terça-feira, 13 de abril de 2021

O ÚLTIMO FIM-DE-SEMANA

Eu detesto quando dois filmes bem diferentes compartilham o mesmo título. Ainda mais se forem próximos no tempo, como é o caso dos "A Despedida". Um deles é o meu favorito do ano passado, e seu nome em português é a tradução fiel do original, "The Farewell". O outro chegou agora ao streaming, e seu título em inglês é mesmo difícil de traduzir: "Blackbird", uma canção. Mas "A Despedida" descreve a trama com precisão. A protagonista vivida por Susan Sarandon sofre de uma doença degenerativa, provavelmente ELA, cujos sintomas estão se agravando. Antes de perder os movimentos, ela prefere morrer, e a família inteira está de acordo. Esta discussão aconteceu antes do filme; quando ele começa, filhas e agregados já estão chegando à casa de praia da mãe, para um último fim de semana antes dela tomar uma overdose de fenobarbital. Kate Winslet, em particular, está marcante como a primogênita caretona. Mas claro que esses dias não sairão como o programado: conflitos incubados darão um jeito de eclodir, antes do fim inexorável. Essa objetividade diante da morte é típica dos povos nórdicos, e "A Despedida" não nega as origens: é o remake de um longa dinamarquês. Acho improvável alguém dar uma festinha dessas aqui no Brasil. Fiquei pensando no que eu faria: talvez até convidasse a família, mas não contaria nada para ninguém. É bom quando um filme suscita esse tipo de questionamento.

7 comentários:

  1. Tony, meu caro, você não vai comentar nada sobre a reportagem do Le Monde destrinchando o real objetivo da Lava Jato?

    ResponderExcluir
  2. Pela descrição lembra um pouco o enredo das "Invasões Bárbaras" do Denis Arcand, filme maravilhoso. Mas tenho pavor da Susan Sarandon, não dá.

    ResponderExcluir
  3. Tony, por qual serviço de streaming vc viu?

    ResponderExcluir
  4. A resenha me lembrou de um filme com Eric Roberta, it's my party, de 1996. Ele também faz uma festa de despedida e os babados correm soltos. Achei marcante na época. Abraço, Tony

    ResponderExcluir