As ditaduras estão na moda. Com vários países do mundo tendo suas instituições democráticas atacadas por dentro, fazia tempo que não se falava tanto em regimes totalitários - muita gente até torce por eles. Nesse contexto, a série "Como se Tornar um Tirano" vem a calhar. São seis episódios de meia hora, cada um deles focando num autocrata: Adolf Hitler, Josef Stálin, Idi Amin Dada, Kim Il-Sung, Saddam Hussein e Muammar Gaddafi. Senti falta de algum latino como o dominicano Rafael Trujillo, o mais folclórico de todos, mas essa ausência não estraga o programa. Os roteiros são estruturados em torno de um livro imaginário, com dicas passo a passo para conquistar e se manter no poder. Nada muito profundo, e o tom de galhofa às vezes incomoda, pois milhões de pessoas foram mortas por esses déspotas. Mesmo assim, vale a pena ver, pois há muitos detalhes interessantes. E não, não existe o risco do Bozo assistir e se inspirar: a cabecinha dele não tem espaço para tanta informação. Menos mal.
As ditaduras estão na moda. Elas são um problema sério que não deveriam virar piada.
ResponderExcluirPor mais que seja para tirar sarro, a comédia faz Hitler e companhia bela parecer ser alguém "legal", uma espécie de palhaço engraçado do tipo meu malvado favorito.
Por acaso, alguém consegue setir repulsa do Hitler de Charlie Chaplin? No fundo, a filme acaba nos vendendo a imagem de ele foi só uma pessoa excêntrica e inofensiva. E isso é perigoso, muito perigoso.