domingo, 18 de abril de 2021

GREMLIN A BORDO

Sábado está virando nosso dia de ver filme desmiolado. Semana passada nos divertimos com "Esquadrão Trovão"; ontem foi a vez de "Uma Sombra na Nuvem", que ganha pontos extra por ser mesmo bom. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma moça ligada à aeronáutica embarca na última hora em um voo militar da Nova Zelândia para a Samoa. Ela leva uma mala com conteúdo ultrassecreto, que precisa ser protegida a qualquer custo. Os seis homens a bordo tiram sarro e passam cantadas nela, que é relegada a um apertadíssimo compartimento na parte de baixo do avião - um periscópio ao contrário? Uns 30% do longa se passam nesse espaço apertado, com a câmera em close na ótima Chloë Grace Moretz enquanto ela ouve e reage às conversas na parte de cima. Aí, eles são atacados por três caças japoneses, mas não só. Um monstrinho horroroso aparece do nada, querendo devorar todo mundo, e ninguém acha estranho. Chamam até a criatura de gremlin, como se ela pertencesse a uma espécie catalogada. A ação se desloca para o lado de fora da aeronave e depois para dentro, com um momento de tirar o fôlego depois do outro. A  neozelandesa de origem chinesa Roseanne Liang dá um show de câmera e roteiro, e daqui a pouco vai estar dirigindo longas da Marvel. "Uma Sombra na Nuvem" acentuou a saudade que eu sinto das salas de cinema. Ver esse absurdo ao lado de mais gente, rindo e gritando nas horas de susto, me fez muita falta.

6 comentários:

  1. O título me fez pensar imediatamente em “ghost in the machine”. Pior, me fez pensar no filme de 1993 do mesmo nome, provavelmente o pior uso da expressão nas artes.

    ResponderExcluir
  2. Sinto uma vibe sapatão na Chloe, a mesma que sentia quando olhava aquela atriz que hoje é homem trans, muito antes dela se assumir lésbica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco tempo atrás, ela estava em um relacionamento com uma modelo.

      Excluir
  3. Não confundir Chloe com Cara Delavigne.
    Tony, em qual plataforma você assistiu esse filme?

    ResponderExcluir