segunda-feira, 16 de agosto de 2021

O AFEGANISTÃO DESPENCA

São as imagens mais horripilantes do ano, e olha que 2021 está cheio delas. Não consigo sequer imaginar o desespero de quem se agarra a um avião decolando, na vã esperança de fugir para qualquer lugar. Hoje o mundo inteiro aponta o dedo para os EUA pelo desastre em curso no Afeganistão e está óbvio que a retirada foi mal planejada, mas Joe Biden tem razão num ponto: por que os americanos deveriam lutar uma guerra que os próprios afegãos não querem lutar? Agora, vamos ver que regime o Taleban vai impor. Meu lado Poliana torce para que não seja tão ruim como antes, até porque há uma nova geração acostumada a liberdades inusitadas. E a China, que tem fronteira com o Afeganistão, não vai deixar que seu vizinho se torne novamente o paraíso dos terroristas. Mas eu costumo errar previsões. Melhor esperar pelo pior.

6 comentários:

  1. Lower your expectations, honey. A China vizinha é extremamente pragmática e, falando de direitos humanos, tem campos de concentração de minorias Uighurs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tais campos de concentração são para “reeducar” radicais muçulmanos… A China é radicalmente laica, tem horror a qualquer religião , em especial a muçulmana. O Afeganistão está na Rota da Seda. Eu acredito que a China forcará o Taliban a ser mais tolerável.

      Excluir
    2. Reeducar = tortura

      Excluir
  2. " Mas eu costumo errar previsões. Melhor esperar pelo pior." Rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Pois é Tony! Você e muitos outros não tinham medo do que viria após a saída de Dilma, vulgo golpe.

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    "Agora, vamos ver que regime o Taleban vai impor": Vejamos qual regime se impôs ao miserável Afeganistão, acompanharam o nababesco estilo de vida de seus nababos mandatários nesses vinte anos entre Alpes Suíços e
    Côte d'Azur na França. Pois é, "...Dão taça de veneno e querem Suflair".
    I'm not Sorry.

    ResponderExcluir