quarta-feira, 26 de maio de 2021

FRIENDS WILL BE FRIENDS

Quer dizer então que ninguém te disse que a vida seria assim? Hoje eu assino na Folha online um texto a favor de "Friends", cujo tão aguardado especial de "reunion" estreia amanhã nos EUA e daqui a um mês no Brasil, quando chegar a plataforma HBO Max. O texto contra, de Jairo Malta, levanta uma tese da qual eu nunca tinha ouvido falar - "Friends" seria um plágio de "Living Single", série da Fox com elenco todo negro que estreou um ano antes. E olha que eu sou metido ea entendido em sitcom, tanto que vou até dar um curso sobre a história do gênero. Fui fuçar na internê e é verdade: desde aquela época se dizia isso, e nunca houve um desmentido cabal. O próprio David Schwimmer disse que era bastante possível que a NBC tenha encomendado uma versão branca de "Living Single", que fez bastante sucesso e durou cinco temporadas. O fato é que séries sobre gurpos de amigos já existiam antes ("Cheers") e existiram depois ("The Big Bang Theory"), mas parece que as semelhanças entre "Friends" e "LS" vão além da temática geral. Vou procurar ver pelo menos um episódio: alguém sabe onde tem? Plágio ou não, nada disso desmerece o talento dos roteiristas de "Friends", que criaram um sucesso que atravessa gerações. Oh... my... God.

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que nesse caso, Bruninho, suspeita-se que as alterações tenham ocorrido, em razão daquele lance, aquele detalhe... que fode com a vida de alguns: RACISMO.

      Decepcionado eu fiquei foi com o Tony, que pelo visto não acompanha nenhuma rede social negra ou algo do tipo, caso contrário já teria conhecimento dessa informação, pois ela já foi discutida diversas vezes nestes espaços.

      Excluir
    2. A Courteney Cox é muito mais gostosa que as mulheres
      que aparecem na foto a direita.YES!

      Excluir
  2. Ah sei lá. Friends para mim é como àquela lembrança que algumas pessoas tem de que na época da ditadura as coisas eram melhores. Não assistia a série desde a década de 90 e tinha ótimas lembranças dela. Resolvi assitir de novo agora e meh. Não era tudo aquilo que eu lembrava. Larguei pra lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que burrinho,hein?Os atores de Friends são todos eles
      eleitores do Partido Democrata.Mas,quem quiser ver uma
      cabeça-chata que ganhou o BBBaixaria como uma heroina-
      ela é uma droga-que comam com farinha.

      Excluir
  3. Assim como o Living Colour é uma banda excelente, mas como disseram acima, por causa de um determinado fator (RACISMO) nunca tiveram o reconhecimento devido entre as bandas de Rock. Aliás, hoje é aniversário do Lenny Kravitz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pitta foi o pior prefeito de SP e ele era negro.
      Agnaldo Timóteo,outro negro,babava o ovo do Maluf.

      Excluir
    2. E o Sérgio Camargo?

      Excluir
    3. Não entendi os comentários do 09:35 e 11:39... É sobre negros escrotos? Juram? É para começar a listar todos os filhos da puta brancos da história brasileira? Podemos ficar só na República Nova se vcs quiserem, manas!!!

      Excluir
    4. Esqueci,que além do Pitta,Sérgio Camargo e Agnaldo
      Timóteo temos o BBB Gil do Vigor,a Preta Gil além
      de todos os negros que votaram do Bozo-capitães do
      mato que votaram num capitão expulso do Exército.

      Excluir
  4. Racismo total! Mais um negro assassinado pela polícia dos EUA hoje

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Falar de Racismo é desconfortável. Por que ninguém de fato quer discutir essa questão pois ela implica em perder privilégios,coisa que evidentemente não estão interessados. Conclusão, fica aquela conversinha mole pra lá e pra cá, quando na verdade se precisaria de fogo.Aqui é espaço de bicha branca e os pretos que vierem que fiquem sabendo e pisem devagarinho senão levam bordoada essa é a real. Se quer, quer, se não quer saí andando. Só não esqueçam que o mundo roda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh mas no Brasil todo branco é antirracista!!! Rs Tipo os homens brasileiros que são feministas...

      Dos três grandes grupos identitários no Brasil, os pretos irão se foder direitinho, assunte só!?!

      Excluir
    2. Anon 17:07
      Não esqueça que o mundo roda e a epigenética aínda não disse a que veio. Tão pouco se sabe o que se pode fazer a "tis" através de "tis", inexoravelmente e sem pressa. Sabe de nada inocente, daqueles, "pousado no meio do planeta, girando ao redor do sol".
      8

      Excluir
  6. Essa Defu é o Copolla do Blog. A nossa vergonha alheia.

    ResponderExcluir
  7. Tony, a Defu voltou com tudo, né? Quanto chorume ela andou espalhando recentemente

    ResponderExcluir
  8. Bem, Friends se tornou um fenômeno mundial e Living Single não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples assim....mas a vontade de criar polêmica fala mais alto.

      Excluir
    2. Não é sobre polêmica, é sobre: seria racismo?

      Excluir
    3. Tá parecendo o programa da Chátima Bernardes.Quando
      não falam de BBB,falam de racismo.kkkkkkkkkkk

      Excluir
  9. Tudo isso parece ser uma história revisionista. Não me lembro de ninguém comparando FRIENDS e LIVING SINGLE naquela época. Na verdade, foi a sitcom da Ellen DeGeneres, THESE FRIENDS OF FIME (mais tarde renomeada para ELLEN para a 2ª temporada), que estreou na mesma temporada de LIVING SINGLE (1993-1994) com a qual FRIENDS foi comparado. Até mesmo ELLEN brincou sobre as semelhanças (incluindo o título de abertura da 1ª temporada com a mobília de jardim) em sua segunda temporada, quando FRIENDS estava começando a primeira.

    ResponderExcluir
  10. O público mainstream simplesmente não estava interessado em Living Single, sem mencionar o resto do mundo. As sitcoms pegam emprestado umas das outras o tempo todo, de qualquer maneira. Além disso, um programa sobre um grupo de amigos de vinte e poucos anos mal começou com Living Single. A Three's Company fez a mesma coisa, muitos anos antes.

    ResponderExcluir
  11. A premissa de "um bando de solteiros idiotas vivendo no mesmo prédio na cidade grande" existia antes mesmo de Living Single ir ao ar.

    ResponderExcluir
  12. Havia semelhanças o suficiente para considerar Friends, o Living Single branco, mas não era uma copia. As sitcoms reciclam histórias e tramas umas das outras, desde a época do rádio. Uma grande diferença entre os dois é que Friends tinha um elenco equilibrado de gênero de três mulheres e três homens, LS tinha quatro mulheres e dois homens e tendia a se concentrar mais nas mulheres.

    ResponderExcluir
  13. Temos certeza de que não havia algum travesti em algum lugar que foi o pioneiro de sitcoms ou provavelmente inventou a comédia completamente a quem até mesmo os criadores de Living Single deveriam se curvar. Provavelmente logo depois de inventar a roda e o fogo, mas pouco antes de lutar exaustivamente e sozinho por quaisquer direitos que os homossexuais desfrutem.

    ResponderExcluir
  14. O então presidente da NBC, Warren Littlefield, quando questionado se havia um programa em outra rede que ele gostaria de ter na NBC mencionou Living Single.

    No entanto, Queen Latifah não tinha nada além de elogios para "Friends", mesmo depois de reconhecer que os programas eram semelhantes. David Schwimmer não desmentiu a ideia de que o sucesso do Living Single pode ter sido um fator para a obtenção do sinal verde de Friends.

    E geralmente é assim que essas coisas funcionam na TV. Eles tiveram um programa de sucesso em uma rede, em seguida, outra rede fez algo semelhante.

    Eram dois programas com cerca de 6 amigos na casa dos 20 anos, morando em apartamentos um em frente ao outro (com a leve diferença de que Ross morava em outro lugar), em bairros diferentes, mas na mesma cidade. Não havia um programa como Living Single antes dele e não deveria ser um choque que a NBC aprovasse um programa semelhante, porque eles sabiam que a fórmula poderia funcionar com base no que viram em outra rede. Sim, existem semelhanças entre alguns dos personagens, mas apenas Phoebe e Sinclair podem comparar diretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho tão gostoso alguém q papeia sem se achar dono da razão...

      Excluir
  15. Havia exatamente a mesma diversidade em Living Single e Friends. Ou seja, nenhuma. Mas, não surpreendentemente, apenas um é visto como um problema, porque os brancos são maus e os negros são vítimas santificadas.

    ResponderExcluir