quarta-feira, 19 de maio de 2021

BOSSA NUOVA

Quando eu ouvi Selton pela primeira vez, pensei que se tratava de um cantautore italiano fascinado pela música brasileira. Que nada: na verdade é uma banda formada por três rapazes gaúchos que vivem em Milão, e nenhum deles se chama Selton. Depois de apreciar alguns singles, eu finalmente mergulhei no sexto álbum dos piás, o recém-lançado "Benvenuti" - que entraria fácil na lista dos melhores discos brasileiros de 2021, não fosse ele quase todo cantado em italiano. Com sotaque, veja só (ou ouça). Trazendo a bossa nova para os dias de hoje e misturando com um pop leggero e ensolarado, i Selton são um jorro de otimismo nesses tempos difíceis.

3 comentários:

  1. Eu tenho trauma da música dance italiana que começou lá nos 80, italo house /dance ou algo assim. Até hoje tenho pavor das coisas que eles ouvem, é tudo barulhento, modulado, sei lá, parece a mesma coisa, indefinidamente.
    No primeiro vídeo o som é mais lento mas esse “distorce o som aí” me dá agonia. * E ainda tem o sotaque gaúcho que é um único do Brasil que não vejo nenhum charme*.
    Eu realmente não sei porque esse estilo é tão querido, até os 70 se escutava tanta coisa bonita de lá.
    Mas Estate com um som mais puro, é uma delícia.

    ResponderExcluir
  2. Tudo que o mundo não precisa é de mais um grupo indie hipster/moderninho. A propósito, a primeira música não tem nada de bossa nova e a segunda é um choro.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pela super dica, Tony. Escutando os álbuns do Selton no Spotify e gostando demais. Eles transitam bem por outros estilos musicais também. Nunca os descobriria sem sua ajuda. Som gostoso e muito senso de humor nas letras. Uma fusão interessante de idiomas e expressões culturais. Já recomendei aos amigos mais próximos. Gratidão.

    ResponderExcluir