quinta-feira, 22 de julho de 2021

PRISIONEIROS DA BROADWAY

Uma das maneiras de se dividir o mundo é entre quem adora musicais e quem acha ridículo o ator sair cantando de repente (mas sabres de luz e realidades paralelas são totalmente críveis). Entre os americanos essa polarização é menor, porque eles costumam montar sucessos da Broadway no high school, mas ainda assim ela existe. E serve como uma das bases para a série "Schmigadoon!" do Apple TV+: os protagonistas são um casal em crise, em que ela adora e ele odeia musicais. Durante um retiro no mato, os dois se perdem e caem numa cidadezinha onde todos não só se vestem como se estivessem no comecinho do século 20, como cantam e dançam sob qualquer pretexto. É um musical vivo, e também uma armadilha. O casal só conseguirá sair de lá quando encontrar o verdadeiro amor, não importa com quem. Mas tudo isso é o de menos. O que importa é  que o elenco, que inclui astros do teatro musical como Kristin Chenoweth e Alan Cumming, entrega números de tirar o fôlego, abusando dos clichês do gênero e da nossa capacidade de bater palmas junto. Para bem apreciar "Schmigadoon!", é preciso ter alguma familiaridade com musicais clássicos como "Oklahoma!", "Carrousel" e "Sete Noivas para Sete Irmãos". Se você ainda não tem, então corra, pois a sua carteirinha do Vale pode ser revogada.

4 comentários:

  1. Estava dando um rolê pelos canais e acabei caindo em um ópera na TV Cultura. Era um um tiozinho meia idade e um tanto gordinho. Ele vestia uma saia e um penacho e tinha o corpo inteiro pintado num marrom avermelhado. Sim,ele cantava em italiano! Depois dessa cena, qualquer musical ficou no mesmo nível de uma luta de MMA ou de um filme do Charles Bronson.

    ResponderExcluir
  2. Naquele filme francês "Intocáveis ", o personagem do Omar Sy começa a zoar numa ópera quando percebe que é uma árvore cantando em alemão. É chique falar que gosta de ópera, mas ninguém tem coragem de assumir que é a coisa mais chata e cafona do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mio Babbino Caro
      Eles não sabem o que dizem!

      Excluir
  3. o único defeito de Schmigadoon é ter que esperar até sexta para assistir os episódios. Estou adorando! Da Apple TV também adorei ver Lisey's Story

    ResponderExcluir