países, é pq esses países possuem mais consumidores e o produto vende mais ,mas vários atores da Globo como Bruna Marquezine ,Bruno Gagliasso,deixaram a emissora para assinarem com a Netflix,não iriam se fossem ganhar menos que a Vênus Platinada paga.

      Excluir
    2. O destino dessa classe artística nesse governo Bozo é realmente preocupante,o Ministério da Cultura virou uma secretaria totalmente apagada liderada por um ator que o principal trabalho que fez na vida foi em Malhação ,que nunca fez teatro nem cinema,o Roberto Alvim que fez um discurso nazista de merda,ao menos tinha sido um diretor de teatro premiado,a Regina Duarte teve uma bela trajetória no teatro,fez bons filmes como" Além da Paixão" de Bruno Barreto onde fez ousadas cenas de sexo com o gostosão do Paulo Castelli,foi a Malu Mulher,Viúva Porcina,mas no governo Bozo obviamente sempre se muda para pior,mas tenho esperança que com a retomada da normalidade,com mais da metade da população vacinada veremos novamente teatros lotados e ano que vem o Lula vai dar um chute na bunda do Bozo

      Excluir
    3. Qual era o casal de lesbica de vale tudo?

      Excluir
  2. Não tem como negar a Globo nasceu da ditadura e de uma empresa americana para atender interesses da ditadura e dos americanos mas se existe algo que ninguém nem eu pode falar da rede globo é a maneira como eles tratam os funcionários, da tia do cafezinho a jornalistas mequetrefes ou atores de talento duvidoso todos tem seus direitos observados, até ontem eram pagos generosamente e bem cuidados e protegidos no caso dos atores que eles não expunham nem os gays, isso desde que Roberto Marinho se recusou a entregar os comunistas da empresa. Infelizmente as pessoas perderam o interesse pelo produto e a Netflix nunca produziu conteúdo nacional de qualidade a fórmula americana é bem presente ao contrário da HBO que por causa da lei do Lula se viu obrigada a produzir conteúdo nacional e fez direito a exemplo da série Alice.

    ResponderExcluir
  3. Bobagem nós somos o segundo ou terceiro país consumidor de streaming nossos salários são baixos porque somos um país colonizado e o colonizador nos mantém assim, porque a gasolina é cara? Porque não temos refinaria petróleo ou quem inventou o ethanol? Ou porque os americanos nos obrigam a refinar o petróleo lá? Eu lembro da campanha da mídia pra sabotar o Ethanol, procure na CNN internacional uma matéria onde eles limkam a FOME baixa produção de alimentos porque estava se ocupando muito espaço pra produzir ethanol RISOS! Esses americanos não tem limite do ridículo fora a campanha midiática contra a Dilma (ver Fareed Zakaria dizendo que os líderes de esquerda tinham destruído a economia latino americana, trouxa é quem acredita. Será que um dia seremos independentes do colonizador?

    ResponderExcluir
  4. Que ator lindo! Um amigo que já foi duas vezes ao Ira comentou comigo que os homens de lá são lindíssimos. Qual o nome do ator Tony? Tony vc já foi ao Iran?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ator se chama Amir Jadidi. Estive uma vez no Irã, em 1978, antes da queda do xá. Tem mesmo muito homem bonito por lá.

      Excluir
  5. Não entendo os gays falando mal da Globo, a mesma sempre foi antenada com
    As questões gays . E ela é uma tv grande, deveria ser motivo de orgulho, produzimos novelas para o mundo todo, vamos deixar o complexo de vira latas de lado.

    ResponderExcluir