segunda-feira, 5 de abril de 2021

A VOZ EM CORES

Pedro Almodóvar não quer que seus filmes estreiem diretamente no streaming. Ele diz, com razão, que cinema é para ser visto na tela grande - mas também ignora que seguimos em pandemia, com muitas salas ainda fechadas pelo mundo afora. Seu mais recente trabalho, "A Voz Humana", estreia oficialmente no Brasil nesta segunda-feira, num festival no Rio de Janeiro. Mas algum gaiato disponibilizou o curta na íntegra no YouTube, na sexta passada. Quando eu descobri no domingo, corri para ver, antes que caísse - e agora já era. Caiu mesmo. 

Baseado em um monólogo escrito por Jean Cocteau que Almodóvar já citou em alguns de seus longas, "A Voz Humana" também é a primeira incursão do diretor em língua inglesa - ou quase, pois há algumas falas em espanhol. Em cena, praticamente apenas Tilda Swinton e um cachorro, ambos perfeitos. A atriz exibe uma vulnerabilidade que eu nunca tinha visto, no papel de uma mulher que tem uma DR por telefone com ex que a abandonou. As cores berrantes são tipicamente almodovarianas, assim como a artificialidade assumida. A câmera não se furta em mostrar que o apartamento da protagonista é um cenário montado em estúdio. É um belo curta, de impacto estético e visual, e pode ser um aquecimento para Almodóvar se arriscar num longa em inglês. Mas é um abacaxi comercial. Como exibi-lo no cinema? Como atração principal, ou antes de outro filme? Quanto cobrar? É mais fácil liberar logo para o streaming, e bem mais democrático.

5 comentários:

  1. Almodóvar está com a típica teimosia de velho.

    ResponderExcluir
  2. NINGUÉM AGUENTA MAIS!!!! Tudo ON-LINE puta que pariu! Não bastasse o controle social das redes de monitoramento! A internet surgiu na guerra do Vietnã cujo o fim comemoramos a pouco, o monitoramento de crianças e adolescentes é o consolo dos perdedores. Eu concordo com Almodóvar o cinema já teve 10 mortes e a experiência é outra coisa bons filmes se vê no cinema!

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja eu, mas o trailer não me deu "tesão" nenhum para assistir o filme.

    ResponderExcluir
  4. Sou super fã do Almdoovar,da Tilda também,desde que assisti "A Praia" com o boy magia do Leonardo Di Caprio,no último filme que assisti dela estava sensacional e irreconhecível como o Dr Klemperer,ela se entregou total,fez três personagens nesse filme,amo a versatilidade dela e ela já fez papéis sensuais como no filme "Um Sonho de Amor",já com quase 50 anos e não estando nos padrões de beleza convencionais,fez cenas de sexo e nudez total

    ResponderExcluir
  5. E gostei de saber que o Almodovar está dirigindo um filme em inglês,ele sempre me pareceu ser bem nacionalista,mesmo nos filmes em espanhol dele ele nunca trabalhava com atores que não eram hispânicos,estou bem ansioso para assistir essa parceria dele com a Tilda,sou muito fã de ambos

    ResponderExcluir